Home » Atualidade » Câmeras » A grande surpresa da Nikon a D5200

A grande surpresa da Nikon a D5200

Muito se falou nestes últimos tempos de uma sucessora da Nikon D7000, há até a possibilidade do lançamento (que pode ainda ocorrer) de uma D8000, mas a Nikon surpreendeu com a apresentação da Nikon D5200, um avanço em relação a sua antecessora a Nikon D5100 lançada em 2011.

A Nikon D5200 continua sendo uma DX de médio porte, com 24,1 megapixels, contra os 16,1 megapixels da D5100 e D7000.

A proposta da Nikon em desenvolver a D5200 foi trazer o melhor da D7000 e a D5100, lembrando que o público alvo continua sendo aquele apaixonado por fotografia que não tem intenções de uso profissional, mas que nada impede que também seja utilizada para este intuito.

A Nikon D5200 traz o sensor CMOS já padrão em suas câmeras, mas que segundo a Nikon traz uma melhoria significativa na qualidade e nitidez de imagem em relação a D5100, e também apresenta um novo processador de imagem EXPEED 3, que atua com uma melhor operação de alta velocidade e excelente reprodução de cores.

O ISO da D5200 é de 100-6.400 com expansão de até 25.600, possibilitando disparos até mesmo em ambientes com pouquíssima iluminação.

A Nikon espelhou-se na D7000 para desenvolver o sistema AF da D5200, com a mesma quantidade de pontos de foco automático, sendo no total de 39 pontos, lembrando que a D5100 possui apenas 11 pontos.

E da D5100 vem um dos pontos que mais agradaram os consumidores “não profissionais”. A tela multi-ângulo com as mesmas definições e polegadas da D5100, possibilitando retratar imagens em condições adversas como também autorretrato, o que também é muito ideal para que for utilizar para filmar.

A D5200 também espelhou-se na D5100 no modo de Cenas e Efeitos, que traz uma gama de seleções que a própria câmera trabalha para um melhor resultado, como captura de imagens em HDR, com cor seletiva, que para os usuários alvos desta câmera irá agradar bem, mas para usuários que desejam ter o controle total não servirão para nada.

E por falar em filmagem, como já é de característica em todos os últimos lançamentos ela possibilita filmagem em Full-Hd. Esperamos apenas que a Nikon tenha melhorado o microfone interno, que na D5100 captava pouco som e muito ruído do motor de foco da objetiva.

Uma boa função da Nikon D5200 é a possibilidade de transmissão sem fios das imagens capturadas, para dispositivos móveis com iOS ou Android, mas para que isso seja possível é necessária à utilização de um adaptador sem fio WU-1ª, que é vendido à parte.

A D5200 ainda possibilita disparo contínuo de 5 fotos por segundo.

Segundo a Nikon a D5200 terá peso aproximado de 505g, só o corpo, sendo 55g mais leve que a D5100, e também estará disponível em três cores: Preto, vermelho e bronze.

Agora vamos esperar qual o preço que a mesma virá, já que nem nos Estados Unidos os mesmos foram anunciados.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Otávio Souza

Formado em Administração com especialidade em Marketing é um apaixonado por fotografia, já que seu grande amor é sua esposa. Fotografo amador tem como preferência retratar paisagens urbanas, e pessoas em momentos espontâneos. Em seu tempo livre dedicar-se a desvendar novas técnicas e tendências deste universo. É Nikonzeiro, mas seu interesse por tecnologia faz com que se aprofunde em todas as marcas e modelos de equipamentos fotográficos, vai que um dia ele resolve mudar.

14 Comentários

Clique aqui para comentar

  • estou numa dúvida cruel, entre a D3300 e essa D5200, mas pelo que vejo mesmo sendo mais antiga a D5300 leva vantagem sobre a outra! Enfim, vocês me dariam alguma dica?

  • Eu tava querendo comprar uma Nikon D5100, agora que a Nikon lançou a D5200 qual devo comprar?
    não sou fotografo ainda, mas penso em ganhar dinheiro tirando fotos. a área que escolhi foi Fotografo Esportivo, e ai, qual eu compro?

  • Bem legal o review. Na minha opinião falta pouco mara a 5200 ser uma excelente opcão (já é muito boa).Tenho três dúvidas:

    1) ela tem horizonte artificial no modo Live view?

    2) a velocidade de sincronismo do flash continua em 1/200?

    3) é possível comandar um flash nikon TTL, como o SB910, por exemplo, no modo manual, a partir da câmera (commander mode)? Além disso, o flash embutido pode comandar um flash remoto?

    Grande abraço a todos.

  • Eu sei que o pessoal deve estar de saco cheio dessa pergunta, mas eu estava certo de que compraria uma Canon T4i, mas agora com essa câmera, sinceramente ñ sei bem o q fazer. Sei que a T4i eh mais pro nível low-end e essa Nikon eh mid-range, mas ao meu ver, ela são muito próximas em suas propostas. E como depois q vc adquiri uma marca, fica meio complicado trocar (por causa dos acessórios), eu realmente queria fazer uma compra certo de que foi a melhor dentro do que posso pagar. Sei tb que há muitos fanboys de ambas as marcas. Será que existe argumentos que ajudem a bater o martelo pra uma ou outra marca? Somebody help me… Kakakk

    • Olá Thiago, tudo bem???
      Acho muito pertinente sua dúvida. Ao adquirir sua primeira DSLR, acho que um dos fatores principais é saber qual marca que você irá seguir por pelo menos um bom período.
      Não entraremos em méritos de Canon X Nikon X Sony, pelo simples motivos que todas elas fazem seus produtos por excelência, não há grandes diferenças em tecnológicas, até mesmo pelo motivo de que vários componentes nestas câmeras são produzidos pelas mesmas empresas.
      Eu ainda sou do fator de escolha, de sim comparar as diferenças, mas também identificar para o que será utilizada, quais objetivas tenho a intenção de adquirir, e fazer um pesquisa também da diferença do preço destas objetivas.
      E acho que não há outra melhor tomada de decisão do que experimentar, se tiver oportunidade, assim que a D5200 estiver disponível, compare com a T4i na pegada, na sensação de sentir, colocar seus olhos no visor, manusear o menu, e ver qual se adapta melhor e a qual sua experiência foi mais agradável, e faça isso mais de uma vez, eu acho que desta forma você tomará uma decisão mais assertiva, e que vai lhe agradar muito mais.
      Um grande abraço.

      • Com certeza, a pegada deve ser o fator mais importante. Bom, quanto a objetivas, pretendo comprar uma 75-300mm, 50mm fixa 1.8 e uma 60mm f/2.8 macro (olhei as lentes da Canon, mas a Nikon deve ter as equivalentes). Minha intenção eh comprar a DSLR apenas para hobby, nada profissional, portanto, nesse ponto a T4i pesa por estar bem mais barato do que no lançamento, e a Nikon D5200 vai chegar aqui bem mais caro. Notei também que as objetivas da Nikon são levemente mais caras do que as da Canon.. Isso é fato ou foi só impressão minha?

        Ah, uma coisa que a gente ñ vê muito nas análises das câmeras, são suas funções, tipo, outro dia vi um video comparando a T4i com a 60D e vi que a 60D tem uma função que mostra o desnível solo, eu nem sabia que ela tinha isso até então. Esse tipo de coisa que normalmente só pegando a câmera ou conversando com um dono.

        No mais agradeço a atenção.

        Obrigado….