Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 3/9

No artigo anterior falamos sobre ambientes cobertos. Situações onde as luzes são mais uniformes porém, por regra geral, menos potentes. Agora, vamos conhecer os procedimentos para fotografar esportes em ambientes externos.

Se não tem acompanhado a série de artigos sobre Fotografia de Esportes para Iniciantes considere ler os artigos anteriores:

Ambientes externos

Campos de futebol, praia ou quadras ao ar livre oferecem, em quase todos os casos, luminosidade abundante, mas sem a mesma continuidade e uniformidade dos ambientes fechados. Neste caso, o fotógrafo precisa basicamente ter noção da distância em que vai estar da ação. Lentes mais escuras não oferecem problemas para conseguir bons resultados. Outra vantagem destes ambientes, justamente pelo maior volume de luz, é a possibilidade de usar aberturas menores de diafragma e, consequentemente, obter maior profundidade de campo nas imagens.

Vale lembrar: ambientes externos requerem cuidados extras do fotógrafo. Em situações de sol forte, é preciso atenção com o uso de protetor solar, bonés, chapéus, ou qualquer outro artifício para evitar exposição demasiada. Além disso, o corpo humano precisa ser hidratado, e manter uma garrafa de água por perto é, no mímino, prudente. Em caso de chuva, proteção também não é demais, desde que seja confortável para fotografar. Capas de chuva são as mais indicadas, pois permitem movimentos dos dois braços. Para o equipamento, caso não haja uma proteção específica disponível, uma simples sacola plástica dá conta do recado.

1/800s | f/4.5 | ISO 400 – Nikon D300 + Tokina 12-24 f/4
Objetiva grande angular foi utilizada para dar um efeito de distorção proposital no ambiente.
Com iluminação abundante, foi possível utilizar velocidades altas para garantir o congelamento da ação. 

No próximo artigo veremos Ambientes com Água, até lá siga-me no twitter e o @fotografiadg para não perder pitada do que vamos explicar nesta série de artigos sobre fotografia de esportes. Pode ainda assinar em baixo a newsletter do Fotografia DG para receber as mátérias diretamente no seu email.

Thiago Antunes

Thiago Antunes é jornalista e fotógrafo esportivo há mais de 10 anos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, atua também como freelancer em outros segmentos da fotografia como publicidade e social, e ministra cursos e workshops nos três estados do sul do Brasil.

Desafio Temático

BAIXE A NOSSA APP

Inclui a Rede Social para Fotógrafos!

MAIS VENDIDO DE 2019

E-BOOK O SISTEMA DE ZONAS SEM MITOS

O que vou ensinar neste livro é para quem gosta de ir ao pormenor da fotografia para obter os melhores resultados e crescer muito tecnicamente com o controle que passa a ter.

QUERO SABER MAIS

Cookie Settings is not available. Cookie Consent is disabled or is just disabled for your country.