Fotografia Estereográfica

Olá, seja bem vindo ao primeiro PodCast  Fotografia-DG. Hoje vamos falar sobre Fotografia Estereográfica, mas afinal, que raios é isso?

A projeção estereográfica é um tipo de projeção em que a superfície de uma esfera é representada sobre um plano tangente a ela (forma panorâmica em 360º mas sem forma circular (conforme a imagem abaixo).

Mas não é apenas pegar sua câmera e sair clicando. Existe algumas regras muito importantes para se conseguir uma fotografia panorâmica. Antes de continuar com a explicação fiquem com nosso primeiro PodCast.

Como fazer uma Fotografia Estereográfica

Primeiro marque um ponto X e analise sua composição para ver quantas fotografias vc poderá fazer em vertical desse ponto.

Sempre comece de baixo para cima, pegando próximo ao seu pé, até deixar a ultima fotografia dessa vertical com no mínimo a metade do céu (ou área que não tenha valor na panorâmica).

Cada fotografia tanto na vertical como na horizontal, tem que ter o mesmo conteúdo da fotografia anterior (na extrema de cada borda), assim na hora de montar, não haverá falta de material (espaços vazados).

Lembra do ponto X? Faça sua sequência fotográfica em 360º até voltar exatamente a primeira foto tirada. Durante a captação, você terá de mudar a configuração da sua câmera, devido aos excessos de luz ou falta dela, cuide para não se perder, pois saindo do ângulo, você perderá sua captura.

Após dar voltas (vão achar que você tem algum problema) com sua câmera fotográfica fotografando “Deus sabe o que”, eegue seu material e reserve em uma pasta separada.

No podcast, faço a panorâmica com o software Microsoft Image Composite Editor.

Gostei muito, além de rápido, tem umas opções legais de como escolher a sequência que você quer montar, o formato entre outros… No Photoshop CS5, também é utilizado, na opção photomerge. Não desista se começar a dar erros ou ele montar totalmente desconfigurado, pois o CS5 precisa de uma captação mais que perfeita para ele montar, este é um dos motivos para eu usar o outro software.

Após a fotografia panorâmica pronta, abra ela no Photoshop e vá em filtros > Flaming Pear > Flexify 2

Para você fazer o download desse filtro acesse a Download Windows e Download MAC.

Após abrir o filtro, terá muitas opções de distorção. Deixe na opção input equirectangular, a opção output estereographic e glue normal. Você pode fazer de forma manual trabalhando nas opções latitude, longitude, spin e fov ou utilizar as opções predefinidas. A dica é, não deixe seu objeto cortar nas arestas da imagem, assim você poderá ter uma imagem completa.

Confira algumas Fotografias Estereográficas que eu fiz com o Flexify. (fotos da Cidade de Tubarão – SC)

É isso aí! Ótimas fotos à todos, e abusem da criatividade! Dúvidas deixem nos comentários!

Uma ótima semana à todos!

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

André Fernandes

André Fernandes fotógrafo em Santa Catarina Tubarão, na empresa Fernandes Fotografia.
Casamentos, Publicidade, Trash-the-dress, Infantil, workshop, Colunista Lightroom Brasil, Fotografia-DG, Atelliê Fotografia e Fotografe uma Idéia.
Diretor, editor e apresentador do canal Fotografia Modernano Youtube.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar