Fuji anuncia objetivas 56mm f/1.2R APD e 50-140mm WR 5/5 (1)

A Fuji anunciou um pacotão pré-Photokina tão agressivo quanto sua estratégia para dominar o mercado de câmeras mirrorless, além da X-T1 Graphite Silver Edition e da X100T, duas objetivas de peso e com novidades em suas estruturas surgem para abalar mais ainda a concorrência: a XF56mm f/1.2R APD e a XF50-140mm f/2.8R LR OIS WR. A primeira vem para melhorar o que já era uma objetiva acima da média, enquanto a segunda se torna uma excelente opção de teleobjetiva clara pronta para todo tipo de situação por ser à prova d’água.

download

A Fujinon XF56mm f/1.2R APD (equivalente a 85mm) possui abertura mínima f/16; sua construção óptica é de 11 elementos (sendo dois asféricos e dois de extra-baixa dispersão) + filtro APD em 8 grupos; possui obturador circular de 7 lâminas; a distância mínima de foco é de 70cm; o diâmetro do filtro é de 62mm; mede cerca de 7.3x7cm  e pesa aproximadamente 405 gramas.

Afinal, o que é o filtro APD? Ele atua como um suavizador ajudando a deixar o fundo mais desfocado e permitindo um bokeh sem contornos, dando um efeito de tridimensionalidade. Em objetivas mais antigas, como a Minolta 135mm f/2.8, o uso deste filtro poderia resultar em perda de f-stops mas como a própria Fuji diz, este filtro é o auge da sua avançada nanotecnologia e certamente esta perda foi minimizada. A Fujinon XF56mm f/1.2R APD é a primeira objetiva com autofoco eletrônico a contar com este filtro também chamado de apodizador.

pic_01
Esquema de funcionamento do filtro APD

A Fujinon XF50-140mm f/2.8R LM OIS WR (equivalente a 76-213mm) possui abertura mínima f/22; sua construção óptica é de 23 elementos (sendo cinco de extra-baixa dispersão e um de super extra-baixa dispersão) em 16 grupos; possui obturador circular de 7 lâminas; a distância mínima de foco é de 1 metro; o diâmetro do filtro é de 72mm; mede cerca de 8.3×17.6cm  e pesa aproximadamente 995 gramas. Projetada para resistir a respingos, poeira e temperatura de até -10ºC.

É uma objetiva pesada, com muitos elementos ópticos, e conta com uma nova tecnologia de revestimento chamada Nano-GI (índice de gradiente) que altera o índice de refração entre o vidro e o ar reduzindo a incidência de fantasmas e reflexos. A modernidade da Fujinon XF50-140mm f/2.8R LM OIS WR não para por aí: ela é a primeira objetiva no mundo a possuir um sistema de focagem interno chamado triplo linear e ainda conta com o sistema de estabilização de melhor desempenho em sua categoria.

Esquema de funcionamento do revestimento Nano-GI
Esquema de funcionamento do revestimento Nano-GI

Com todas estas características é de se imaginar que não sejam objetivas muito baratas, são destinadas a uso profissional devido ao seu alto desempenho. As duas objetivas estarão disponíveis no mercado ao final de novembro ou início de dezembro, a Fujinon XF56mm f/1.2R APD ao custo de 1100 libras/1500 dólares enquanto a Fujinon XF50-140mm f/2.8R LM OIS WR custará 1250 libras/1600 dólares.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar