Home » Atualidade » Câmeras » Poderosa Nikon D500 é a grata surpresa do dia

Poderosa Nikon D500 é a grata surpresa do dia

Quase todos já sabiam que a estrela maior do dia seria a D5, mas poucos imaginavam que a Nikon surpreenderia a ponto de trazer como coadjuvante de luxo a Nikon D500!

A real sucessora da D300S foi anunciada hoje, hoje foi revelada a Nikon D500 que já chega com um belo cartão de visita como o sistema de autofoco com 153 pontos (que também está no novo carro-chefe da companhia, a Nikon D5), ou o espantoso ISO expandido de 1640000 (um milhão, seiscentos e quarenta mil). Também não podemos deixar de falar da grata inclusão do Bluetooth LE, algo que custa pouco e consome pouca energia, mas que até agora só a Samsung utilizava em suas câmeras. Tudo isso sem se esquecer do wi-fi e NFC integrados.

2611142353

A Nikon D500 é a primeira reflex DX a contar com slot para cartão de memória XQD, mas se você não quer ou não vê necessidade em migrar para um tipo de cartão ainda muito caro e com pouca compatibilidade entre outros dispositivos pode continuar optando pelo tradicional SD. Confesso que esperava um Compact Flash para uma câmera deste porte, que pretende (e vai) rivalizar diretamente com a Canon 7D Mark II, mas o SD não chega a ser um problema.

A Nikon D500 também é a primeira DX capaz de produzir vídeos em resolução 4K, além de contar com intervalômetro para time-lapse também em 4K. Fechando o pacotão antes das especificações técnicas, pode controlar o novo flash SB5000 via rádio, e temos um monitor LCD inclinável de 3.2 polegadas em um corpo de liga de magnésio e fibra de carbono resistente a poeira e respingos. Deu para perceber que a Nikon não economizou para tornar atraente sua DX quaaaase FX, só faltou o sensor full frame mesmo.

Especificações da Nikon D500:

  • Sensor CMOS de 20.9 megapixels (APS-C com 21.56MP de resolução total)
  • Corpo em liga de magnésio e fibra de carbono resistente a poeira e respingos
  • 153 pontos de foco (99 deles cruzados)
  • Processador EXPEED 5
  • Fotografa em RAW de 12 ou 14 bits, com compressão ou sem e em 3 tamanhos diferentes
  • Sensibilidade ISO 100-51200 (expansível até 50-1640000)
  • Tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos, incluindo modo bulb e sincronia de flash a 1/250
  • Modo contínuo de até 10 fps em resolução máxima
  • Não possui flash integrado
  • Faz vídeos Full HD com taxa de até 60fps e 4K com taxa de até 30fps no formato MOVe som estéreo
  • Possui monitor LCD de 3.2 polegadas inclinável  sensível a toque
  • Possui wi-fi, bluetooth e NFC integrados
  • Possui entradas para microfone, fone de ouvido, mini HDMI tipo C e micro USB 3.0 tipo B, e compatível com unidade GPS GP-1A

A Nikon D500 estará disponível a partir de março ao custo de 2 mil dólares, o corpo; ou 3070 dólares, o kit com a objetiva AF-S DX NIKKOR 16-80mm F2.8-4E ED VR.

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

31 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Olá boas as D500 FX pode utilizar as objectivas DX na D750 não pode usar objetivas FX a qualidade não vai ver .comprimentos

  • Estou indeciso em Nikon D500 ou Nikon D750, tenho mais objectivas DX do que FX qual vossa opinião nestas duas? É que faço foto desporto mas também muitas de paisagem
    Grato pela vossa opinião
    Cumprimentos

  • Eu acho que ela vai continuar cara, vi o anúncio dela ontem na loja que eu está passando aqui em Tokyo só o corpo está 240k yen sem imposto.
    E faltou falar que ela controla o novo SB5000 via rádio. Este também não sei se vai ser compatível via sistema antigo das outras câmeras.
    Como ela não tem flash ela vai precisar de um unidade para controlar flash das outras gerações.

  • Só achei que pode ficar muito cara aqui , pq se o preço do dólar se manter até o meio do ano nessa faixa de 4,00 /3,90 , vai ficar mais cara que muitas full.

      • A D500 já está em pré-venda por algo em torno de US2.000 (Amazon, Adorama, BH). Mais cara que a D750 e muito mais que a D610.

          • Sem dúvida, mas é um pouco difícil ficar abaixo do valor da D750. Ela tem recursos comuns à D5, como sistema de AF e sensibilidade, além do novo processador.
            De qualquer forma, quem tem interesse em comprar, deve esperar de 6 meses a 1 ano, pois, como vc disse, o preço cairá e, principalmente, para ver se não vem com defeito, como a D600 e a D750.

    • É… porque flash de preenchimento é totalmente inútil… certo? De qualquer forma, eu uso o flash integrado apenas controlar outros flashes (CLS) e a Nikon D500 já vem com rádio embutido para ser utilizado com o Sb-5000, então não foi uma perda tão grande.

      Mas lembre-se que nem todas as situações de iluminação podem ser resolvidas com ISO alto (contra-luz, por exemplo), então para alguns fotógrafos a ausência de flash integrado pode ser uma perda considerável.

  • Rodrigo, boa tarde. Pelo preço que deve chegar no mercado, ele ficará semelhante a uma D610. Vc não acha que estes 153 ptos de foco e os 10 fps não sairão mto caro?Aí pergunto, dá pra comparar?

    • Olá Paulo, podemos comparar à situação da Canon que é quase idêntica: o preço da D500 deve ficar na mesma faixa (ou pouco acima) da Canon 7D Mark II. Realmente os dois itens que citou sairão caro mesmo.

      Particularmente sempre vou preferir uma câmera como a D500 cheia de recursos de ponta do que uma D610 que preza mais por ter um sensor maior. Mas essa é uma opinião bastante pessoal e depende muito da atividade de cada fotógrafo.

  • A Nikon não domina a tecnologia dos sensores. Limita-se a comprá-los da Sony. Agora, porém, a Samsung entrou forte nesse competitivo mercado. A Canon que se cuide.

    • Essa é uma informação que provavelmente só vai ser descoberta quando ela começar a ser vendida. O que eu sei é que tanto o sensor da D5 quanto da D500 são totalmente novos e rumores em 2014 davam conta de um possível fim de parceria entre Nikon e Sony. Eu também estou curioso pra saber isso e assim que souber vou divulgar aqui no DG.

    • Obrigado. Talvez tenha sido a primeira (ou segunda, no máximo) porque todos estavam focados na D5. Como a D500 é uma câmera mais “real” para nossa situação econômica achei melhor priorizar esta.

  • Parceiro já exite camera com sensor do mesmo tamanho dela que captam vídeo em 4k, a nx1 da samsung é uma! Mas se a intenção era dizer a primeira DSLR com sensor cropado ai você deve estar correto.

Carrinho

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email