Google Fotos é a nova jogada da gigante 2.4/5 (5)

Aplicativo promete armazenamento ilimitado — conheça o Google Fotos

A ideia é simples: você tira suas fotos com seu dispositivo móvel (com ou sem pau de selfie =P) e automaticamente suas fotos voosh! – seguem cópias para a nuvem. OK, a ideia não é um primor de originalidade: os usuários de aparelhos da Apple facilmente podem perceber como isso é a cara do compartilhamento na nuvem através de sua conta na iCloud, assim como os que fazem uso do aplicativo do Flickr devem reconhecer rapidamente o mesmo princípio do recurso Auto Uploader.

Google Fotos

Qual a vantagem, então, do Google Fotos? Duas coisas: armazenamento ilimitado (que nem o Flickr nem a iCloud possuem sem pagamento de uma boa taxa), além de… ser da Google. Bom este último ponto pode ser discutível, afinal dizem apocalípticos nas esquinas do Vale do Silício: A Google quer dominar o mundo! Mas diferente deles, que usam serviços como BOL para ver suas correspondências eletrônicas (não duvide…), uma boa parcela das pessoas que possuem e-mails — e não dá para negar que essas pessoas existem, apesar das redes sociais — possuem caixas de entrada baseadas em servidores da empresa, sejam Gmails ou e-mails corporativos suportados pela empresa de Larry Page e Sergey Brin.

Em outras palavras: além da promessa — que a Google já demonstrou saber cumprir — de espaço ilimitado, o Google Fotos permite-lhe as facilidades dos serviços citados anteriormente sem ter que criar uma nova conta em um outro serviço, que ainda sofreria de falta de integração com o que você já possui.

Além do mais, tem ainda um assistente para que você possa fazer colagens e pequenos vídeos com suas fotos, podendo serem salvas, editadas, ou simplesmente descartadas — e, claro, compartilhadas em várias redes. Pode-se armazenar fotos de até 16MP (as maiores o aplicativo reduz), tendo a opção de armazená-las em tamanho original, sob o único limite de 16GB de armazenamento grátis vinculados à sua conta Google (do Google Drive, o que não deixa de ser um espaço considerável).

Para organização, o aplicativo faz agrupamentos de fotos semelhantes, facilita a pesquisa entre elas (como demonstra o vídeo abaixo) e tem até reconhecimento facial. O Gizmodo Brasil tem um hands-on bacana, dêem uma olhada.

 

O Google Fotos está disponível para iOSpara Android e para web.

via Dpreview e Gizmodo Brasil

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • Raphael Sombrio

    Eh….escrever na internet ta ficando cada dia mais perigoso……pelamordedeus!

    • al.maia

      Ou as pessoas querem cada vez mais TUDO sobre o assunto no mesmo ponto, e abstêm-se de seguir links, procurar mais informações em outros pontos e etc.

  • Detalhe que não foi dito no artigo: mesmo imagens com menos de 16 MP serão processadas e comprimidas para ocupar menos espaço no servidores do Google.
    O próprio hands-on do Gizmodo Brasil citado pelo autor diz isso:

    "O Google Fotos oferece espaço ilimitado para suas fotos, desde que você esteja tranquilo com um pouco de compressão.
    Todos os arquivos JPEG codificados em alta qualidade serão reduzidos para qualidade média (cerca de 85%). Fotos maiores de 16 megapixels são reduzidas para 16 MP; e vídeos são comprimidos para resolução Full-HD (4000 kbps com áudio a 195 kbps/44 kHz)."

    Tem sites que já mostrando a perda de qualidade com a compressão das imagens. Claro que isso se aplica mais a fotógrafos, em que a qualidade das fotos é uma necessidade, porque para a maioria das pessoas essa perda é imperceptível.

    • al.maia

      Bem percebido, Gilmar.

  • Daniel

    Primeiro o artigo anuncia que o Google gotos tem "armazenamento ilimitado", inclusive mostrando esta vantagem em relação ao iCloud e Flickr (não sei por que não cita o Dropbox) e algumas linhas depois informa "único limite de 16GB de armazenamento grátis vinculados à sua conta Google ". Afinal, é ilimitado ou é limitado aos 16gb?!?!?

    • Gustavo

      MP é diferente de GB amigo

      • Rafael

        O app permite armazenar gratuitamente na nuvem imagens de até 16 MP e vídeos em resolução full HD. O limide é do tamanha do arquivo, ele so erro o MB para GB.

        • Marcia

          Não, na matéria diz até 16mp e diz na sequência sob o limite de até 16 gb.

      • al.maia

        Correto.

    • al.maia

      Vou destacar aqui:

      "Pode-se armazenar fotos de até 16MP (as maiores o aplicativo reduz), tendo a opção de armazená-las em tamanho original, sob o único limite de 16GB de armazenamento grátis vinculados à sua conta Google"

      Traduzindo:
      Se for para subir fotos de até 16MP (ou maiores, mas que você permita que o app redimensione), o espaço, ao que dão a entender as informações, é ilimitado (como era o Gmail no começo); já se for para subir fotos maiores, tem que ficar de olho na cota de 16GB do Google Drive.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar