Finalmente é anunciada a nova Canon EF 50mm f/1.8 STM 3.33/5 (3)

Uma das mais aguardadas objetivas contendo o novo sistema de foco STM foi anunciada oficialmente hoje: a Canon EF 50mm f/1.8 STM chega para tentar, enfim, brigar de igual para igual com sua principal rival e se manter como uma das lentes de melhor custo-benefício do mercado

O futuro das objetivas Canon passa pelo sistema de foco STM (stepping motor ou motor de passo) que oferece uma focagem mais suave e, principalmente nos vídeos, muito mais silenciosa sem aquele barulhinho irritante do motor de foco vazando nas gravações, e as mais recentes câmeras DSLR da gigante japonesa (como T5i ou 700D, SL1 ou 100D, T6i ou 750D, T6s ou 760D e 70D) aproveitarão melhor os benefícios do sistema STM já que estão habilitadas com o sistema de autofoco contínuo para vídeos. É uma forma de incentivar o usuário a trocar de câmera? Sim, mas tudo faz parte de uma evolução que anda um tanto acelerada nos últimos anos e em breve só teremos DSLR Canon à venda com este sistema de focagem STM integrado.

canon_ef50mm_stm-465x400

Foi preciso fazer esta breve introdução para explicar que o  novo sistema de focagem é a grande diferença do modelo antigo para esta novíssima Canon EF 50mm f/1.8 STM. Outras duas mudanças físicas e realmente úteis (não puramente estéticas) são o anel de foco, mais largo, e a baioneta de metal em vez da anterior que era de plástico. Eu nunca gostei do modelo anterior da Canon 50mm f/1.8 pois é muito leve e toda em plástico sempre me pareceu ser muito frágil, e aquele anel muito fino é bastante incômodo para quem usa o foco manual na maior parte do tempo. Parece que estas pequenas adversidades são coisas do passado…

Especificações da Canon EF 50mm f/1.8 STM:

  • Equivalente a 80mm
  • Abertura mínima f/22
  • Não possui estabilizador de imagem
  • Diafragma circular de 7 lâminas
  • Construção óptica de 6 elementos em 5 grupos
  • Distância mínima de foco de 35 cm
  • Diâmetro para filtro de 49 mm
  • Pesa aproximadamente 159 gramas e mede cerca de 6.9 x 3.9 cm

Por ser uma objetiva EF, esta 50mm funciona perfeitamente nas câmeras full frame e possui outras vantagens em relação ao modelo anterior como: 7 lâminas no obturador em vez de 5, proporcionando melhor bokeh; a distância mínima de foco diminuiu em 10 cm; o diâmetro do filtro passou de 52 para 49 mm, permitindo adquirir filtros mais baratos; e o foco agora pode ser manual mesmo com a chave selecionada em AF. Porém, a estrutura óptica é bem simples e não deve-se esperar nenhum grande avanço na qualidade de imagem, até porque o preço também indica isso: por apenas 125 dólares pode-se adquirir a nova Canon EF 50mm f/1.8 STM e a previsão é de que já no fim deste mês de maio esteja sendo comercializada.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar