Home » Atualidade

Klikk: app permite apenas 1 foto, para sempre

A intenção do Klikk é retomar nos celulares a filosofia da foto bem pensada, e dará um prêmio à melhor

de Gabriel Beltrone, via AdWeek
foto: Shutterstock

 

A Ikea da Bélgica pretende salvar o que ela considera a arte da fotografia… Criando um app que permite que os usuários cliquem apenas uma foto.

Chamado Klikk (“clique” em holandês), o aplicativo almeja forçar os aspirantes a fotógrafo(a) a dar uma atenção cuidadosa à composição, ao tempo e à luz — ao invés de fazer um monte de disparos, escolhendo depois o melhor, e usando filtros prontos para disfarçar as falhas.

 

A agência de propaganda DDB Brussels desenhou o app para promover a Coleção de Arte 2016 da Ikea, uma pequena turnê de 11 pôsters apresentando trabalhos de uma variedade de fotógrafos, incluindo Mandy Barker, Bobby Doherty, Jill Greenberg, Annika Von Hauswolff, Chad Moore, Rankin e outros. Para incentivar o uso do Klikk, a empresa de mercados vai selecionar uma fotografia de um consumidor belga para imprimir um 12º pôster, para fazer parte da coleção. A foto ganhadora será impressa e distribuída pelo site Ikea.be e cerca de mil clientes da Ikea poderão adquirir o pôster gratuitamente.

É uma ideia intrigante, que torna-se menos pretensiosa pela parte da contribuição coletiva, mas a DDB confirma que o ganhador não será pago pelo uso de sua imagem, o que levanta questões sobre se a simples exposição é uma compensação suficiente (palpite: quase nunca é). Qualquer um qualificado o suficiente para acertar um clique perfeito sem artimanha após o fato é bem provável que mereça o dinheiro, especialmente considerando que mesmo fotógrafos profissionais utilizam rotineiramente retoque ou manipulação digital em seus próprios trabalhos (Greenberg, por exemplo, é famoso em parte por isso).

Além do mais, lamentar-se pelos efeitos adversos do Instagram à fine art parece coisa de 2012, ou chorar sobre o leite derramado. Câmeras aponte-e-dispare não arruinaram a fotografia profissional, embora as câmeras cada vez mais nítidas dos celulares não tenham feito qualquer favor às marcas tradicionais como Canon, Nikon e Sony. Renderam, isso sim, algumas propagandas impressionantes para o iPhone 6.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar