Home » Cursos » Fotografia de Esportes

Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 4/9

Nos ambientes externos, assunto do artigo anterior, ficaram claras as inúmeras possibilidades e dificuldades do fotógrafo. Porém, há um ambiente bem mais particular, que requer atenção principalmente na fotometria.

Ambientes com água

Fotos em ambientes de piscina, lagos e mar oferecem um desafio extra: reflexos.

Os reflexos emitem brilho extra que podem confundir a fotometria. É preciso cautela na hora de regular a câmera.

No caso de natação, por exemplo, a dica é fazer a fotometria no atleta. Em cenas de surf, o caso é o mesmo, mas pode haver a necessidade de baixar um ou dois pontos de luz para conseguir resultados adequados. Para isto, basta aumentar a velocidade ou, se possível, diminuir a abertura do diafragma, o que traz como vantagem a maior profundidade de campo.

Vale lembrar: fotografias de esportes requerem alta velocidade de obturação. Quanto maior a velocidade, maior a chance de congelar o movimento. Porém, há uma velocidade ideal para congelar cada tipo de esporte. Em futebol, por exemplo, 1/350s normalmente são mais do que o suficiente para captar o momento. Em vez de subir mais a velocidade, o fotógrafo pode aproveitar para fechar o diafragma e conseguir maior profundidade de campo.

1/320s | f/6.3 | ISO 640 – Nikon D300 + Sigma 70-200 f/2.8
Teleobjetiva utilizada para dar ênfase ao movimento de saída da água do nadador.
Alta velocidade e profundidade de campo alta garantiram a nitidez e o congelamento da cena.

Além das objetivas, o fotógrafo precisa ter em mãos uma câmera rápida. Uma taxa de FPS (fotos por segundo) alta é uma grande aliada. Porém, primordial, é a resposta rápida ao clique. Quanto menor o intervalo entre o ato de apertar o disparador e a câmera executar a ação, maior a chance de conseguir captar o momento exato.

Na continuação deste artigo veremos a objetiva certa para cada distância, , até lá siga-me no twitter e o @fotografiadg para não perder pitada do que vamos explicar nesta série de artigos sobre fotografia de esportes. Pode ainda assinar em baixo a newsletter do Fotografia DG para receber as mátérias diretamente no seu email.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Yuri

    Não tem mais o ebook?

    • Diogo Guerreiro

      Yuri assine a nossa newsletter para receber gratuitamente todos os nossos ebooks.

  • estradiol side effects

    Eat less, be active, walking, NO junk food!

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1110010368 which is not a hashcash value.

  • Ilza

    Olá!!
    revendo o curso de fotografia de esportes p/ iniciantes descubrir que so foi enviado p/ meu email ate 5/9.
    Poderia informar se vcs enviaram 6/9,7/9.8/9,9/9??
    Obrigada!!

Abrir Chat
1