Fujifilm publica patente de possível sucessor do sensor X-Trans

Eles não se cansam! Os pesquisadores e engenheiros da Fujifilm já trabalham em novo sensor, sem descansar nos louros do X-Trans

via Fuji Rumors

 

A Fujifim, que já foi eleita em 2013 uma das 50 empresas mais inovadoras de todo o mundo agora tem patente publicada de um sensor que parece ser uma evolução do aclamado X-Trans (presente, entre outras, na Fuji X-M1). Provavelmente seja o X-Trans II que deve vir na X-T1, considerando a data de registro da patente (11/06/12, como podem ver aqui).

Mas, afinal, qual a grande nova ideia para este novo tipo de sensor que a marca patenteou recentemente? Indo além do X-Trans, a Fujifilm decidiu não apenas reorganizar, mas também incluir e até aumentar áreas. Para ser mais específico, aumentaram as áreas verdes e incluíram outras brancas no mosaico, sendo estas também grandes. E qual a lógica por trás disso? Como explica do usuário AlbertTRAL no fórum Leica M en Español, o olho humano é mais sensível ao branco e ao verde, e realçando tais partes no sensor podemos, ao final, perceber menos ruído de luminância nas imagens, aproveitando que, como pode-se ver na tradução da patente, somos mais sensíveis ao ruído de luminância que o de cor (um artigo profundo diferenciando tipos de ruído é este aqui).

Em suma, é um curioso sensor de estrutura CMOS com filtro RGBW (W de white) que muda não apenas a organização dos pixels, mas também o tamanho deles. Parece ser um presente de aniversário muito interessante para os usuários e fãs da Fujifilm, que completa anos hoje, dia 20/01. Concordam?

 

Patente da Fuji de possível sucessor do X-Trans

 

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no blog da D&M Photo.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar