Ganhar Dinheiro na Fotografia – Parte 3/11 5/5 (4)

No artigo anterior falamos da dualidade entre ser patrão e funcionário ao mesmo tempo, agora falaremos do preço, que é o ponto fraco da maioria dos profissionais de imagem.

Formação de preço em fotografia

Por desconhecerem bases teóricas de como calculá-lo a maioria “chuta” um valor aparentemente adequado, ou cobra muito barato tentando ganhar mercado baseado apenas no preço, ou muito caro para recuperar as contas atrasadas por estar com pouco trabalho.

De forma geral “chutar” é o primeiro caminho para a falência e cobrar muito barato é o segundo caminho para ela. Cobrar muito caro não é ruim se você tiver quem pague, mas falaremos disso mais adiante. É lógico que um profissional iniciante e inexperiente cobrará mais barato que um mestre do mercado, mas para ambos existe uma lógica a ser aplicada para que ninguém saia com prejuízo.

É preciso entender que o preço varia conforme muitos aspectos, mas o maior fator é certamente a reputação do profissional e sua marca pessoal desenvolvida com o tempo, mas mesmo grandes nomes do mercado não podem desprezar o cálculo de custos, conta esta que dará a base mínima de preço. Vamos ver como funciona.

Primeiramente considere um valor de diária do trabalho. É o tanto que você julga adequado receber por um dia de seu esforço, considere também um valor de diária no computador, pois em tempos digitais você baixa os arquivos, converte RAW/TIF/JPEG, faz ajustes, grava DVD e só então entrega o resultado, isso deve ser cobrado pois isso tudo é trabalho e não diversão.

Pense agora quantos trabalhos você executa em um mês, ou quantos deseja fazer mesmo que não faça esse número ideal atualmente, é importante e veremos adiante o motivo. É normal em muitas áreas da fotografia (menos na área jornalística) uma média de quatro trabalhos por mês, menos que isso você deve divulgar melhor o seu portfolio, mais que isso provavelmente você perderá finais de semana ou madrugadas. Vamos considerar quatro por mês neste exemplo, algo como quatro eventos sociais em um mês ou quatro diárias de fotografia publicitária para folders/catálogos, ou quatro books de moda etc.

Sobre o valor por tempo de trabalho, a diária citada acima, inclua uma porcentagem de depreciação dos equipamentos fotográficos e de informática. Recomendo 1% de tudo, câmera, lentes, acessórios, hardware e software. Essa porcentagem é adicionada a todos os trabalhos, então se o total de equipamentos é de R$15.000,00, você adicionará R$150,00 de depreciação em todos os orçamentos. Coloque ainda a margem de lucro, digamos 30% do valor da diária.

Com a depreciação, numa conta grosseira, pois não considera a aplicação do dinheiro para render juros, em 100 trabalhos executados (ou 25 meses de tempo) você terá ganhado dinheiro suficiente para trocar todo o seu equipamento de fotografia e informática, se considerarmos a aplicação desse dinheiro e juros sobre isso, você trocará tudo em menos do que 100 trabalhos.

Vamos aos custos fixos como contas, aluguel, telefone, contador, impostos etc., some tudo e divida por quatro ou o seu número médio de trabalhos caso este seja menor ou maior que quatro. O resultado é adicionado a cada serviço para que o trabalho pague as contas.

Estamos acabando. Adicione os custos variáveis: cartolina, fita adesiva, estacionamento, alimentação, combustível, todos custos específicos de cada trabalho. Este ponto irá variar em cada orçamento.

Some tudo e temos o preço mínimo: diária + lucro + depreciação + custos fixos + custos variáveis.

Museu do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo

Numa exemplo rápido, para uma diária de R$400,00 (algo plausível para um profissional iniciante) e um volume de equipamento em torno de sete mil reais (uma câmera, duas lentes, tripé, flash e notebook com softwares livres, como Linux e Gimp), teríamos R$400,00 + R$120,00 (30% de lucro) + R$70,00 (1% sobre sete mil) + R$150,00 (custo de vida bem modesto de R$600,00 por mês somando luz, água, telefone, contabilidade etc.) + R$50,00 (um almoço, pilhas e estacionamento, por exemplo) e teremos um total para o trabalho de R$790,00. E nem incluí o valor de uma diária para tratamento de imagens, estou considerando que este trabalho será entregue sem tratamento diretamente para o cliente.

O lucro aplicado à diária é sua margem para descontos. Fazendo assim você tem seu trabalho pago e seus custos absorvidos, não tem prejuízo e as contas fecham no fim do mês, nunca aplique um desconto maior que seu lucro pois você prejudicará as outras contas.

O que muda entre grandes profissionais e iniciantes é o valor da diária, o volume do equipamento e talvez a margem de lucro, o restante do cálculo é igual para todos. Fazendo assim sobra para ir ao cinema, restaurante e ter vida fora do trabalho. Quem “chuta” no orçamento tem sempre menos dinheiro do que gostaria por não calcular os custos.

Existe um outro fator na formação de preços que é a licença de uso de imagens. Não entrarei neste tópico pois muitos fotógrafos não adotam essa prática, isso só é comum no mercado de fotografia publicitária, está quase extinto do mercado editorial e simplesmente nunca existiu em mercados de fotojornalismo e eventos sociais, por isso não entrarei no tema.

Voltando ao exemplo acima, é fácil perceber que num trabalho bem modesto, feito por um iniciante, com pouco equipamento, softwares livres e sem cobrar pelo tratamento das imagens, o preço chegou a R$790,00. Com a média de quatro trabalhos por mês o profissional teria um salário de R$1.600,00 (a soma das diárias) líquido, pois as contas já foram absorvidas nos custos fixos. Com um salário desses é possível pensar em aplicar o dinheiro e em poucos anos você pode dar entrada em um apartamento, ou trocar de carro a cada 3 ou 4 anos, enfim, é um salário aceitável para quem está começando e que tenha um padrão de vida modesto, que ainda seja solteiro, morando com os pais ou algo assim.

Se você estiver cobrando menos do que o citado acima em cada trabalho, é urgente que pare, pense e faça algumas contas, pois provavelmente você vem tendo prejuízo e não sabe. E por incrível que possa parecer, já vi gente cobrando reportagem de casamento por R$250,00, book de modelo por R$150,00, diária de foto publicidade por R$100,00. Já vi de tudo, e a única certeza que tenho é que a falência espera as pessoas que não sabem cobrar pelo próprio trabalho, cedo ou tarde.

 

No próximo artigo falaremos sobre posicionamento de mercado, algo que leva a formação de preços ao patamar da estratégia, além do simples cálculo de custos.

Mas antes do próximo artigo chegar, temos uma NOVA promoção! O Fotografia DG , em parceria com o Estúdio Vernaglia e com as revistas Digital Photographer Brasil e Photoshop Creative irá sortear uma assinatura de cada revista, você pode concorrer para a que mais gosta ou para as duas!

Para concorrer à assinatura da Digital Photographer Brasil você deve seguir o perfil do @fotografiadg , do fotógrafo @VernagliaJr e da DPBR @dfotobr no twitter. Depois de nos seguir apenas tem que fazer um tweet com a seguinte frase:

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Sigo @fotografiadg @VernagliaJr e @photoshopcreat e quero MUITO a assinatura da Photoshop Creative

Serão sorteadas duas assinaturas, podendo assim ter dois ganhadores ou um de muita sorte. O sorteio será realizado pelo sorteie.me e o vencedor vai ser divulgado no dia 21/06 no twitter e aqui no FotografiaDG junto com o terceiro artigo desta série. Pode participar até ao final do dia 20/06.

Participe, não perca esta chance!

E o(a) vencedor(a) da promoção do vale de R$800,00 em cursos do IIF foi: @fabiolaslprado
URL do Sorteio sorteie.me/1Owy4f

Nos vemos em breve, grande abraço,

Armando Vernaglia Junior
www.vernaglia.com.br
Siga-me no Twitter: twitter.com/VernagliaJr

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Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

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