Maior panorâmica do mundo é captada em Londres

Incrível imagem de Londres captada do topo da BT Tower estabelece um novo recorde como a maior fotografia panorâmica do mundo.

enviado ao Fotografia-DG e adaptado

A imagem, captada com câmaras Canon EOS 7D, mostra uma vista de Londres de 360 graus com um detalhamento incrível e tem 320 gigapixels.

Foi registada pela reconhecida empresa de fotografia 360Cities e captada por quatro câmaras Canon EOS 7D com objetivas EF 400mm f/2.8L IS II USM e teleconversores Extender EF 2x III, fornecidos pela Canon, compreende 48.640 frames individuais. As câmaras foram movidas por sistemas robóticos Rodeon VR Head ST de alta capacidade, da empresa alemã Clauss. As imagens individuais foram compiladas numa única imagem panorâmica gigante ao longo de semanas por uma estação de trabalho Celsius R920, fornecida pela Fujitsu Technology Solutions Europe.

Foi a primeira vez que se tentou captar uma imagem desta magnitude e levou vários meses a criar devido à sua escala. Se fosse impressa numa resolução fotográfica normal, a panorâmica da BT Tower teria 98 metros de comprimento e 24 metros de altura, quase tão grande como o Palácio de Buckingham. Comparativamente, o recorde anterior de uma panorâmica de Londres tinha 80 gigapixels e foi captada a partir do Centrepoint em 2010. As imagens foram captadas depois do final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, os primeiros Jogos digitais. Atualmente, londrinos, turistas e todos aqueles que trabalham na capital estão a ser convidados a partilhar as suas vistas favoritas da cidade, para a criação de um álbum do marcante ano de 2012 em Londres.


PANORÂMICA-DE-LONDRES

Enquanto parceira oficial dos serviços de comunicações das Olimpíadas de Londres 2012, a BT desempenhou um importante papel ao garantir a maior visibilidade de sempre aos Jogos Olímpicos, com milhões de pessoas a partilhar as suas experiências através das redes sociais. De acordo com Suzi Williams, Diretora do BT Group Marketing & Brand, “A BT Tower é um ícone na paisagem de Londres e tornou-se o centro das celebrações da capital em 2012. Uma fotografia panorâmica a partir do topo do edifício é uma excelente forma de celebrar esse marcante ano. Este não é apenas um recorde mundial para a BT Tower, é para Londres e para as pessoas que vivem, trabalham ou visitam a capital. Por isso desafiamos todos a visitar o site www.btlondon2012.com e a partilhar imagens dos seus locais e monumentos favoritos de Londres.”

Para Steve Hercher, Diretor da 360Cities, “Ficámos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pela BT para tentar bater o recorde mundial e dar o nosso contributo para as comemorações dos Jogos Olímpicos de Londres. Ao planearmos esta foto muitos foram os obstáculos, dificuldades e variáveis que tivemos de ultrapassar. O software e o hardware foram levados ao limite e a chuva, o vento e outras dificuldades tiveram de ser enfrentadas. A nossa equipe de fotografia composta por Jeffrey Martin, Tom Mills e Holger Schulze fez um excelente trabalho e nem um único disparo de entre os mais de 48.000 planeados foi desperdiçado.

Segundo Rainer Fuehres, Head of Consumer Imaging Group da Canon Europa, “O objetivo de capacitar as pessoas para evoluírem na sua experiência fotográfica está na base de cada produto que criamos, e esta imagem de cortar a respiração leva realmente esta filosofia ao extremo. Desde o seu lançamento, a EOS 7D tem captado a imaginação de entusiastas da fotografia de todo o mundo e estamos muito satisfeitos por apoiar um projeto tão desafiante como este, com uma câmara que tanta gente está a usar para captar os seus próprios momentos de inspiração.

O projeto em números:

  • A equipe da 360Cities passou três gélidos dias na plataforma exterior do 29º piso da BT Tower a trabalhar com quatro câmaras para registar 48.640 imagens para formar a imagem panorâmica final.
  • 320 é o número de gigapixels da foto
  • 48.640 imagens individuais captadas
  • 3 – o número de dias que demorou a captar todas as imagens individuais
  • 03 meses foi o tempo que o computador demorou a processar a imagem final
  • 98 metros de comprimento e 24 metros de altura se fosse impressa na resolução fotográfica normal (60 mil vezes maior que uma fotografia tirada com um iPhone 4)
  • 29º – o piso do BT Tower de onde as fotos foram captadas
  • 20 milhas de distância visíveis no horizonte
  • Quatro câmaras Canon EOS 7D com objetivas EF 400mm f/2.8L IS II USM e teleconversores Extender EF 2x III foram montadas em sistemas robóticos panorâmicos Rodeon VR Head ST da Clauss e posicionadas em quatro locais seguros na plataforma do 29º piso.
    1. O progresso dos disparos foi monitorizado por laptops sujeitos a temperaturas bastante baixas e ventos ocasionais de 80 km/h.
    2. As imagens RAW foram depois processadas durante várias semanas usando computadores Celsius R920 da Fujitsu Technology Solutions com 256GB de memória RAM e 16 cores a 3.1GHz, e o software de compilação de imagens panorâmicas Autopano Giga da Kolor.
    3. A versão final interativa online da fotografia é apresentada por secções multicamada que permite fazer zoom in para visualizar os pormenores com extremo detalhe.

CLIQUE AQUI PARA VER A PANORÂMICA DE LONDRES

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar