Home » Cursos » Curso Fotografia DG

Modos de medição 4.91/5 (11)

Os modos de medição são muito importantes para obter a exposição correcta, estes fazem a medição de luz através de um fotómetro incorporado na máquina. As máquinas fotográficas reflex normalmente oferecem quatro modos de medição de luz, são eles a medição matricial, parcial, ponderada ao centro e pontual, cada um lê determinada área da cena.

Medição matricial

A medição matricial faz uma leitura uniforme da cena e é a mais utilizada porque permite uma boa exposição em quase todas as situações. Devemos ter em conta que a medição pode ser enganada devido a motivos com grandes áreas de sombras ou altas luzes intensas.

Medição matricial

Medição parcial

O modo de medição parcial funciona de forma parecida à medição matricial mas numa área menor do enquadramento. Este é útil para fotografia de grupos grandes, quando as pessoas estão juntas na área central da imagem.

Medição ponderada ao centro

Medição ponderada ao centro

A mediação ponderada ao centro é ideal para retratos ou planos fechados de objectos, já que a leitura é feita na parte central da imagem, onde o assunto principal deverá estar.

Medição parcial

Medição pontual

Esta medição permite uma leitura precisa de um determinado ponto da imagem. É bastante útil quando se necessita fazer uma leitura precisa de uma cena que se encontra sob luz intensa, à sombra, ou quando a iluminação é bastante diferente da do resto do assunto. O modo de medição pontual é o que nos permite ter mais criatividade.

Medição pontual

Os tipos de medição funcionam bem com o modo de exposição manual, o que lhe permite total controlo sobra a imagem, mas também podem ser utilizados nos modos prioridade à abertura ou prioridade ao obturador. Para os modos semimanuais existe a função AE-Lock que permite bloquear a exposição mesmo que mude o enquadramento da imagem.

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Rosa Maria Marques

    Olá Diogo Guerreio

    Muito obrigado pela informação disponibilizada, ajudou a compreender melhor este tipo de matéria.
    Bem haja e vou continuar a seguir as suas explicações.
    Abraço

  • Danilo

    Bom dia, Minha câmera é um Canon T5, e não possui medição pontual.

    Há alguma configuração que se aproxime da medição pontual??

    Obrigado

    • Olá Danilo, na T5 o modo que se aproxima mais da medição pontual é a medição parcial, uma vez que restringe a zona de medição a uma percentagem mais reduzida que a medição matricial e ponderada ao centro, ficando apenas restringido a uma pequena percentagem que rodeia o ponto de foco.

  • Alan Alencar

    Prezado,

    A explicação dos modos de fotometria (medição da luz) apesar de muito sucinto está correto. Porém há um erro na informação dos ícones que representam os modos Parcial e Ponderada ao centro. Estão invertidos. Como este site tem uma grande relevância para os buscadores e esta ser uma dúvida muito comum para os postulantes a fotógrafo, seria de ótima prática efetuar a correção.

  • Paulo

    correção.: o simbolo para Medição Parcial e Medição Ponderada ao centro, estão errados!!! invertidos!

  • Paulo

    o simbolo para Medição Parcial ao Centro e Medição Ponderada, estão errados!!! invertidos!

  • Estevam

    Olá….ótima explicação de vocês!!!! Minha dúvida seria a seguinte: quando eu vou fotografar um casal de mãos dadas por exemplo e eu quero usar a abertura grande para desfocar o fundo e eu coloco o foco no centro e as vezes as não fotos não saem bem nítidas, isso teria algo a ver com essas medições ou eu teria que diminuir a abertura???
    Muito Obrigado…

    • fotodicasbrasil

      Oi Estevam, a medição é como a câmera equaciona a quantidade de luz do seu motivo pra assim lhe mostrar a fotometria correta para aquela cena, ou seja, mudar o tipo de medição influencia o quanto sua foto poderá ficar clara ou escura e em que regiões.

      Apesar da fotometria influenciar na nitidez, no seu caso, acredito que o problema seja aonde o seu foco (MODO AF) está pegando, se está dizendo que o seu foco é central, você está indicando para câmera que o foco Não é o casal.

      Verifique primeiro se seu Modo AF está de maneira que possa escolher aonde quer que o foca saia e existem vários modos AF que podem te ajudar nisso.

      Espero ter ajudado,

      Um abraço,
      Simxer

  • King Kong

    olá, sugiro colocarem também os icones representativos dos modos de medição da Nikon e outras marcas (se são diferentes) ao lado dos da canon, pq estes que foram colocados são da canon. att.

  • Felipe

    Olá! O ícone de Medição Parcial está invertido com o ícone de Medição ponderada ao centro.

  • Pedro Junior

    DIOGO – muito bom o seu artigo.
    Me tira uma dúvida …. Fotografei um casamento em uma igreja onde, a porta de entrada ficava bem ao fundo – com luz forte vindo por de trás da noiva e padrinhos – o que me forçou a aumentar a exposição indicada pelo fotômetro para 1 ponto e até 1 ponto e 1/3 a mais para não deixar a noiva e os padrinhos meio silhuetados (sub expostos), mas isso deixou o resto da cena muito clara, até porque os vitros dos lados estavam com as cortinas abertas permitindo a entrada pelas laterais tb de muita luz. Tive que editar as fotos com muito cuidado, no lightroon para tentar corrigir o problema – ou seja, deu trabalho e algumas até perdi. Estava usando o modo manual, raw, Sem uso do flash – não queria o flash, e modo de medição matricial. Nesse caso usar outro modo de medição – como o pontual ou ponderado ao centro – resolveria o problema ??? Agradeço se me ajudar …. obrigado!

    • Alexandre Maia

      Se havia muita luz no entorno e você estava fotografando em RAW, a meu ver poderia ter fotografado subexpondo um pouco os noivos, para depois ajustar localmente neles a exposição, e ter melhor capacidade de recuperar os estouros em volta. Basicamente você tinha que fazer uma média (mesmo que não exata) entre a exposição para o entorno e a exposição para os noivos, pensando já nos ajustes posteriores.

      Claro que a ideia de ter a foto prontinha na hora é mais bacana, mas em situações como essa, é melhor pensar previamente em ajustes da pós-produção, para minimizar o risco de perder imagens que não poderão ser refeitas.

  • Angelica

    Diogo,gostaria que me orientasse, acabei de adquirir uma Canon T3i e quero saber por onde começar a aprender.
    Vi alguns videos da Zona de Fotografia… o que aprender primeiro

  • Paulo neste momento estamos com uma série de artigos que lhe pode ser muito util que fala sobre Fotometria e Flash… veja o link e leia os artigos https://www.fotografia-dg.com/category/cursos/foto

  • Paulo

    Diogo, por favor, tenho uma Sony Alpha 100,

    Para que as fotos nao saiam com tanto ruido,

    qual a melhor maneira de configurar o fotometro,sem o uso do flasch?

  • Carminha veja nos botões atrás da câmara, ou ao lado da ocular. Se não encontrar tente ler no manual porque no menu tenho a informação que não estão. Abraços

  • OLA!, GOSTO MUITO DE

    TENHO UMA D80 DA NIKON, E GOSTARIA DE SABER ONDE NO MENU ESTA ESTES MODOS DE MEDIÇÃO?

    AGRADEÇIDA: CARMINHA

  • Muito bom isso, me tirou uma dúvida de muito tempo, parabéns pelo site.

  • Não tem nada que agradecer Mariana! Dê uma leitura nos restantes artigos do curso e leia também as colunas dos nossos colunistas, você vai aprender muito aqui. Abraços

  • Mariana

    Tenho uma câmera compacta comum (Canon Powershot A590is) e ficava perdida com essas "marquinhas"!!

    Sou uma "apaixonada muito iniciante" pela fotografia e não tinha noção de como usá-las a favor da imagem. Agora as coisas estão ficando muito mais claras…

    Obrigada, Diogo, pela dica!!

Abrir Chat
1