Home » Atualidade » Eventos

Mês da Fotografia no Museu da Imagem e do Som

Pelo quarto ano consecutivo acontece o Maio Fotografia no MIS, com várias exposições e eventos sobre fotografia incluindo o Festival e Prêmio mObgraphia 2015

O Museu da Imagem e do Som na cidade de São Paulo promove a quarta edição do Maio Fotografia que na verdade começou em 21 de abril e vai até 14 de junho e conta com quatro exposições principais:

  • O mundo revelado de Vivian Maier – Com curadoria de Anne Morin, a exposição traz 101 fotografias que mostram o seu olhar em várias cidades, principalmente Chicago onde viveu muitos anos trabalhando como babá e isso inclui muitos autorretratos (que na época nem se pensava em chamar de selfie), além de nove filmes em Super 8mm; o documentário Who Took Nanny’s Pictures? (Quem tirou fotos da babá?); e o aclamado filme dirigido pelo historiador Jonh Maloof, Finding Vivian Maier (A Fotografia oculta de Vivian Maier).
  • Perto do rio tenho sete anos – Com curadoria de Diógenes Moura, 45 fotografias em grande formato do fotógrafo André Gardenberg retratam paisagens do pantanal mato-grossense e do Jardim Botânico e Itaipava no Rio de Janeiro, inspiradas nas poesias de Manoel de Barros, falecido em novembro passado aos 97 anos, que ganham a voz do ator Pedro Paulo Rangel.
  • Rastros 1 – Com curadoria de Roberta Sandfeld, trinta fotografias do brasileiro Roberto Frankenberg mostram imagens de onde ficavam os campos de concentração de Sobibor, Auschwitz-Birkenau, Majdanek e Treblinka, “onde as cinzas e o sangue se misturaram com a terra”. Roberto, de origem judia, teve seus avós mortos em campos de concentração na Polônia e florestas dos países bálticos e hoje estas paisagens desoladoras servem de inspiração para o fotógrafo.
  • Lambe-Lambe – os fotógrafos de rua na São Paulo dos anos 70 – Com curadoria de Isabella Lenzi, são mostradas 80 ampliações fotográficas e 80 cromos coloridos de diversos fotógrafos. Todas as imagens fazem parte do próprio acervo do Museu da Imagem e do Som e esta exposição foi elaborada nos primeiros anos de existência do museu.
Autorretrato de Vivian Maier
Autorretrato de Vivian Maier

Também fazem parte do Maio Fotografia duas mostras: A propaganda no tempo de Vivian Maier, traz cerca de 60 anúncios e filmes comerciais de mais de 20 agências do mundo todo; e o programa Nova Fotografia, que abre espaço para novos artistas, traz 20 fotografias da série Formas Urbanas, de Igor Garbin. Outro importante evento é o IV Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia que promove uma série de debates, entrevistas e workshops entre os dias 28 e 31 de maio.

Foto de Igor Garbin para a mostra "Formas Urbanas"
Foto de Igor Garbin para a mostra “Formas Urbanas”

Além de tudo isso, também estará presente o Festival e Prêmio mObgraphia 2015 que já está em sua terceira edição. O Museu da Imagem e do Som traz uma mostra paralela deste movimento, que é dedicado à fotografia com dispositivos móveis, com oito ensaios sob o tema “A emoção das ruas”, expondo olhares femininos no cotidiano contemporâneo.

Fonte e maiores detalhes em: MIS-SP

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar