Home » Vídeos » PodCast Fotografia-DG

Fotografia Estereográfica

Olá, seja bem vindo ao primeiro PodCast  Fotografia-DG. Hoje vamos falar sobre Fotografia Estereográfica, mas afinal, que raios é isso?

A projeção estereográfica é um tipo de projeção em que a superfície de uma esfera é representada sobre um plano tangente a ela (forma panorâmica em 360º mas sem forma circular (conforme a imagem abaixo).

Mas não é apenas pegar sua câmera e sair clicando. Existe algumas regras muito importantes para se conseguir uma fotografia panorâmica. Antes de continuar com a explicação fiquem com nosso primeiro PodCast.

Como fazer uma Fotografia Estereográfica

Primeiro marque um ponto X e analise sua composição para ver quantas fotografias vc poderá fazer em vertical desse ponto.

Sempre comece de baixo para cima, pegando próximo ao seu pé, até deixar a ultima fotografia dessa vertical com no mínimo a metade do céu (ou área que não tenha valor na panorâmica).

Cada fotografia tanto na vertical como na horizontal, tem que ter o mesmo conteúdo da fotografia anterior (na extrema de cada borda), assim na hora de montar, não haverá falta de material (espaços vazados).

Lembra do ponto X? Faça sua sequência fotográfica em 360º até voltar exatamente a primeira foto tirada. Durante a captação, você terá de mudar a configuração da sua câmera, devido aos excessos de luz ou falta dela, cuide para não se perder, pois saindo do ângulo, você perderá sua captura.

Após dar voltas (vão achar que você tem algum problema) com sua câmera fotográfica fotografando “Deus sabe o que”, eegue seu material e reserve em uma pasta separada.

No podcast, faço a panorâmica com o software Microsoft Image Composite Editor.

Gostei muito, além de rápido, tem umas opções legais de como escolher a sequência que você quer montar, o formato entre outros… No Photoshop CS5, também é utilizado, na opção photomerge. Não desista se começar a dar erros ou ele montar totalmente desconfigurado, pois o CS5 precisa de uma captação mais que perfeita para ele montar, este é um dos motivos para eu usar o outro software.

Após a fotografia panorâmica pronta, abra ela no Photoshop e vá em filtros > Flaming Pear > Flexify 2

Para você fazer o download desse filtro acesse a Download Windows e Download MAC.

Após abrir o filtro, terá muitas opções de distorção. Deixe na opção input equirectangular, a opção output estereographic e glue normal. Você pode fazer de forma manual trabalhando nas opções latitude, longitude, spin e fov ou utilizar as opções predefinidas. A dica é, não deixe seu objeto cortar nas arestas da imagem, assim você poderá ter uma imagem completa.

Confira algumas Fotografias Estereográficas que eu fiz com o Flexify. (fotos da Cidade de Tubarão – SC)

É isso aí! Ótimas fotos à todos, e abusem da criatividade! Dúvidas deixem nos comentários!

Uma ótima semana à todos!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • estradiol side effects

    Fruit and vegetables are a great way to lose weight its natural and its healthy.All great tips especially working out and staying in shape can help tremendously. A+ Post!

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1110010368 which is not a hashcash value.

  • Leandro

    Oi André! Muito obrigado por ensinar esta técnica, estou com uma dúvida, algumas vezes a imagem passa, ficando uma ponta na circunferencia e causando uma esfera irregular, gostaria de saber o porque e também se da pra corrigir com o próprio photoshop ou tem que tirar outras fotos e fazer uma nova panorâmica? Obrigado.

  • Gostei muito do artigo, porem o nome não seria algo que remeta a esfera e não ao estéreo? Fotografia Estereográfica é uma outra coisa, hoje nós podemos ver as fotos estereográficas com o auxilio de óculos com duas cores… elas provocam uma sensação de tridimensionalidade no cérebro. O artigo esta ótimo mas o nome não é esse… o Google já indexou e diversos outros sites e blogs que copiaram esse artigo estão copiando o erro também.

    Forte abraço Amigos e parabéns pela excelente matéria.

    • Juliao Matos

      Não foi erro! Na verdade tomaz esse post não foi o primeiro a utilizar este termo. Pessoalmente, eu tambem não concordo pois se aplica ao que você falou… Mas ja vejo a mais de 1 ano pela internet afora e colegas falando. Vamos pesquisar um pouco e descobrir a origem.. Vou procurar aqui tambem. Vlw!

  • Exelente trabalho, matéria interessante por Lightroom Brasil junto com Fotografia-DG.
    Parabéns André Fernandes e Diogo Guerreiro.

  • Eduardo Simioni

    Parabéns pelo post. Muito bom!

  • Sobre o Photoshop a quantidade necessaria para não dar falha é 20% de uma imagem sobreposta a outra, dessa forma ele identifica e faz o calculo certo, acima de 20% se perde a dimensão.

  • Tiago

    Só achei estranha a nomenclatura do negócio. Isso é na verdade uma projeção estereográfica, e no caso do podcast, um efeito aplicado a fotografia panorâmica. Agora quando se fala em fotografia, pensa-se em estereoscopia que é algo totalmente diferente e também pode ser chamada de estereografia quando é materializada em algum tipo de suporte físico. Entrei achando que era uma coisa e era outra.

    Outra, é muito mais gratificante saber fazer isso sem plug-ins, usando filtros como o polar coordinates. O cara tem que saber fazer no braço antes de meter plug-ins a torto e a direito.

  • O filtro só tem o endereço para Mac, já achei o de windows no site, mas era legal mudar aqui na página. Excelente matéria, parabéns!

    • Walter obrigado pela indicação! Já alterei o link. Abraços

  • Muito bom o podcast, sucinto, objetivo, 10!
    Parabéns ao André e a todos os envolvidos.

    Efeito planeta é o que vai acontecer com o André agora
    apresentando esse podcast. Vai virar celebridade internacional auehiuahiuae

  • Alexandre Maia

    A foto do podcast ficou indecente, hen! =P

    Bem, parabéns pelo 1º podcast e pal bela parceria entre o DG e o Lightroom Brasil.
    Agora acho que não rola fazer isto aqui pelo Recife, a não ser com segurança contratado pra ficar de olho em suspeitos que possam vir a querer levar seu equipamento enquanto você está fazendo vááárias fotos no mesmo canto.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar