Home » Atualidade

Getty processa por revenda de fotos no Facebook

Se você comprou ultimamente qualquer foto das agências fotográficas “Spaghetti” ou “Apples” através do Facebook, cuidado, a Getty Images está atrás de você.

 

© Philafrenzy (CC — Wikimedia Commons)
Getty Images, Eastcastle Street, London — © Philafrenzy

 

A fotoagência está processando um homem que, alega-se, vendeu milhares de imagens roubadas da Spaghetti (uma corruptela para Getty) através de um grupo no Facebook.

O gigante da fotografia stock entrou na semana passada com processo legal contra um homem de Ohio chamado Walter Kowalczuk, que alegam ter baixado ilegalmente e vendido cerca de 3400 imagens em alta resolução do acervo da agência. De acordo com o site PDN, Kowalczuk teria adquirido as senhas de dois grandes clientes da Getty e utilizado suas contas para baixar imagens que anunciou para venda através de um grupo privado no Facebook. As imagens eram por vezes vendidas em pacotes por mixarias como $0,75 cada foto através de posts como o abaixo, identificando a Getty como “Spaghetti” e a Associated Press como “Apples”.

roubo ao Getty - Kowalczuk

“Mínimo de 400 imagens”, ele escreve no post. “Spaghetti e Apple estão disponíveis como sempre pelo menor preço por cerca de 75 centavos cada.”

O grupo entrou no radar da Getty por um parceiro em licenciamento em março, e desde então investiram este tempo adquirindo evidências comprando imagens de Kowalczuk, e assim teriam percebido como ele as obtinha. A Getty comprou um total de 29 imagens de Kowalczuk em três ocasiões distintas entre 29 de março e 29 de abril. A Getty afirma que em todas vezes foram dadas as mesmas instruções: dar a ele os números de catálogo Getty das imagens que desejasse, pagar, e Kowalczuk entrega as fotos através de um site de compartilhamento. Mas o pessoal, ao que parece, está de olho.

A Getty está indo atrás de Kowalczuk em juízo, pedindo indenização por infração intencional de direitos autorais, infração de contribuinte, fraude computacional e violações à Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital (Digital Millennium Copyright Act). Kowalczuk ainda deverá entrar com resposta às reivindicações da Getty.

via Petapixel / PDN Pulse
i
magem por Philafrenzy
(CC)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar