Home » Cursos » Curso Fotografia DG » Manuseamento da máquina fotográfica

Manuseamento da máquina fotográfica 5/5 (1)

Infelizmente o corpo humano não é firme, o bater do coração e os movimentos involuntários dos músculos não deixam segurar a câmera fotográfica de forma totalmente imóvel. Assim devemos seguir alguns conselhos para segurar a câmara o mais imóvel possível.

Devemos começar por abrir ligeiramente as pernas e segurar a câmara com as duas mãos, a direita a envolver bem o punho da máquina e a esquerda a segurar a parte de baixo da objectiva. Encoste ligeiramente os braços e cotovelos à frente do seu corpo e ao carregar no botão do obturador faça-o de maneira ligeira e com o dedo indicador da mão direita, para minimizar a vibração.

manuseamento_maquina_fotografica

Para poder utilizar uma velocidade de obturador baixa e evitar oscilações da câmara deverá usar um apoio firme. Para utilizar exposições longas terá de usar um tripé, caso não tenha um à mão é necessário encontrar um local para apoiar a câmara e que ao mesmo tempo tenha uma boa perspectiva da cena que vai fotografar. Um muro ou o tejadilho são óptimos exemplos de um suporte tão firme como o tripé.

  • Onde no artigo vocês escrevem: "ao carregar no botão do obturador faça-o de maneira ligeira e com o dedo indicador da mão direita, para minimizar a vibração." a expressão: "de maneira ligeira" está escrita em português de Portugal, pois em português do Brasil seria algo como "de maneira suave". Se ao ler o artigo o usuário pressionar de maneira ligeira o botão do obturador, a máquina ira diminuir sua estabilidade ao invés de obter o efeito desejado (câmera o mais imóvel possível).