Home » Cursos » Fotografia de Esportes

Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 2/9 3/5 (1)

No artigo anterior, vimos que os ambientes esportivos e suas luzes são situações que precisam ser conhecidas previamente pelo fotógrafo. A partir de agora, vamos tratar cada uma das situações de maneira mais específica.

Ambientes cobertos

Ginásios de esportes, ringues e arenas possuem, em sua grande maioria, luz contínua e uniforme. Entretanto, nem sempre é de boa qualidade para fotografia.

Ambientes desse tipo são palco de esportes, em sua grande maioria, de muita movimentação, e requerem altas velocidades de obturação para evitar fotos sem nitidez.

O fotógrafo precisa, antes de mais nada, saber a que distância pode ficar os atletas. Esportes como futsal, por exemplo, permitem uma aproximação maior do fotógrafo. É comum, em certos casos, permitirem inclusive a presença do fotógrafo na área interna da quadra. Desta forma, uma objetiva zoom com range entre 18-70mm é extremamente útil para poder captar o que ocorre em praticamente metade da quadra.

Porém, disputas de motocross indoor costumam ter arquibancadas e, salvo profissionais credenciados, é difícil ter acesso. Entram em ação as teleobjetivas com range entre 200-500mm, que permitirão ao fotógrafo aproximar a ação.

Outro fator importante é a luminosidade das objetivas. Lentes com abertura f/2.8 ou maior são primodiais para conseguir alta velocidade com boa iluminação, mas requerem um cuidado extra com a profundidade de campo. Como o plano focal se torna curto, em virtude da grande abertura de diafragma, há um risco iminente de perder o ponto exato de foco, ou não ter a profundidade de campo adequada para manter toda a ação em foco.

1/350s | f/2.8 | ISO 1250 – Nikon D300 + Sigma 70-200 f/2.8
Alta velocidade para congelar o movimento das atletas combinada
com abertura suficiente para a profundidade de campo adequada.

Na proxima semana veremos sobre Ambientes Externos, até lá siga-me no twitter e o @fotografiadg para não perder pitada do que vamos explicar nesta série de artigos sobre fotografia de esportes. Pode ainda assinar em baixo a newsletter do Fotografia DG para receber as mátérias diretamente no seu email.

1