Home » Atualidade » Câmeras » Fujifilm X70: lançada mais uma pequena notável

Fujifilm X70: lançada mais uma pequena notável

X70 é a nova pequena monstrinha da marca

 

As imagens mostram uma câmera mais ao estilo da X100T, embora seu monitor lembre mais a X-A2. Já as especificações nos fazem lembrar também da diminuta X30. E, ao final das contas, esse parece ser o resumo da Fuji X70: uma mistura de outros modelos que pode mais confundir do que agradar aos consumidores e aspirantes a tal (sempre tem os que sonham em ter uma Fuji…). Ou pode ser, apesar das semelhanças com os modelos existentes atualmente, uma pequena camaleoa no mercado. Vejamos as especificações anunciadas:

– Sensor APS-C de 16MP tipo X-Trans CMOS II
– Processador de imagem EXR Processor II
– AF em 0,1s.
Shutter lag: 0,01s. Intervalo entre cliques: 0,5s. Inicialização em 0,5s
– Anel de controle personalizável
– Monitor LCD de 03 polegadas e 1,04 milhão de pontos. Reclinável a 180º
– Tela tátil
– Objetiva 18.5mm f/2.8 (equivalente a 28mm)
– Tele-conversor digital (35mm e 50mm)
– Switch para modo automático
– Divisão digital de imagem, pico de foco
– Wi-Fi incorporado, controle remoto de cliques
– Disparos contínuos a 8fps com rastreamento de foco
– Obturador eletrônico silencioso, (vel. até 1/32.000s)
– Modo de simulação de filmes (incluindo o Classic Chrome)
– Função de múltipla exposição
– 08 filtros avançados
– Temporizador por intervalos
– Vídeo Full HD a 60fps
– Vida útil da bateria: 330 cliques
– Cores preta ou prateada

 

Quais as novidades? Uma nova objetiva (a 18.5mm f/2.8 equivalente a 28mm) e, principalmente, a touchscreen, inédita na linha X da Fuji desde que foi iniciada. A tela deverá ser capaz de permitir seleção de área de foco e clique por toque. A objetiva por sua vez tem boa abertura, mas não tanto quanto a 23mm f/2 da X100T, porém também não chega a ser mais ‘escura’ que a da X30 em zoom estendido (esta, uma equivalente a 28-112mm f/2-2.8). Esses são os dois pontos que a X70 possui de exclusivos.

Outras diferenças e semelhanças

Assim como ocorre na X-A2, a X70 não tem visor. A ausência de visor a diferencia da X100T, com a qual a X70 mais assemelha-se, e da X30, que apesar de seu corpo reduzido, possui EVF — no entanto a X70 possui monitor reclinável a 180º para selfies. Falando em corpo, suas dimensões X70 são intermediárias entre as de uma Ricoh GR e a Fuji X100T: 112,5 x 64,4 x 44,4 mm (largura x altura x profundidade), menor e mais fina que pequeníssima X30 — para ter uma noção mais exata, recomendamos compará-la no Camera Size (link ao final). O peso é de 340g, com bateria e cartão inclusos, apenas 83g menos que a X30.

Possui ainda um modo automático, acessível por switch, como ocorre no topo da X-T10, o que deve agradar bastante aos amadores também, juntamente com a tela para selfies. Essa, por sua vez, é a mesma da X100T, com 1,04 milhão de pontos, e não a da X-T10, com menos. E para completar o corpo, tem um anel de controle personalizável,  herança da X30. Esse tipo de anel facilita o acesso a mais de um recurso quando se tem em mãos uma câmera de proporções reduzidas — embora na X30 este controle pareça ser mais facilmente utilizável, a considerar as proporções menores da nova câmera.

No interior, temos mais semelhanças e distinções. No sensor, por exemplo, não há novidade na área: é o mesmo APS-C de 16.3MP das últimas Fuji X-Trans (lembrando que a X30 não é APS-C, assim como a X-A2 não é X-Trans), e o processador também segue o mesmo. Nos ‘filmes’, consta o até o último lançado, o Classic Chrome (o novo ACROS lançado com a X-Pro2 não veio na X70). As velocidades de AF são as mesmas dos últimos lançamentos (o que é bacana). Falando em velocidade, a da X70 nos disparos é igual à da X-E2, de 8 quadros/segundo, ficando entre a da X100T (6fps) e a da X30 (12fps). É ainda a mesma velocidade nos cliques contínuos da X-T1, flagship da marca.

 

É um modelo um pouco confuso, de uma forma geral: como não possui visor, mas é APS-C, não deve ser considerada sucessora da X30. E, a considerar o monitor para selfies e o modo totalmente automático especialmente acessível, esta câmera é para os entusiastas e iniciantes, mas ainda pode ser bem atraente a usuários avançados que não tenham problemas com câmeras minúsculas. Enfim, penso que é um modelo com características que podem agradar a gregos, e outras a troianos. Resta saber se será um coringa da marca no mercado ou um blefe que muito confundirá e poucos comprarão.

 

 

O preço anunciado para a Fujifilm X70 é de US$ 700, e deve estar disponível em fevereiro.

via Petapixel e Fuji Rumors (1, 2)

[divider style=”dotted” top=”20″ bottom=”20″]

Links do artigo:

Compare no Camera Size: Fuji X70 x Fuji X30
Sobre a Fuji X100T

Sobre a Fuji X-A2
Sobre a Fuji X30
Sobre a Fuji X-T10

Ajude-nos, avalie este artigo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no blog da D&M Photo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra