Home » Cursos » JPG vs RAW

JPG vs RAW – Parte 8/8 – Prós e Contras 5/5 (2)

Espero através dos artigos anteriores ter conseguido explicar de forma simples, alguns dos detalhes que temos quando falamos de JPEG vs RAW.

Modelo: Mariana Batke

E para simplificar ainda mais o que escrevi, acabei fazendo uma lista de prós e contras de ambos os formatos. Isso pode ser útil quando estamos pensando no que vamos fotografar.

Prós e Contras (simplificando)

Pontos Positivos – RAW

  1. A imagem não tem perda de dados.
  2. Maior controle para pós-processamento.
  3. Facilita algumas correções na imagem final, tais como cor e exposição.
  4. Maior faixa dinâmica (Dynamic Range), apresentando maiores detalhes nas partes claras e nas sombras.
  5. Maior número de cores por arquivo.
  6. Não é diretamente editável, toda edição é salva em arquivos XMP, assim a evita perda de qualidade na reedição (alguns podem achar isso um ponto negativo).
  7. Pode imprimir arquivos em alta resolução.
  8. Pode gerar arquivos JPEG com maiores resoluções (interpolação) com pouca perda de informação.

Pontos Negativos – RAW

  1. Arquivos grandes, podendo ultrapassar de 30MB (dependendo da câmera).
  2. É preciso de programas específicos para abri-los.
  3. Necessário de computadores melhores para ver e edita-los.
  4. É obrigado ser pós-processado no computador (a imagem vem sem edição).
  5. Leva mais tempo para transferir para o computador o mesmo número de fotos que JPEG.

Pontos Positivos – JPEG

  1. É possível salvar um número maior de imagens no cartão de memória.
  2. Normalmente é possível enviar por e-mail ou fazer upload sem dificuldades.
  3. As imagens JPEG com baixa compressão têm excelente qualidade e os artefatos não são muito visíveis.
  4. Quando fizer fotos em sequência você pode gravar um número maior de imagens sem parar.
  5. As imagens já estão prontas para serem impressas (se a câmera estiver bem configurada e dependendo do trabalho).
  6. Você pode abrir/editar com facilidade em qualquer computador.

Pontos Negativos – JPEG

  1. Menos controle na edição final do arquivo.
  2. A compressão faz perder dados importantes.
  3. Difícil correção de cor e exposição e quanto feito, a imagem perde qualidade.
  4. Pode apresentar artefatos nas imagens em caso de grandes impressões com JPEG reeditado ou com muita compressão.

Ideia Principal

A ideia principal JPEG é gravar o máximo de informação no menor espaço possível sem prejudicar a imagem ou “tendo perdas insignificantes”, e o RAW se preocupa com a qualidade e não com o tamanho da imagem, fazendo com que o arquivo tenha muito mais informações.

Conclusão

JPEG vs RAW sempre foi um assunto que gera polemicas, mas na minha opinião você deve utilizar o JPEG quando quer uma foto com pouco ou até nenhum pós-processamento, é aquela que você não quer se preocupar com o depois, é ali, aquele momento que vale. Já com o RAW é o contrário, você quer e vai perder tempo fazendo a edição da imagem, no meu caso é como se eu pudesse levar o momento junto comigo e descarrega-lo na forma de pós-produção, quando faço a foto já tento imagina-la com o meu estilo fotográfico. Por isso que eu, por exemplo, só fotografo em RAW.

Agora eu jogo a bola da vez pra vocês, tirem suas próprias conclusões. Pois não existe melhor ou pior e sim o que é melhor pra cada um!

Novamente obrigado a todos e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter juntamente com o @fotografiadg. Nos próximos dias será anunciado aqui no blog o eBook JPEG vs RAW que vai ser vendido na Loja Fotografia-DG de forma gratuita.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Olá,

    Excelente conteúdo ,será indicado aos meus amigos!

  • muito bom vem acompanhando você a um tempo sempre bom rever suas dicas!

  • excelente amigo adorei!

  • Elber Salvino

    Preciso urgentemente me especializar em edição de imagens no photoshop ou lightroom, para começar a fotografar em RAW rsrsrs, e melhorar minhas fotos

  • Ricardo

    Muito obrigado só posso agradecer, esse é o melhor site sobre fotografia que eu ja visitei, parabéns pelo trabalho e pela disposição de compartilhar parte dos seus conhecimentos.

  • JPG foi um padrão útil quando o custo do armazenamento era alto.
    Não justifica mais.
    Em um cartão de 32GB dá para tirar mais de 1200 fotos em uma única seção, todas em RAW e com uma câmera de 24MP

  • JPG só como cópia de segurança no segundo slot da câmera! Parabéns pelo trabalho!

  • Man Filho

    Parabéns cara, já recomendei essa série e seu blog pra meus amigos, parabéns!!

  • Evandro

    Parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Deus o abençoe!!!

  • Depois que conheci RAW e Lightroom, dispenso JPG na câmera

  • Karla

    Muito massa esse curso sobre JPE vs RAW. Parabéns e obrigada

  • Sayori

    No caso, se eu fotografar em RAW, eu nao preciso me preocupar tanto com brilho e contraste? simplesmente tirar a foto e depois corrigir pelo editor?

  • Josimar Serreira

    Parabéns pelos post's li todos, e aprendi mais um pouco sobre RAW.

  • Naara Oliveira

    Edu Guilhon, mais uma vez, parabéns pela série.

    Agora sim, uma convertida ao RAW.

    JPEG só na diversão.

    Espero ansiosa pelo E-book.

    Com afeto,

    @Brunarinha

  • Hoje em dia só tiro em jpeg em fotos de diversão, passeios, que não vou me preocupar em editar depois, o resto raw para estudar e aprender. Parabéns pelo material.

  • Robson Lamego

    Eduardo, meus parabéns pela série, acompanhei desde a primeira matéria. Aguardo o E-book :D

  • Eduardo Guilhon, Parabéns pela série! Agora tem que virar E-book :)

Abrir Chat
1