fbpx

MELHORANDO O DESEMPENHO DE LAPTOPS PARA EDIÇÃO COM O EaseUS Partition Master Professional

Foi se o tempo em que laptops serviam apenas para trabalhos leves, como escrever textos ou navegar na internet. Eu mesmo uso um laptop bem poderoso, concebido para rodar os jogos atuais mais pesados, para editar fotografias e vídeos. Isso é fantástico, num equipamento portátil você tem um estúdio de criação completo por um valor é bem razoável. Comparado a um desktop, eles são um pouco mais caros, mas os benefícios são imensos e o poder é equivalente.

Se você está considerando comprar um laptop para edição de foto e vídeo, você vai precisar de uma máquina bem equipada, um bom processador, bastante memória, uma GPU poderosa e que ele ofereça um painel com boa fidelidade de cores. Tudo isso parece óbvio, mas um elo costuma escapar: o disco de armazenamento. De nada adianta tanto poder se o HD for um gargalo para o sistema e, neste quesito, preciso te recomendar um software que ajudará muito na otimização do seu laptop para a árdua tarefa de rodar liso os programas mais avançados de edição – o EaseUS Partition Master Professional.

É claro que toda a utilidade desse programa também se aplica a desktops, mas quero ressaltar alguns detalhes que são fundamentais nos computadores portáteis. Isso porque um computador convencional muitas vezes é montado pelo ou para o usuário e seu hardware é constantemente atualizado. No caso dos laptops, normalmente escolhemos um modelo e não há muita coisa a se fazer além disso. Não podemos trocar a fonte, placa mãe, processador, etc. Mas podemos trocar o disco de armazenamento.

Esse é um ponto muito importante, pois não é raro encontrar o laptop perfeito, não fosse aquele HD convencional lento que vem de fábrica. E muitas vezes é um grande negócio comprar um laptop assim, já pensando num upgrade para um disco sólido SSD. Aí vem a primeira solução oferecida pelo EaseUS Partition Master Professional, com ele você pode clonar o conteúdo do HD de fábrica para o novo SSD. Isso vai te poupar um bom trabalho, pois não precisará reinstalar o sistema operacional, softwares, drivers, etc.

Com poucos cliques você tem tudo dentro do novo SSD e isso vai mudar profundamente o comportamento do laptop. Inclusive, a dica vale para quem já tem um laptop e quer turbiná-lo com um SSD, mas não quer passar o trabalho de reinstalar tudo ou de pagar para um técnico fazer isso. Certamente o EaseUS Partition Master Professional custa menos que o trabalho de um técnico e é super fácil de usar.

Além disso, se você investir nesse programa, terá outras ferramentas importantíssimas que ele também oferece. Voltando ao caso do laptop para edição: imagine que você está com apenas um SSD – afinal, eles ainda são caros e num laptop costuma ter no máximo entrada para dois deles – será um desperdício de potencial deixar seus arquivos misturados aos dos programas e sistema operacional. Com o EaseUS Partition Master Professional você pode organizar a bagunça criando partições específicas para seus arquivos, com isso, seu fluxo de trabalho será mais ágil e a performance do computador também aumentará.

Por exemplo, o meu laptop é usado exclusivamente para edição de vídeo e fotografia. Ele tem um SSD de 512GB que foi particionado em 128GB para o sistema operacional/programas e o restante fica livre para os arquivos que estão no fluxo de trabalho. É incrível como isso melhora o desempenho, principalmente na fluidez da edição dos vídeos. Depois de terminado o trabalho eu mando os arquivos para HDs externos de backup e mantenho o espaço no SSD interno para o próximo trabalho. Aliás, esse processo do backup também é feito com uma ferramenta do EaseUS – eles são feras em soluções desse tipo – já falei do EaseUS Todo Backup Home em outro artigo, você pode conferir ele aqui (LINK PRO ARTIGO).

Enfim, vale o investimento e o legal é que você mesmo resolve tudo, o EaseUS Partition Master Professional, assim como os demais produtos da EaseUS, é facílimo de instalar e tem uma interface bem amigável. O programa é todo em português, inclusive o guia oficial disponibilizado daqui. Um laptop potente, bem gerenciado é tudo o que você precisa para facilitar seu trabalho e você pode confiar nas soluções EaseUS para te ajudar nisso.

Romulo Lubachesky

Romulo Lubachesky é geólogo e fotógrafo, mas dedica-se principalmente a perpetuar o conhecimento sobre os processos do universo fotográfico através de aulas, palestras, artigos e livros. Autor dos livros A Tríade da Câmera Fotográfica e Mirroless - A evolução das câmeras fotográficas. E apresentador dos programas Assunto Principal e Odisséia Fotográfica na photostv.com.

× Precisa de Ajuda?
Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar