Home » Atualidade » Câmeras » Hasselblad X1D é a primeira mirrorless de médio-formato!

Hasselblad X1D é a primeira mirrorless de médio-formato!

Vazaram hoje as primeiras imagens e informações sobre a primeira mirrorless de médio-formato do mundo, é a Hasselblad X1D, vamos conhecer um pouco dela…

Um verdadeiro marco na fotografia digital será apresentado amanhã, mas sempre tem aquele vazamento antes (cá entre nós, na minha opinião esses vazamentos são providenciados de propósito) justamente para nos deixar mais ansiosos. A Hasselblad há dias vem brincando de pique-esconde com os usuários, mostrando um pedacinho aqui, outro ali, mas hoje o monstro saiu da jaula! A Hasselblad X1D tomou forma, as imagens estão em baixa resolução, mas é o que tem pra hoje:

Hasselblad-X1D-medium-format-mirrorless-camera-1

Hasselblad-X1D-medium-format-mirrorless-camera-leak

A Hasselblad já tinha até deixado escapar um hotsite falando da Hasselblad X1D mas já está fora do ar. Eu não disse que esses vazamentos são premeditados? Uma pena mesmo…mas a versão em cache está aqui, confiram! Nesta página há 7 imagens supostamente feitas pela nova câmera. Enquanto o lançamento oficial não sai analisamos o pouco que tem sido divulgado de informações sobre a câmera:

  • Preço: 8.995 dólares
  • Sensor provavelmente de 50 megapixels (e as imagens mostram um sensorzão, faz sentido toda essa resolução)
  • Duas objetivas: 45mm f/3.5 a 2.295 dólares e uma 90mm f/3.2 a 2.695 dólares
  • Pela disposição gráfica mostrada no enorme monitor LCD e pela pouca quantidade de botões no painel traseiro, fica a certeza de que é touchscreen
  • O design simplificado lembra muito uma câmera Blackmagic
  • A sigla XCD que acompanha as objetivas sugere que trata-se de um sistema totalmente novo, é uma nova baioneta (apenas a Pentax teve a ideia de fazer uma mirrorless com a mesma baioneta das suas DSLR)

Até a Hasselblad resolveu investir em um sistema sem espelhos. Suas muito bem-sucedidas câmeras de médio-formato tomarão um novo rumo. Será mesmo que esse não é o futuro da fotografia digital? Será que todas as marcas estão erradas?

Fontes: PetaPixel
               Photo Rumors

Ajude-nos, avalie este artigo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Não se pode dizer que as mirrorless são o futuro da fotografia dado que com, o avanço da tecnologia, é quase impossível prever o futuro. Mas uma coisa é certa: as câmaras reflex são o passado e estão inapelavelmente condenadas ao desaparecimento até porque os visores óticos, suposta "superioridade" das reflex, são sua grande desvantagem. Eles são incapazes de mostrar a cena em preto e branco, o efeito do zoom digital ou dos inúmeros "filtros" ou efeitos especiais que quase toda câmara digital pode fazer. Estou na minha terceira "mirrorless" e desde a primeira, uma Lumix G1, vi que jamais voltaria a comprar uma reflex. Desfiz-me de minha Canon 30D e de todo seu equipamento e, até hoje, nunca tive um minuto de arrependimento. E agora, com "mirrorlesses" do padrão da Sony ARII, não há mais o que discutir.

      • o que acho realmente interessante é que alguns dos mais renomados fotografos do mundo ainda usam equipamentos analógicos e, pasmem, os mais radicais não gostam de foto colorida – preferem, quase sempre, em seus trabalhos, o preto e branco! O único dos argumentos que apresentam que ainda me faz pensar é que os sinais que tentamos manipular, sejam sonoros ou visuais, serão sempre senoides e os equipamentos digitais trabalham com ondas quadradas( e nossos (pobres) olhos e ouvidos são incapazes de captar pequenas nuances!)