Home » Atualidade » Eventos » Newborn Photo Conference 2014 — cobertura

Newborn Photo Conference 2014 — cobertura

Liana Lemos nos mostra como foi a 3ª edição do Newborn Photo Conference, evento voltado especialmente a fotógrafos de recém-nascidos, ou que aspiram à área

 

Olá pessoal do Fotografia-DG! Como vão?

Hoje estou aqui para contar como foi a 3ª edição do Newborn Photo Conference, que aconteceu nos dias 10 e 11 de abril em São Paulo.

Primeiramente quero agradecer ao Diogo Guerreiro e ao Fotografia-DG por mais uma vez me oferecer a possibilidade de cobrir um evento tão importante como o Newborn Photo Conference.

O IIF – Instituto Internacional de Fotografia vem promovendo este grande evento, que já está em sua terceira edição, com a missão de reunir fotógrafos experientes e iniciantes apaixonados pela fotografia newborn, a fim de disseminar o conhecimento das técnicas e segredos de grandes especialistas no assunto, através de palestras e prática ao vivo.  

E pela primeira vez o IIF trouxe uma fotógrafa internacionacional para palestrar no Newborn Photo Conference.

Grandes nomes da fotografia newborn marcaram presença no palco do Teatro Gazeta: Cristiano Borges, Gisele Fap, Cinara Piccolo, Laurie Ludes, Silvia Martins, Marcus Aurélio e Werônica Eler (Estúdio DigaChis).

Priorizando o conforto e a segurança dos bebês, foi montado um “estúdio estufa”, que mantém a temperatura ambiente adequada para receber os bebês durante as demonstrações práticas.

Uma equipe formada por fotógrafos associados da ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos permaneceu nos bastidores a fim de prestar todo suporte e auxílio aos pais e bebês convidados.

Abrindo o evento tivemos a palestra do Cristiano Borges seguida das apresentações da Gisele Fap e Cinara Piccolo.

Cristiano Borges – Ensaio Newborn: O Fluxo Completo 

Especializado em fotografia newborn há dois anos, o fotógrafo faz uso de técnicas de iluminação diferenciadas e ilusionismo para criar imagens bastante impactantes, que geram a sensação de improváveis ao espectador, mas que garantem sempre e em primeiro lugar a segurança e bem estar do bebê.

Esse ano o Cristiano palestrou sobre o fluxo completo de um ensaio newborn, partindo do preparo do estúdio, com todos os equipamentos e objetos essenciais para a prática da fotografia newborn; a segurança e os cuidados básicos com o recém-nascido; os equipamentos que utiliza em seus ensaios; esquemas de iluminação; dicas importantes sobre como acalmar o bebê; relacionamento com os pais e avós; e seus truques de bastidores.

 

Duas dicas do Cristiano que achei muito proveitosas para os leitores do DG foram as seguintes:

– Ensaios que contam a história da família:

A imagem tem um valor especial para a família. Por isso é muito importante agregar elementos que contam a sua história. Durante o planejamento é importante saber dos pais um pouco de sua história, seus gostos, hobbys, profissões, se possuem tatuagens, cores preferidas, times, religião… e a partir daí usar desses elementos de forma criativa para criar uma imagem de grande valor para aquela família.

– Tecido Preto

O Cristiano usa tecido preto como fundo de muitas de suas imagens. Usando o diafragma fechado ele consegue isolar o elemento em primeiro plano. Essa técnica aliada há alguns truques de ilusionismo garantem um efeito impactante em suas imagens.

O palestrante mostrou na prática a pose do cestinho, como conseguir a atenção do irmão mais velho e realizou imagem com os pais no fundo preto.

Sua esposa e assistente toda vestida de preto se mescla ao cenário para garantir a segurança do bebê e com um pouco de técnica e ilusionismo o Cristiano produz uma imagem segura e impactante ao mesmo tempo.

Adorei a palestra e continuo a admirar demais o estilo do Cristiano Borges. Sua marca registrada, Luz e Sombra + Ilusionismo, o permite criar imagens realmente inesquecíveis.

Este ano pude conversar um pouquinho com o Cristiano nos bastidores. O vídeo você acompanha a seguir:


Fiquem agora com algumas imagens da palestra:

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

 

Gisele Fap – Composição: O Diferencial na Imagem

Com dois anos de profissão a palestrante já é referência na fotografia newborn. Membro da National Association os Professional Child Photographers (NAPCP) e da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN).

Suas marcas: usa luz natural, privilegia as cores neutras em suas composições, conta histórias com suas imagens, usa principalmente as lentes 17x55mm e uma macro, uso de cores quentes para a fotografia newborn.

Apresentou algumas regras importantes de composição: regra dos terços, espiral de ouro, respiro + assunto, uso de elementos como diagonais, horizontais, sombras, plano de fundo e radial, triangulo de ouro e teoria das cores.

Realizou demonstração ao vivo de poses no puff com bebê convidado.

 

Vejam algumas imagens da palestra:

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Cinara Piccolo – Tratamento de Imagens Para Fotografia de Recém- Nascidos

A Cinara Piccolo é um show a parte. Sabe tudo de tratamento de imagem.

Fotógrafa de recém-nascidos desde 2011 é sócio-fundadora da ABFRN e ministra WS e palestras de tratamento de imagem em newborn pelo país.

Primeiramente explanou as diferenças entre a fotografia em JPEG e em RAW, deixando clara sua preferência pelo formato RAW.

Explicou alguns conceitos de camadas e máscaras no Photoshop.

Sobre a teoria das cores explicou que as cores são complementares e que para neutralizar uma determinada cor, basta adicionar a cor oposta (exemplo: diminui-se a coloração amarelada, adicionando azul). Ela entende que o resultando alcançado é muito melhor do que com a desaturação da cor.

Realizou uma demonstração completa de tratamento de imagem em newborn com Photoshop.

Demonstrou o tratamento da pele do bebê, tirando brotoejas, espinhas, e corrigindo os tons da pele.

Demonstrou, a pedido da plateia, como fazer o Fade Blanket: técnica que “desamassa” os tecidos de puff.

Demonstrou como é feita a fusão de imagens, técnica utilizada para pose da cegonha e outras.

Extremamente proveitosa a palestra da Cinara. Pena que o tempo era limitado e a explanação teve que ser um pouco corrida.  Deixou a sensação de quero mais.

Recomendo muito um Workshop de Tratamento de Imagem em newborn da Cinara Piccolo.

Newborn Photo Conference 2014

No segundo dia do evento tivemos atração internacional com LaurieL e as palestras da Silvia Martins e Estudio Diga Chis.

LaurieL – Newborn e a Magia da Iluminação

A primeira atração internacional no Newborn Photo Conference. A fotógrafa atua na área de fotografia newborn há cerca de 12 anos, muito antes de sua popularização.

Sua palestra foi sobre técnicas de iluminação.

Dica muito importante da palestrante: não importa qual tipo de iluminação é usada, não importa se é luz natural ou artificial, o que mais importa é o quão grande é a fonte de luz e o quão próxima ou afastada ela se encontra de seu assunto.

A proximidade da luz do assunto fotografado está diretamente relacionada ao tipo de sombra que é gerada. Quanto mais próxima do assunto estiver a luz, mais suaves serão as sombras. Quanto mais afastada estiver a luz do assunto, mais duras serão as sombras.

Sendo assim, a fotógrafa utiliza a fonte de luz aproximada do newborn, já que pretende sombras suaves. No caso de gestantes, sua preferência é por sombras duras, com bastante contraste e assim ela afasta a fonte de luz.

Falou ainda sobre os prós e contras da luz natural e da luz artificial. Falou também sobre alguns acessórios importantes para se ter no estúdio e a funcionalidade de cada um: sombrinhas, rebatedores, softboxs, refletores, painéis difusores, …

Explanou ainda sobre o uso correto do White Balance e o quão importante é conhecer o funcionamento do histograma.

Demontrou na prática como realiza a pose da cegonha e para alegria da plateia fez algumas imagens com gêmeos.

Muito boa a palestra da LaurieL.

Para finalizar a LaurieL explanou sobre o cenário da fotografia newborn no exterior em comparação com o cenário brasileiro. Ela explicou que o “boom” que vivenciamos hoje, aconteceu nos Estados Unidos há cinco anos atrás. Falou sobre a importância de nos aperfeiçoarmos agora, estudarmos muito e nos tornarmos os melhores, pois quando o “boom” passar, somente os melhores permanecerão. Isso é fato!

Fiquem com algumas fotos da palestra da LaurieL:

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Silvia Martins – Como Atrair Clientes e Criar um Negócio de Sucesso

A Silvia é fotógrafa de família lifestyle, formada em marketing com MBA em Gestão empresarial e comercial.

A palestra sobre business foi um verdadeiro “tapa na cara” de muita gente, tenho certeza. Acho que a Silvia tem o dom de “sacudir” a gente com suas palavras.

Falou sobre a importância da formação do preço do fotógrafo. Explicou como calcular o valor da hora de trabalho para, a partir daí, fixar um preço mínimo a ser cobrado.

Deu dicas valiosas de como vender mais e como criar um negócio lucrativo.

A importância de possuir um diferencial que o destaque no mercado e formas para propagar o seu diferencial.

Mostrou com dados estatísticos a importância do atendimento ao cliente. Acreditem ou não, 95% das pessoas acham que um bom atendimento é mais importante do que preço e qualidade.

Quanto ao pós-venda deu as seguintes dicas:

– antecipar a entrega do trabalho (Surpreenda o Cliente)

– trabalhar datas importantes (páscoa, dia das mães, natal…)

– brindes

– estar sempre disponível para o cliente

– manter uma atitude positiva

Falou ainda sobre a importância das mídias sociais, de manter seu blog sempre atualizado, guardar e divulgar testemunhos positivos de clientes, e sobre diversas ferramentas de venda (newsletter, networking, parcerias, anúncios, revista, promoções, site, etc) que podemos utilizar para impulsionar o negócio e vender mais.

Sinceramente, após assistir pela segunda vez a palestra da Silvia, saio com a sensação de que preciso fazer reformulações no meu negócio. Acho que muitos dos presentes saíram com a mesma sensação e já devem estar aplicando aos seus negócios.

Newborn Photo Conference 2014

Marcus Aurélio e Werônica Eler (Estúdio DigaChis) – Família em Foco: Interação Antes, Durante e Depois do Ensaio

Adoro! Sou muito fã! E dessa vez tive a oportunidade de falar isso para eles em um bate papo super descontraído nos bastidores.

Começo com o vídeo feito no primeiro dia do evento:

Esse casal divertido e muito simpático conheceu a fotografia newborn a cerca de 2 anos e se apaixou pelo estilo.

Seus ensaios são na casa do cliente e por este motivo são exemplos para muito que estão começando e ainda não possuem estúdio próprio. O Marcus e a Werônica pretendem abrir um estúdio muito em breve e oferecer os dois tipos de serviços aos seus clientes.

Nesta edição os palestrantes falaram sobre a interação com a família, antes, durante e depois do ensaio.

Fizeram uma explanação bem completa sobre a importância do orçamento e sobre tudo que deve estar presente nele: como é o ensaio newborn, quantos dias de vida deve ter o bebê e porque, tempo de duração e alerta para que os pais não marquem outros compromissos do dia do ensaio, o porque das fotos sem roupinhas, ….

Tudo deve ser muito bem explicado aos pais antes do ensaio, pois muitos deles sequer conhecem a fotografia newborn. Não estão informados sobre o andamento do ensaio e o tipo de imagens que fazemos. Assim sendo, este primeiro contato é de extrema importância para instruir os pais e sanar quaisquer dúvidas.

Importante: O orçamento deve conter fotos de seus trabalhos, SEMPRE.

Após a explanação passaram para a prática ao vivo com bebês convidados e demonstraram poses no puff e com os pais.

As fotos você confere a seguir:

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Newborn Photo Conference 2014

Além Das palestras tivemos sorteio de brindes do Studio Gaea Boutique, sorteio e descontos especiais da PhotoBooks Indimagem.

Mais uma vez o Newborn Photo Conference veio para agregar conhecimento e especializar os profissionais que atuam nesta área. Na minha opinião valeu demais o evento e espero participar das próximas edições.

Quero agradecer ao Fotografia-DG pela oportunidade, à minha colega Ranny Michalski (Brincando de Fotografar) pelo suporte que me deu na cobertura do Congresso, aos organizadores do evento e aos palestrantes, que compartilham de sua experiência com quem busca conhecimento.

Segue um videozinho com os melhores momentos do evento:

 

Espero que tenham gostado.

Até a próxima e bons cliques!!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Liana Lemos

Meu nome é Liana Lemos, sou uma carioca de 33 anos apaixonada por fotografia. Como em todas as relações, um dia a paixão acaba ou virar amor. Comigo virou amor e então resolvi me profissionalizar. Desde então posso dizer que acordo, respiro, como, durmo e sonho com fotografia. Sou louca por crianças e pela pureza de suas almas e procuro buscar essa essência em minhas fotografias. Hoje digo com muito orgulho que sou fotógrafa infantil, de gestantes e família e agora escrevo para o fotografia-dg. Meu compromisso é estudar, me atualizar, e dividir o que sei, buscando uma constante melhoria naquilo que faço por amor.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar