Home » Atualidade » Câmeras

A pequena gigante Hasselblad X1D é anunciada oficialmente 4/5 (1)

Saiu o anúncio oficial da Hasselblad X1D e impressiona como um sistema sem espelhos tornou possível uma câmera de médio-formato ser tão compacta

Como o Fotografia-DG já antecipou ontem, a Hasselblad X1D possivelmente será lembrada daqui a alguns anos como um marco na fotografia digital. É a primeira mirrorless de médio-formato e o resultado é uma câmera relativamente compacta cabendo na máo como uma DSLR. Uma DSLR de entrada, já que muitas são maiores do que ela. Confiram isso na imagem abaixo.

X1D_Lifestyle_InHand-thumb

O design é bem simples, com poucos botões incluindo o painel traseiro que é composto por um monitor LCD sensível a toque. A Hasselblad X1D é uma câmera que alia qualidade, beleza e praticidade, características difíceis de serem encontradas juntas em uma médio-formato. Tudo isso graças a um sistema sem espelhos e refaço a pergunta que fiz no artigo de ontem: com tanta gente defendendo com unhas e dentes os espelhos, será que todas as marcas estão erradas? Será que realmente o futuro da fotografia digital não passa pelos sistemas sem espelhos? Eu não digo que as DSLR vão “morrer”, mas acho que há espaço para todos e já passou da hora de pararem de achar que mirrorless é “sistema de amador”.

 

 

Especificações da Hasselblad X1D:

  • Sensor CMOS de 50 megapixels (médio-formato medindo 43.8 x 32.9mm com fator de corte 0.8x)
  • Corpo resistente a poeira e respingos
  • Fotografa em RAW 3FR e TIFF 8 bits
  • Sensibilidade ISO 100-25600
  • Tempo de exposição varia entre 1/2000 e 60 minutos com sincronia de flash em qualquer velocidade
  • Modo contínuo de até 2.3 fps
  • Possui sapata para flash compatível com sistema TTL da Nikon
  • Faz vídeos Full HD com taxa de até 30fps em formato H264 e som estéreo
  • Possui monitor LCD de 3 polegadas sensível a toque e possui viewfinder eletrônico de alta resolução
  • Possui wi-fi e GPS integrados
  • Possui entradas para microfone, fone de ouvido, mini HDMI e USB 3.0 tipo C
  • Alimentada por bateria de 3200 mAh

5569694019

Se essa câmera tem algum ponto fraco, na minha opinião é o duplo slot para cartão SD. Acho Compact Flash mais seguro, mas talvez seja apenas uma visão preconceituosa minha. A Hasselblad X1D é leve, apenas 725 gramas, cerca de metade do peso de uma médio-formato tradicional. E o preço é alto: aproximadamente 6000 libras/8000 euros/9000 dólares. Um kit com a objetiva 45mm f/3.5 custará cerca de 11300 dólares; e um kit com duas objetivas (a segunda seria a 90mm f/4.5) custará cerca de 13000 dólares. O preço das objetivas avulsas será de 2300 e 2700 dólares respectivamente. A previsão é de o início das vendas seja em agosto.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • FelipeDaidouji

    O problema da Mirrorless não tem nada a ver com ser para amadores, os haters cabeçudos precisam entender que foto não é a câmera que faz e sim o "driver" atrás dela.
    Agora o problema real das mirrorless, é o seu preço que pode superar uma DSLR, sem falar nos acessórios tão quantos quanto o corpo. Câmeras desse porte estão se tornando artigo de luxo para um nicho entusiasta que pode gastar infelizmente.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar