Home » Atualidade » Câmeras » iPhone 5 e sua câmera de 8mp, o futuro está chegando

iPhone 5 e sua câmera de 8mp, o futuro está chegando

O mundo praticamente parou essa semana para ver o anúncio da Apple sobre o iPhone 5. Mas vamos isolar todos os recursos deste celular, e parar para analisar uma nova tendência, que além do iPhone vem se consolidando nos celulares mais modernos.

O iPhone 5 virá com uma câmera fotográfica de 8mp, com resolução de 3264 x 2448, com um sistema que permitirá que sejam retratadas fotos até mesmo em ambientes escuros, e segundo o fabricante com uma excelente qualidade, além de possibilitar também fotos panorâmicas. Para os entusiastas de vídeos, a câmera também irá realizar gravação em alta definição, com resolução de 1080p.

Recentemente o fotógrafo Dan Chung do jornal The Guardian utilizou um iPhone 4s para retratar todos os eventos das Olimpíadas de Londres, e retratou imagens singulares.

E após ler o artigo de nosso amigo Alexandre Maia, referente à Sony RX1, a primeira compacta do mercado full-frame, fiquei com uma pulga atrás da orelha.

Sou um apaixonado por retratar minhas viagens, como qualquer um, mas de uns anos para cá venho acompanhando as mudanças no perfil dos viajantes retratando suas fotos. Aquele grupo (eu me incluo nele), que leva câmera, objetivas, flash, baterias, filtros, tem cada vez mais desaparecendo, e dando origem ao um volume espantoso de pessoa que tira um pequeno aparelho do bolso, e retrata a imagem da mesma forma que eu, com todo aquele equipamento, (não consideremos neste momento, todas as possíveis variáveis, de olhar, composição, qualidade, e outros de retratar a imagem).

Mas e se no ano que vem a Apple (ou outra fabricante) apresente um celular, com uma câmera full-frame, quem não ira querer experimentar essa a sensação de ter um pequeno objeto no bolso, sabendo que há um sensor full-frame.

Estamos iniciando uma nova etapa com o lançamento da Sony RX1, e toda a tecnologia que ela trouxe acoplada em uma compacta, tenho certeza que logo isso estará dentro de seu bolso, e espero ansioso por este momento.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Otávio Souza

Formado em Administração com especialidade em Marketing é um apaixonado por fotografia, já que seu grande amor é sua esposa. Fotografo amador tem como preferência retratar paisagens urbanas, e pessoas em momentos espontâneos. Em seu tempo livre dedicar-se a desvendar novas técnicas e tendências deste universo. É Nikonzeiro, mas seu interesse por tecnologia faz com que se aprofunde em todas as marcas e modelos de equipamentos fotográficos, vai que um dia ele resolve mudar.

10 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Nokia 808 PureView atualmente é o melhor câmera-fone do mercado, tem um sensor de 41MP com 1/1.2" (10.8 x 7.5 mm) de tamanho, que é 2,5x o tamanho do sensor do Nokia N8( que tinha o maior sensor para câmeras de smarphones na época do seu lançamento). Possui lente Carl Zeiss f/2.4 e flash Xenon.
    Porem o Iphone tem o status de ser o melhor (em tudo) por ser o mais caro.

  • Se for apenas olhar quem está revolucionando mais no quesito camera de smartphone o Nokia Lumia 920 tem tudo pra dar um banho em qualquer android e iphone, e pra mim esse iphone 5 não tem nada demais em relação a fotografia.

  • Tenho um Samsung Galaxy S2 e já comparei a câmara dele com a de um iPhone 4S. Muito parecidas, embora goste mais da câmara do S2. Ainda não sei como será a câmara do iPhone 5, pois ainda não estive com nenhum. Agora, acho que a evolução do iPhone 5 é nenhuma. Do iPhone 4S para o 5 apenas houve melhoramentos e nenhuma revolução como os adeptos da Apple gostam de dizer. Basta comparar os Samsung Galaxy S, com o S2 e o S3, para nos apercebermos que pouco mudou do iPhone 3G para o 4, 4S e agora para o 5… Câmara panorâmica: já existe em Android há muito tempo… Siri: agora também temos o Google Now. O que a Apple faz é apenas comprar as varias tecnologias e juntá-las num pacote agradável. O Android faz verdadeiras revoluções. Comparando o Android 1.5 com o 4.1, não têm nada de parecido. Por outro lado, o iOS 6 é, à superfície, exactamente igual ao iOS 1.0…

    • Como? o Android faz verdadeiras revoluções? Acho que está se equivocando um pouco. O iOS da Apple chegou ao mercado primeiro e revolucionou o jeito como usamos smartphones. O Android foi um sistema criado para ser usado com teclado físico, e quando a Apple colocou o iOS com tela touch pra se manusear com os dedos, todo o mercado copiou essa tendência, inclusive o próprio Android. E será que mudar o sistema de uma versão pra outra faz sentido? A Apple não muda a interface do iPhone por um simples motivo: o usuário não precisa reaprender a usar o sistema. Quem vai pular da versão 3 pra versão 6 não vai sentir dificuldade alguma. Eu acho que seu comentário foi todo o contrário, a Apple revolucionou, o Android apenas evoluiu.

  • Ainda mais quando se trata de um Iphone!! isso sim é maquina não tem como questionar a qualidade !! a Apple cada vez se supera Mais não vejo a hora de poder ver um i5

    • É José Bonifácio, quando estava escrevendo ao artigo me via sempre uma frase do Steve Job, que o iPhone não tinha o intuito de ser um substituto de uma câmera fotográfica. Agora com lançamento do iPhone 5, e todas as melhorias apresentadas, percebemos que um dos maiores recursos de melhoria, foi justamente a câmera. A Apple está mudando seu pensamento sobre os recursos do iPhone, e sei que logo nos próximos anos podemos esperar muito, quem sabe uma full-frame.
      Abraços.

    • Tudo depende do publico alvo, já tive iphone 4s e hoje tenho Android, hoje tenho um Galaxy S2 e um Motorola Atrix, não volto mais pra Iphone. Ter que ficar dependendo de software da apple pra tudo é péssimo. Sem contar que no Android eu posso colocar um microSD no celular, isso ajuda D+.

      Fico doido com macmaniacos que só porque é apple é bom! Iphone 5 decepcionou muito, ele nem é o mais fino do mundo como falaram na apresentação, existem pelo menos 4 celulares android mais finos que ele.
      Inclusive pra ter ideia da ilusão um programa de TV saiu com um 4S dizendo ser o 5 e deram para as pessoas e várias delas falaram ser mais rápido, maior, mais leve. Inclusive um deles mostrou e falo, muito melhor que esse meu Iphone 4S kkkkkkkkk.

      Mas concordo que ele é um ótimo TELEFONE rs.

      Obs.: Foto panorâmica, meu android já faz a muitooo tempoooo

      • Olá Eduardo.
        Concordo plenamente com você que existe uma mística e uma ansiedade referente aos produtos da Apple, mas o importante é olhamos como tecnologia, do Iphone, Galaxy, Nokia, junto com a imensidão de apps que vem surgindo estão favorecendo as mudanças nas imagens retratadas por estes aparelhos.
        Imagine em um futuro breve a melhoria na qualidade das imagens associados a softwares potentes cde edição, como será a revolução.
        Estamos vivendo um outro momento, muito próximo da mudança da câmeras fotográficas analógicas, para as digitais.
        E eu estou ansioso por este momento.
        Abraços.

  • 30 fotos grátis na 1a compra