Home » Atualidade » Câmeras » Panasonic cria câmara digital compacta 3D mais pequena do mundo

Panasonic cria câmara digital compacta 3D mais pequena do mundo

  • A nova Lumix DMC-3D1 bate o recorde em tamanho e prestações em comparação com as câmaras das sua performance.
  • Fotografias e vídeos em 2D e 3D em alta resolução em corpo compacto e ligeiro.

A Panasonic apresenta o mais recente em tecnologia fotográfica: a câmara digital DMC-3D1, que conta com duas inovadoras lentes de ópticas fixadas num design único incrivelmente compacto.

As duas lentes ultra Grande Angular de 25 mm com zoom óptico 4x distinguem-se pela sua capacidade de captar fotografias em alta definição em 3D de 1920×1080 e gravar vídeos em 3D de grande qualidade com o método side-by-side. O MEGA O.I.S (estabilizador óptico de imagem) ajuda a disparar imagens nítidas em 3D com o mínimo de distorção. Este sistema serve tanto para 3D como para fotos em 2D de 12mpx e alta definição 1920×2080 Full HD. O estabilizador permite imagens sem interrupções e dublos disparos com o zoom accionado. Para além disso, controla-se facilmente com o botão directo 3D/2D e o ecrã de 3.5 polegadas Smart Touch.

A alta sensibilidade do sensor MOS e o processador Venus Engine conseguem gravar imagens em alta qualidade, inclusivamente com ISO. O excelente rendimento destes componentes permite alcançar uma grande velocidade de disparo a 8 fps em alta resolução.

Para aumentar a diversão dos vídeos e imagens em 3D, os televisores VIERA permitem visualizar os conteúdos inserindo directamente o cartão SD na ranhura da TV ou conectando a câmara com um cabo HDMI Desta forma, e seguindo a aposta 3D da Panasonic, com a DMC-3D1 os utilizadores podem desfrutar de fotografias em duas ou três dimensões de alta qualidade. A diversão é tão simples como disparar, visualizar e partilhar.

A câmara compacta digital 3D mais pequena do mundo com um sistema de duas lentes para fotos e vídeos em 3D

A DMC-3D1 é a inovadora câmara digital compacta que incorpora duas lentes no seu sistema óptico. O seu tamanho, porém, é incrivelmente compacto devido ao seu design interno de cada componente. A DMC-3D1 incorpora duas lentes Grande Angular com um zoom de óptica fixada de 4x (equivalente numa câmara de 35 mm: 25-100 mm). A Grande Angular 25mm oferece aos fotógrafos uma ampla gama de possibilidades de composição com aproximadamente 169% mais espaço de visão, comparado com uma câmara
de 35 mm.

Os objectivos da DMC-3D1 compõem-se por 11 elementos agrupados em 10 com 5 lentes esféricas, conseguindo, assim, uma redução de tamanho, tanto em longitude como em diâmetro. Por um lado, o pequeno accionador de tempo de exposição e controle de iris; e, por outro lado, o redesenhar das lentes O.I.S contribui para reduzir o tamanho, encaixando dois sistemas de lentes no corpo compacto da câmara.

Tanto as fotografias como os vídeos em 3D se podem gravar em alta resolução de 8 megapíxeis (foto) e 1920 x 1080 (vídeo). Os utilizadores podem seleccionar os disparos em 3D ou 2D com o botão da parte posterior da câmara. O MEGA O.I.S elimina a necessidade de controlar o pulso para gravar uma imagem nítida e estável em vídeo. O disparo de fotos Macro também está disponível.

As fotos e vídeos em três dimensões podem-se reproduzir em 3D no televisor da Panasonic VIERA TV e no leitor Blu-ray com suporte para o mesmo formato AVCHD. O utilizador pode inserir o cartão de memória SD com o conteúdo 3D na televisão ou, em alternativa, usar um cabo HDMI para visulizar as imagens directamente na TV, através do VIERA Link.

Disparo duplo em 2D com sistema de duas lentes e manuseamento táctil intuitivo

O sistema de duas lentes da DMC-3D1 oferece uma inovadora gravação de imagens em 2D. Em câmaras compactas digitais convencionais, os utilizadores têm que seleccionar ou foto ou vídeo. Se se selecciona foto, o vídeo é interrompido. Também pode acontecer que a foto não seja captada em alta definição enquanto a opção vídeo está seleccionada. O novo sistema de duas
lentes da DMC.3D1 elimina estes problemas por completo graças à criação de dois mecanismos diferenciados de captura de imagens. Para além disso, permite aos utilizadores gravar fotos e vídeos com ângulos de vista diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo, pode-se gravar a cena de uma festa com uma lente enquanto que com a outra nos aproximamos de uma pessoa. Esta função pode-se
utilizar para disparo duplo de foto e vídeo. A troca de lentes – a direita ou esquerda – é muito simples e o zoom controla-se com o ecrã Smart Touch de 3.5 polegadas.

Alta sensibilidade do sensor MOS e motor Venus para uma alta qualidade de imagem

Os 12 megapíxeis de alta sensibilidade de sensor MOS e o processador Venus Engine sobresaem no processamento de imagens, tanto em sensibilidade como em velocidade. O redutor de ruído multiprocesso (Multi-process Noise Reduction), aplica-se para reduzir de forma óptima o ruído em função da luminosidade da parte da imagem. Como resultado, tanto o ruído que se produz na parte escura,
como o ruído na parte com mais luz, suprimem-se, inclusivamente se estes dois constrastes existem numa mesma imagem. Deste modo, conseguem-se resultados extraordinários sem ser necessário usar tripé.

O processador de imagens Venus Engine tem quatro CPU’s para conseguir 1920 x 1080 Full HD na gravação de vídeo, tanto em formato AVCHD como MP43. A DMC-3D1 tem a possibilidade de realizar disparos consecutivos a 8 fps (sem enfoque automático) e de 4 fps (com enfoque automático) em resolução completa. Ainda que a DMC-3D1 tenha duas lentes e sensor, o consumo energético do
Venus Engine minimiza-se com o fim de alargar a duração da bateria, igualandose às baterias de câmaras digitais compactas com apenas uma lente.

Para além do zoom óptico 4x, a DMC-3D1 também dispõe de um microfone stereo de alta qualidade Dolby® Digital Creator para oferecer um som real.

Prestações para desfrutar ainda mais da fotografia

A DMC-3D1 tem funções avançadas para fazer fotografias e vídeos em 2D E 3D de uma forma muito fácil e com os resultados extraordinários, inclusivamente para principiantes. Um resultado que se consegue com o famoso iA (Intelligent Auto) da Lumix, que é uma grande ajuda em qualquer situação de disparo. A combinação da excelente luminosidade da lente, o POWER O.I.S. (Estabilizador Óptico de Imagem), o reconhecimento de caras, a detenção de rostos, o AF Tracking, o Control ISO Inteligente, o Seleccionador de Cena Inteligente e controlo de Alcance Dinâmico Inteligente trabalham adequadamente, accionando apenas o modo iA para que qualquer utilizador possa tirar bonitas fotografias com a máxima facilidade.

A DMC-3D1 vem com uma nova forma de comunicação para partilhar fotos ou vídeos realizados através da Lumix Image Uploader. Apenas tem de se marcar as fotografias que se desejam partilhar e conectar a câmara a um PC através do cabo USB ou simplesmente inserir o cartão de memória SD na ranhura do computador. Desta forma, os arquivos são carregados automaticamente seguindo
os passos indicados no guia. Também oferece a possibilidade de incluir comentários e avisar os contactos sobre as actualizações do álbum de fotos via email. Além disso, não é necessária a instalação de nenhum software especial para partilhar os arquivos no Facebook, no caso das fotografias, ou no YouTube, no caso dos vídeos.

Referência: DMC-3D1E-K
Preço de venda ao público: 499€

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar