fbpx

Modos de medição

Os modos de medição são muito importantes para obter a exposição correcta, estes fazem a medição de luz através de um fotómetro incorporado na máquina. As máquinas fotográficas reflex normalmente oferecem quatro modos de medição de luz, são eles a medição matricial, parcial, ponderada ao centro e pontual, cada um lê determinada área da cena.

Medição matricial

A medição matricial faz uma leitura uniforme da cena e é a mais utilizada porque permite uma boa exposição em quase todas as situações. Devemos ter em conta que a medição pode ser enganada devido a motivos com grandes áreas de sombras ou altas luzes intensas.

Medição matricial

Medição parcial

O modo de medição parcial funciona de forma parecida à medição matricial mas numa área menor do enquadramento. Este é útil para fotografia de grupos grandes, quando as pessoas estão juntas na área central da imagem.

Medição ponderada ao centro

Medição ponderada ao centro

A mediação ponderada ao centro é ideal para retratos ou planos fechados de objectos, já que a leitura é feita na parte central da imagem, onde o assunto principal deverá estar.

Medição parcial

Medição pontual

Esta medição permite uma leitura precisa de um determinado ponto da imagem. É bastante útil quando se necessita fazer uma leitura precisa de uma cena que se encontra sob luz intensa, à sombra, ou quando a iluminação é bastante diferente da do resto do assunto. O modo de medição pontual é o que nos permite ter mais criatividade.

Medição pontual

Os tipos de medição funcionam bem com o modo de exposição manual, o que lhe permite total controlo sobra a imagem, mas também podem ser utilizados nos modos prioridade à abertura ou prioridade ao obturador. Para os modos semimanuais existe a função AE-Lock que permite bloquear a exposição mesmo que mude o enquadramento da imagem.

Artigos que pode gostar

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜