Home » Cursos » Fotografia de Esportes

Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 3/9

No artigo anterior falamos sobre ambientes cobertos. Situações onde as luzes são mais uniformes porém, por regra geral, menos potentes. Agora, vamos conhecer os procedimentos para fotografar esportes em ambientes externos.

Se não tem acompanhado a série de artigos sobre Fotografia de Esportes para Iniciantes considere ler os artigos anteriores:

Ambientes externos

Campos de futebol, praia ou quadras ao ar livre oferecem, em quase todos os casos, luminosidade abundante, mas sem a mesma continuidade e uniformidade dos ambientes fechados. Neste caso, o fotógrafo precisa basicamente ter noção da distância em que vai estar da ação. Lentes mais escuras não oferecem problemas para conseguir bons resultados. Outra vantagem destes ambientes, justamente pelo maior volume de luz, é a possibilidade de usar aberturas menores de diafragma e, consequentemente, obter maior profundidade de campo nas imagens.

Vale lembrar: ambientes externos requerem cuidados extras do fotógrafo. Em situações de sol forte, é preciso atenção com o uso de protetor solar, bonés, chapéus, ou qualquer outro artifício para evitar exposição demasiada. Além disso, o corpo humano precisa ser hidratado, e manter uma garrafa de água por perto é, no mímino, prudente. Em caso de chuva, proteção também não é demais, desde que seja confortável para fotografar. Capas de chuva são as mais indicadas, pois permitem movimentos dos dois braços. Para o equipamento, caso não haja uma proteção específica disponível, uma simples sacola plástica dá conta do recado.

1/800s | f/4.5 | ISO 400 – Nikon D300 + Tokina 12-24 f/4
Objetiva grande angular foi utilizada para dar um efeito de distorção proposital no ambiente.
Com iluminação abundante, foi possível utilizar velocidades altas para garantir o congelamento da ação. 

No próximo artigo veremos Ambientes com Água, até lá siga-me no twitter e o @fotografiadg para não perder pitada do que vamos explicar nesta série de artigos sobre fotografia de esportes. Pode ainda assinar em baixo a newsletter do Fotografia DG para receber as mátérias diretamente no seu email.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Anderson

    Poxa post fraquíssimo, se a idéia era dividr em 9 capítulos podia ter juntado com outro

  • João vitor

    Olá, quem é o autor da fotografia?

  • Alexandre Maia

    Isso aí é um skatista ou um lutador de kung fu que por acaso está sobre um skate?! =P

  • Outra dica em especial para fotos de skate: o pico (local, obstaculo, ambiente). Uma foto mais fechada é bonita, mas no caso deste esporte devemos registrar todo o cenário.

Abrir Chat
1