Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 2/9

No artigo anterior, vimos que os ambientes esportivos e suas luzes são situações que precisam ser conhecidas previamente pelo fotógrafo. A partir de agora, vamos tratar cada uma das situações de maneira mais específica.

Ambientes cobertos

Ginásios de esportes, ringues e arenas possuem, em sua grande maioria, luz contínua e uniforme. Entretanto, nem sempre é de boa qualidade para fotografia.

Ambientes desse tipo são palco de esportes, em sua grande maioria, de muita movimentação, e requerem altas velocidades de obturação para evitar fotos sem nitidez.

O fotógrafo precisa, antes de mais nada, saber a que distância pode ficar os atletas. Esportes como futsal, por exemplo, permitem uma aproximação maior do fotógrafo. É comum, em certos casos, permitirem inclusive a presença do fotógrafo na área interna da quadra. Desta forma, uma objetiva zoom com range entre 18-70mm é extremamente útil para poder captar o que ocorre em praticamente metade da quadra.

Porém, disputas de motocross indoor costumam ter arquibancadas e, salvo profissionais credenciados, é difícil ter acesso. Entram em ação as teleobjetivas com range entre 200-500mm, que permitirão ao fotógrafo aproximar a ação.

Outro fator importante é a luminosidade das objetivas. Lentes com abertura f/2.8 ou maior são primodiais para conseguir alta velocidade com boa iluminação, mas requerem um cuidado extra com a profundidade de campo. Como o plano focal se torna curto, em virtude da grande abertura de diafragma, há um risco iminente de perder o ponto exato de foco, ou não ter a profundidade de campo adequada para manter toda a ação em foco.

1/350s | f/2.8 | ISO 1250 – Nikon D300 + Sigma 70-200 f/2.8
Alta velocidade para congelar o movimento das atletas combinada
com abertura suficiente para a profundidade de campo adequada.

Na proxima semana veremos sobre Ambientes Externos, até lá siga-me no twitter e o @fotografiadg para não perder pitada do que vamos explicar nesta série de artigos sobre fotografia de esportes. Pode ainda assinar em baixo a newsletter do Fotografia DG para receber as mátérias diretamente no seu email.

Artigos que pode gostar

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜