Home » Atualidade » Rumores » Fujifilm publica patente de possível sucessor do sensor X-Trans

Fujifilm publica patente de possível sucessor do sensor X-Trans

Eles não se cansam! Os pesquisadores e engenheiros da Fujifilm já trabalham em novo sensor, sem descansar nos louros do X-Trans

via Fuji Rumors

 

A Fujifim, que já foi eleita em 2013 uma das 50 empresas mais inovadoras de todo o mundo agora tem patente publicada de um sensor que parece ser uma evolução do aclamado X-Trans (presente, entre outras, na Fuji X-M1). Provavelmente seja o X-Trans II que deve vir na X-T1, considerando a data de registro da patente (11/06/12, como podem ver aqui).

Mas, afinal, qual a grande nova ideia para este novo tipo de sensor que a marca patenteou recentemente? Indo além do X-Trans, a Fujifilm decidiu não apenas reorganizar, mas também incluir e até aumentar áreas. Para ser mais específico, aumentaram as áreas verdes e incluíram outras brancas no mosaico, sendo estas também grandes. E qual a lógica por trás disso? Como explica do usuário AlbertTRAL no fórum Leica M en Español, o olho humano é mais sensível ao branco e ao verde, e realçando tais partes no sensor podemos, ao final, perceber menos ruído de luminância nas imagens, aproveitando que, como pode-se ver na tradução da patente, somos mais sensíveis ao ruído de luminância que o de cor (um artigo profundo diferenciando tipos de ruído é este aqui).

Em suma, é um curioso sensor de estrutura CMOS com filtro RGBW (W de white) que muda não apenas a organização dos pixels, mas também o tamanho deles. Parece ser um presente de aniversário muito interessante para os usuários e fãs da Fujifilm, que completa anos hoje, dia 20/01. Concordam?

 

Patente da Fuji de possível sucessor do X-Trans

 

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no Atelliê Fotografia.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Carrinho

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email