Home » Atualidade » Câmeras » Nova Leica X Vario

Nova Leica X Vario 5/5 (1)

Leica X Vario a primeira compacta com sensor APS-C dotada de objetiva zoom

A gigante alemã Leica, uma das maiores grifes mundiais da fotografia, cria a primeira câmera compacta com sensor APS-C dotada de objetiva zoom. Até então só existia esse tipo de compacta com objetiva de distância focal fixa, a Leica torna-se pioneira neste segmento.

A Leica X Vario segue o design tradicional e retrô das suas outras câmeras e é chamada de Leica Mini M na nova nomenclatura. Seu sensor é um CMOS de 16.2 megapixels de resolução efetiva e 16.5 megapixels de resolução total. A objetiva é uma Vario Elmar 18-46mm f/3.5-6.4 (equivalente a 28-70mm) e sua construção interna é de 9 elementos em 8 grupos, sendo 2 elementos asféricos e a Leica continua não apostando em macro, a exemplo de suas outras compactas, a distância mínima de foco é de 30cm. Gera arquivos JPG e RAW (DNG), a sensibilidade ISO  é de 100-12500 e este modelo de câmera faz vídeos Full HD em formato MP4 com som estéreo.

Leica X Vario

Como se percebe, olhando as fotos de divulgação da câmera, é uma lente bastante extensa e daí talvez venha a resistência das outras fabricantes em desenvolver uma compacta com um sensor deste tamanho com objetivas zoom. Sempre se optou por objetivas de distância focal fixa que ocupavam menos espaço. Desta forma, não podemos dizer que a Leica X Vario seja uma câmera de bolso. Não é, ela não cabe em nenhum bolso, sua objetiva não é retrátil e ocupa um espaço bem grande. Há dois grandes anéis, um mais próximo ao corpo da câmera é o de foco e o mais próximo do elemento frontal da lente é o de zoom. Tudo em nome da versatilidade perdida nas outras compactas com sensor APS-C. A facilidade de uso dos controles manuais é imensa, com dois dials situados na parte de cima da câmera, um para tempo de exposição e outro para abertura.

leicaxvarioback

Possui um flash pop-up de número-guia 5 (em ISO 100), seu monitor LCD mede 3 polegadas e há conexões para cabo mini USB, HDMI e para o visor eletrônico Leica EVF2 que pode ser adquirido separadamente.  Também há a opção de comprar separadamente duas unidades de flash, o compacto Leica SF24D e o Leica SF58 indicado para uso profissional. Sua bateria é capaz de fazer cerca de 350 fotos e carrega em aproximadamente 200 minutos. Está disponível na cor preta incluindo uma licença original do Adobe Photoshop Lightroom em pré-venda a partir de hoje por 2.850 dólares/2.250 euros/2.150 libras.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra