Home » Atualidade » Câmeras » Nikon P900 e seus impressionantes 83x de zoom

Nikon P900 e seus impressionantes 83x de zoom

Nunca uma câmera enxergou tão longe quanto esta Nikon P900, e ela supera as concorrentes com uma vantagem grande demais mesmo para os estratosférios padrões atuais. Primeiro deram um basta na guerra dos megapixels, que fizeram algumas compactas ultrapassarem os 20MP em sensores do tamanho de uma unha (isso nunca poderia ter dado certo, né?) mas hoje a maioria está estacionada em 16MP; agora temos a guerra do superzoom, que levou as câmeras a serem chamadas de ultrazoom nos últimos anos e agora inaugura a era das megazoom com esse alcance absurdo de 83x! Tudo muito majestoso, mas será que é disso que os entusiastas da fotografia precisam?

8949737658

No início do ano passado a Kodak AZ651 chegou aos 65x de zoom alcançando a inédita distância focal de 1560mm e isso já era algo impensável há 1 ou 2 anos atrás, era um alcance já muito absurdo e outras concorrentes posteriormente chegaram muito perto mas não ousaram ultrapassar. Agora a Nikon P900 possui uma lente que vai de 24 a 2000mm, isso mesmo: 2000mm de distância focal. Já não duvido mais que até 2016 exista uma câmera com 100x de zoom e essa nova guerra do zoom parece não ter fim, pelo menos a curto e médio prazo.

3983233247

Especificações da Nikon P900:

  • Sensor CMOS de 16 megapixels (1/2.3 de polegada com 16.76MP de resolução total)
  • Objetiva com 83.3x de zoom, distância focal entre 24-2000mm com abertura f/2.8-6.5 e macro de 1cm
  • Possui estabilização óptica de aproximadamente 5 pontos
  • Possui controles manuais
  • Sensibilidade ISO 100-6400 (expansível até 12800)
  • Tempo de exposição varia entre 1/4000 e 15 segundos
  • Modo contínuo de até 7fps
  • Alcance do flash de até 11.5 metros
  • Faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo
  • Possui monitor LCD móvel multi-ângulo de 3 polegadas e visor eletrônico
  • Possui conectividade wi-fi e NFC, além de GPS e GLONASS
  • Alimentada por bateria com capacidade para cerca de 360 fotos por carga

A Nikon P900 estará disponível em abril na cor preta ao custo de 600 dólares. Um pouco caro para os padrões de uma superzoom simples, mas paga-se pelo exagero de zoom que esta câmera possui.

 

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

131 Comentários

Clique aqui para comentar

  • sabe me dizer quantas fotos por segundo ela tira?? meu interesse é cenas de ação, tenho uma sx50 e ela bate até 10 fotos na sequencia no modo esporte, essa NIKon, sabe me dizer quantas ela é capaz de tirar numa sequencia?

  • Bom dia, Rodrigo. Parabéns pelas dicas. Estive vendo todos os comentários e suas respostas. Eu estou em dúvida quanto a compra de uma nova câmera, preciso de mais zoom. Tenho uma Canon 590is zoom de 4x com zoom digital vai a 16x mas assim as fotos não ficam boas. Com essa não consigo boas fotos pois ao me aproximar os passaros escapam.
    Qual câmera daria melhor foto, ao fotografar por exemplo, um tucano no alto de uma arvore a uns 50 metros de distancia? Seria suficiente uma sx50 ou teria que ser a P900?
    Obrigado!
    Att

    • 50 metros não é tanto, então a SX50 dá conta do recado. Mas talvez a P900 não esteja muito mais cara, pode ser que o custo-benefício dela seja melhor para quem precisa de muito zoom.

  • Exatamente essa era minha dúvida: J'tive uma Mirrorless Sony Nex F3K, onde a qualidade era espantosamente maior que as SZ. Pergunta: Com uma T5i com kit 18-135, terei o mesmo resultado que com uma D7100? Emendando: Qual o preço que estaria bem pago numa T5i com 18-135 e uma D7100 com 18-250, ambas seminovas, com 2 anos de uso em média? Acha arriscado pegar alguma dessas e depois ter que trocar sensor ou outras peças de desgaste normal? vale correr o risco tendo em vista o preço das novas com este dólar alto? A P900 é excelente, mas acho que ainda carece de qualidade; O dia que fizerem uma pouco superior a FZ1000, seja com pouco mais de zoom(uns 24X) ou se
    nsor pouco maior que 1", aí seria tudo de bom… Até lá só resta esperar). Se tiver alguém interessado em trocar uma FZ1000 pela P900, só falar.Obrigado novamente!

  • Então Rodrigo, após alguns meses decidi vender minha P900 e partir pra uma semiprofissional ou uma Panasoni FZ1000, só que esta não encontro no Brasil, saberia onde posso achar? Acha que o que ganharia em qualidade, compensaria na perda do zoom, ou teria que partir pra uma DSL-R mesmo, tipo uma D7100 usada ou T5i nova, ambas com 18-135 ou 140mm?

    • A Panasonic desativou sua divisão de câmeras no Brasil, não irá mais encontrar nenhuma câmera desta amrca aqui a não ser que encomende com algum vendedor autônomo. Se for pela qualidade de imagem não precisa nem ser uma D7100 ou T5i, uma D3200 ou T5 já resolve seu problema.

  • Rodrigo, boa tarde. Sou leiga, não entendo nada de câmeras, apenas quero adquirir uma que me dê boa qualidade nas fotos. Desejo tirar fotos normais, em eventos. Não sou profissional. Qual indicaria? Obrigada

    • Indico uma DSLR de entrada como Canon SL1 ou Nikon D5200. E faça pelo menos um curso básico para aprender a usar controles manuais e outros segredos destas câmeras.

      • Acredito que tendo uma boa câmera poderei tirar lindas fotos de minha família. Tentarei fazer um cursinho básico. Muito obrigada.

    • Você tem uma P900 ?
      ela vem com manual, caso você queira comprar eu vendo a câmera lá no mercado livre é só conferir meu nome é André posso vender um manual em português para você também

  • Já estou com a minha P900 por 2 meses e digo: É aquilo que se espera dela. Tinha uma P510 de 42x e notei algumas melhorias que não são muito divulgadas, como nível no visor em 3D; sensor que desliga o visor quando não está em uso, o controle remoto que pode ser usado pelo smartphone… Enfim, surpresas e novidades que saem como bônus. Atualizei o firmware para 1.1 sem problemas; A bateria dura comigo muito além de 500 fotos com sobras! Apenas esperava que o ruído e aberração cromática fossem melhores, mas já senti bastante diferença da P510, nesses quesitos. Questão preço é que são elas: Sumiu do ML por um tempo, hoje encontra-se até mais cara que no site da Nikon, oferecida por 2900,00 – praticamente fazendo as contas – o mesmo preço dela no exterior. Resumindo: No dia que o #1 fabricante fizer a superzoom com faixa de 20-500 ou 20-600mm e sensor de 1" entre f2.8 e 3.5, com preço nesta faixa, será a MasterPiece!

    • Sumiu do ML porque também sumiu nos EUA, a Nikon está sofrendo com alguns atrasos e como a maioria dos vendedores autônomos daqui importam dos EUA, quem tem vende muito caro.

  • Estava , no início , lendo esse post no intuito de comprar uma SZ ! Ao ler seus artigos e revisões acabei tendo ciência que essas câmeras não se adequam ao meu intento ! Fui de G1x!

  • Muito obrigado ! Acabei comprando a Canon g1x de segunda mão por 900 reais muito bem conservada!
    Agora estou estudando um pouco sobre as três variáveis mais importantes no controle da foto iluminação, balanceamento e profundidade de campo! E seus "expoentes" Obturador, diafragma e iso!
    Sou muito amador em fotografia, mas estou adorando a recém aquisição! Sua possibilidade de interferir nas "nuances da fotografia!"

    Se viajasse muito e tirasse predominante fotos de pássaros e coisas distantes! Compraria essa nikon! Aqui em salvador ela está à vista 2409 reais ! Valor, para mim, proibitivo!

    Mais uma vez muito obrigado pela atenção e ajuda!

  • Aonde vai parar isso, zoom 83, qual será a próxima zoom 200 se continuar assim vamos tirar fotos dos plutonianos na maior facilidade.

  • Vocês tem algum fórum de fotografia ! Se sim pode me passar o link por favor?
    Vou estudar um pouco , como fotógrafo amador mesmo, para trocar experiência e aprender!

  • Prezado obrigado pelos exclarecimentos!
    Já tenho uma câmera em vista a Canon G1x ! E encontrei duas que me agradaram! Uma semi nova de 2 anos de uso aqui em salvador (pelas fotos em ótimo estado) pelo valor de 900 reais e outra em SP na caixa lacrada , no valor de 1500 reais! Essa máquina vale a pena pegar nova por essa quantia?
    Pessoalmente Você preferiria qual das duas!

    • Se você tiver como testar a usada e economizar esses 600 seria bem melhor, câmeras bem cuidadas são para toda a vida. Apenas para o caso de não poder testar, pegue essa de 1500 que não está um preço tão ruim, já que muita gente tem vendido câmera bem inferior nessa faixa de preço.

  • rodrigo meu caro,fiquei babando com essa 83x,mas quero uma câmera que me de zoom e nitidez,para fre lance de um jornal e natureza e gravar videos,o que me indica,pode ser semi profissional mesmo ok.

  • Boa tarde, Rdrigo Jordy a P900 é boa para tirar fotos com alto zoom em movimento? Tipo ela é boa para fotógrafos que cobre futebol?

    • Ela é exatamente como qualquer outra superzoom, ou seja, faz a mesma coisa com a mesma qualidade de uma câmera simples de bolso mas como a vantagem do alcance super longo. Depende muito mais da habilidade do fotógrafo em extrair o máximo que a câmera oferece do que do equipamento em si.

      Se você tiver um tripé é melhor ainda porque, como ela possui um alcance muito longo, um milímetro que você mover a câmera vai perder a cena, então tem que ter bastante conhecimento dos controles manuais e sensibilidade ao mover a câmera para conseguir bons cliques em movimento com muito zoom.

  • rodrigo , a p900 esta saindo por R$ 2899,00 na loja da Nikon , vale a pena esperar pra cair o preço ou vc acha que com a alta do dólar o preço sera esse ou ate mais ? ……

    • Em se tratando de loja oficial esse preço só vai cair quando for lançada uma substituta. Se esperar o preço cair já vai sair uma P910 e você não irá mais querer comprar a P900, e aí começa uma nova espera pela queda de preço e esse círculo vicioso nunca se acaba.

      Se você só tiver a loja oficial para comprar então é melhor comprar agora ou então procure outras formas de adquirir esta câmera.

  • Vou perguntar em um post dele e vê se responde! Já li os dez motivos para comprar a G1x do Alexandre e perguntei lá no post!

    Mais uma vez , muito obrigado!

  • Ainda estou em processo de compra de câmeras! Depois de diversas leituras estou entre a Lumix L7 e a Canon G1X.
    Encontrei ambas usadas com 3000 clicks aproximadamente com valor de 1300 e 1200 reais respectivamente! A L7 achei nova por 1800 reais !
    Achas esses preços caros para o que elas oferecem? Os 3000 clicks é muito uso?
    Em tempo, depois que li as postagens desse site e de outros acabei me disinteressanfo pelas super zoom devido à perda da qualidade da imagem!

    • Não conheço a Lumix L7, não seria LX7? Se for está muito cara, 1300 reais é o preço justo de uma nova. Já a G1x está num bom preço, mas acho que o colunista principal aqui do site, o Alexandre Maia, tem uma oferta melhor.

      Como são duas câmeras compactas que usam essencialmente um obturador eletrônico, o número de cliques pouco ou nada influencia na vida útil da câmera. É um componente eletrônico que pode quebrar hoje mesmo ou nunca mais.

  • Boa Tarde.
    Parabéns e obrigado por todas as dicas que nós conseguimos tirar aqui.
    Se me puder a ajudar agradeço.
    Estou a pensar comprar uma grande zoom.
    do que vi até agora, estou indeciso entre a nikom p 900 e a canon sx 50.
    Contudo, tenho lido rumores que pode estar para breve o lançamento da canon de resposta à nikon p 900 (fala-se no modelo canon sx 70), que viria com 100x.
    O que me pode dizer sobre este rumor.
    Obrigado

    • Existe apenas uma patente de câmera com 100x de zoom, até agora não houve nenhuma indicação de que isso sairá do papel. Pode até ser que saia uma Canon SX70 em setembro e certamente não serão 100x de zoom, mas o mais provável é que a SX70 seja lançada apenas em setembro de 2016, pois não há nenhum rumor apontando para isso em 2015.

        • Quanto maior a distância focal mais sacrificada será a nitidez e a qualidade de imagem, então só recomendo a P900 se os 83x de zoom forem mais importantes do que a qualidade de imagem.

          • Mais uma dúvida por favor.
            A sx 50 tem limite maximo de focagem 1200.
            Se eu considerar ambas ( sx 50 e a p900) com a focagem em 1200 a qualidade de imagem é diferente ou é igual?
            será que a qualidade de imagem só difere se estiver a fotografar no máximo nas duas?

          • Na verdade não é focagem, é o alcance da lente, só para evitar confusão. Por ter uma resolução menor e uma lente de maior qualidade, a Canon SX50 consegue resultados melhores até 1200mm. Quando a lente é muito extensa, toda ela é afetada por uma queda de qualidade já que é necessário mais vidro para sua composição interna, é por isso que as melhores compactas e lentes são sempre as que não possuem zoom, chamadas prime ou fixas.

  • Tens algum local de compra que possa me indicar? Com o orçamento de 1600 a no máximo 2000 reais podes me propor alguma com base na sua experiencia?

    • Procure por grupos de compra e venda no facebook, há vários vendedores autônomos que conseguem vender por um preço um pouco abaixo do mercado e se informe sobre os mais confiáveis com os próprios membros do grupo.

  • Tens algum local de compra que possa me indicar?
    a Canon G16, por 1500 reais esta cara?
    prezado quanto mais leio mais "perdido" fico na escolha!

  • Li várias matérias dos sites fotografia de e foto fácil! Depois fiz essa lista! Das ultra zoom ficarei com a Canon sx50 (teria alguma melhor, com preço similar, no geral e no seu ponto de vista/experiência)!
    Mas queria também uma compacta em dimensões mesmo! Dessas que cabem no bolso! Separei essas Canon Sx 600 hs, sx 700 hs e Canon elph 520hs essas três cabem no meu orçamento! Se fosse você, com a experiência que tens hoje, escolheria a qual ? Ou terias outra a propor?
    Essas pelo que Percebi são excelentes, mas muito caras, pelo menos em minha pesquisa!
    Sony rx100
    Canon sx60
    Canon g1x

    • Das primeiras que citou acho a SX700 melhor. Sobre a SX50 está um pouco difícil encontrá-la á venda, você já encontrou?

      Já nas últimas câmeras que você citou, RX100 e G1x estão muito acima em qualidade de todas as superzoom, são bastante superiores. Talvez a G1x seja superior, mas é um pouco pesada.

  • Bom dia ,
    Desejo uma câmera para fotos em viagens e da natureza ! Estou na dúvida entre a Nikon p900 e a Canon sx 60!
    Em termos de qualidade de imagem e alcance de distância (zoom óptico) , qual o custo benefício melhor !
    A qualidade de imagem entre a Canon sx50 e a sx 60 são muito diferentes?
    Tenho uma ollympus SP-800UZ há 4 anos quero algo melhor!

    • Em qualidade de imagem a Canon SX50 é melhor que todas essas, a diferença não é grande para a SX60 mas existe. Em comparação com a Olympus a maior diferença será os controles manuais, não dá pra fazer muito milagre com essas câmeras de sensor pequeno. Mas se longo alcance for sua prioridade vá na P900.

  • Rodrigo, não é para uso profissional. O fato é que irei para o exterior e como gosto muito do lugar, pretendia fazer um poster com uma foto própria ou, se ficasse dificil, comprá-lo feito (o que, pelo que você respondeu, será minha opção).. O uso da máquina será amador, para fotografar ambientes externos e internos nos locais que eu visitar, além de fotos corriqueiras (familia, passeios, shows, etc). Pretendo, sim, fazer com qualidade e poder mandar imprimir em um tamanho de até 20×25, sem qua haja ruídos e com total fidelidade à imagem original. Dessa forma, é possivel investir até 500 dólares ou ainda assim é pouco? Creio que não haja necessidade, então de me preocupar com as lentes, já que não serão feitos posters. Porém, não abro mão da qualidade das fotos, como abordei acima. O que posso fazer então? Abraço e obrigado de novo!

    • 20×25 dá pra imprimir até com 6MP, então não precisa se preocupar com a resolução mas tendo mais disponível não vejo porque não usar. Você pode conseguir uma Sony RX100, é a que possui a melhor qualidade de imagem dentro do seu orçamento. Com mais qualidade de imagem ainda você pode conseguir, aqui no Brasil mesmo, com menos de 1000 reais uma Samsung NX3000 mas ela é uma câmera de lentes intercambiáveis e vem no seu kit uma lente com aproximadamente 3x de zoom.

  • Rodrigo, muito obrigado pelos posts e resposta. Entendi a importância do sensor e, se entendi corretamente, a resolução só faz a diferença com um sensor que a comporte (grande o bastante) e boas lentes. Então, pretendo fazer posters e, se for possivel, não gastar tanto. Assim, em máquinas com 16mp, qual o tamanho mínimo do sensor e a que lentes devo dar preferência, para que meu trabalho fique bom? Pretendo, também, adquirir uma máquina que tire fotos em raw, porque li a respeito e creio que será melhor. Necessariamente, tem que ser uma profissional ou encontro alguma em torno de 500 dólares, que é o que pretendo investir? Estas referências, pelo que li em seus posts, irão me ajudar muito (resoluçãoxtamanho sensorxlentes). Muito obrigado, mais uma vez?

    • As lentes não influenciam nisso, vão influenciar no tipo de foto que você pretende fazer e essa informação eu ainda não tenho, preciso saber que tipos de fotos pretende fazer para te indicar as melhores lentes. E já que estamos falando de lentes então já podemos esquecer as superzoom que possuem uma lente única fixa ao seu corpo, devemos partir para as DSLR ou mirrorless.

      Também não existe um tamanho mínimo de sensor para câmeras com 16 megapixels, acho que a conta que você deve fazer é outra. Em vez de procurar uma câmera que necessariamente tenha 16MP de resolução, você deve dar importância primeiro ao tamanho do sensor e depois à resolução. A maioria das câmeras mirrorless e DSLR possuem um sensor APS-C que é grande o suficiente para comportar qualquer resolução, seja 15, 16, 20 ou 30. Então, esqueça esse número fixo de 16 e foque no tamanho do sensor.

      E uma coisa acarreta outra, se você pretende fazer posters então vai precisar investir muito dinheiro em impressão (seja em casa ou por meio de terceiros), não dá pra pensar em economizar na hora de comprar a câmera. Vai precisar de algo muito acima dos 500 dólares, pois só a câmera deve custar mais do que isso e ainda tem os custos com iluminação, lentes e acessórios.

      E preciso saber que tipo de fotos você pretende fazer, imagino que seja uso profissional já que pretende fazer posters, mas preciso saber exatamente em qual área para poder te indicar câmera e lente com um bom custo-benefício dentro do seu orçamento. E não se esqueça, deve ser maior do que os 500 dólares que mal darão para a câmera.

  • Rodrigo, parabéns por seu interesse em, com algo que entende, ajudar às pessoas! Quero comprar uma boa máquina, mas não necessita ser muito cara ou profissional. Penso na sx60 Canon (pelo zoom e recomendações). Porém, li os comentários acima sobre a sx 50 e vi que tem somente 12 pixels contra os 16 da Canon. Percebi que você prefere a 50, mas não sei suas razões. Outro detalhe é que eu soube da existência da Nikon 900, com este zoom de 83x. Enfim, desconsiderando o zoom e considerando apenas a qualidade de imagem e condições de fotos para posters (2 quesitos que, como leigo, acredito estarem ligados), qual delas tem a melhor imagem? Muito grato!!!

  • Dois detalhes, não fotografa em RAW e zoom elétrico. Pra mim dois itens fundamentais. Vou continuar com minha Fuji HS20EXR + Rainox 2025 pra ter 1584mm. Se necessário for, vou pra HS50EXR e aproveito todos os filtros e adaptadores que já foram comprados uma vez.

    Pergunta: Com a HS20EXR e pilha recarregável de 2850mha tiro mais de 800 fotos, sabe informar de vai ser lançado batery grip pra essa P900. Embora ela tenha saído dos meus desejos, seria interessante uma fabricante começar a lançar este item. Seria questão de tempo para as outras acompanharem, pois tenho certeza que a demanda existe, eu mesmo compraria um item destes

  • sou iniciante em maquinas fotograficas gostaria de saber qual e a distancia do que esta maquina bate a foto

    • Talvez, pode ser realmente pouco mas depende da utilização da câmera. Para postar fotos na internet não é necessário mais do que 3 megapixels. Para imprirmir fotos em 10×15 dá para fazer com 8 megapixels e acho que 12 megapixels são o suficiente para impressões em 20×30. Agora, se for para transformar todas as fotos em poster, realmente 12 megapixels não dão conta.

  • Rodrigo, bom dia!!! Analisando diversas opiniões sobre as câmeras megazoom, eu adquiri a câmera Canon PowerShot SX50. Pois queria muito zoom e qualidade na mesma câmera. Será que fiz um bom negocio Rodrigo, em relação as câmeras que estão atualmente no mercado? Abraços

  • Sou entusiasta da fotografia, faço por hobby mesmo. Quando sobrar uns $$ aposento minha HX1… que na época, com seus 20X de zoom era o máximo. Mesmo assim, consegui várias fotos legais com ela. Estive pesquisando muito, já pensei em comprar a Nikon D610 (é a preferida, porém não tem a tela móvel), Canon EOS 70D (tela móvel e mais muitos outros recursos bacanas), mas acho que ainda vou ficar com a P900… devido ao Zoom… Embora, tenho certeza que a qualidade de imagem não se compara às outras duas. Mas para mim que gosto de fotografar pássaros, lua e planetas, acho que é a ideal. (uma lente tele para as outras ficam muito fora do orçamento)…

  • Rodrigo, boa tarde!!! Em se tratando dessas megazooom qual câmera tem melhor estabilidade no zoom e melhor qualidade das fotos na mesma câmera ( p600 da nikon, p900 da nikon , sx 50 da canon, sx 60 da canon, hx400v da sony).?

  • Rodrigo, boa tarde!!! Você tem conhecimento desta câmera- Panasonic Lumix Dmc-fz70 16mp 60x Zoom Full Hd?

    • Não é das melhores da Panasonic em qualidade de imagem mas é uma câmera bem versátil, pois tem um ângulo bastante largo para paisagens e também tem bastante zoom.

  • Rodrigo bom dia amigo.
    Eu estava de olho numa canon sx60 hs……mais ontem eu estava pesquisando na net e vi a p900.
    Eu tenho uma p530 foi minha primeira camera e gosto muito dela.
    Gosto de tira foto da natureza de aviões de coisas distante.
    Sera que vale a pena eu esperar a p900?
    Fiquei empolgado com esse super zoom dela.
    Não tem previsão de lancamento no Brasil né?

    • Se você já possui uma superzoom Nikon e gostou dela, então já é um bom sinal de que vale a pena esperar pela P900. Como houve um pequeno atraso e ela ainda está em pré-venda em algumas partes do mundo, fica difícil qualquer previsão de quando ela estará disponível no Brasil. Uma dica: fique de olho no site oficial da Nikon no Brasil, como ele também funciona como loja virtual então provavelmente será lá que ela aparecerá oficialmente primeiro.

      • Rodrigo e Diogo, estou tentando comprar a P900 no site oficial da Nikon, aparece para a compra, mas na hora de fechar o pedido, o site informa que está em falta no estoque. No site o preço está bem salgado, na faixa de R$ 2.800,00.

        • Esse é o preço de site oficial mesmo. Na verdade esta câmera sequer chegou ao Brasil, ainda está em pré-venda no exterior pois houve um atraso na entrega por parte da fabricante, terá que esperar mais um pouco.

  • Rodrigo, vc tem alguma ideia sobre estabilidade desta câmera p900 da nikon e também da qualidade, ou a sx50 da canon continua melhor que as suas concorrentes?

    • O estabilizador da P900 parece muito bom, tenho visto fotos razoavelmente boas em zoom máximo. Sobre qualidade, tem que ter muito cuidado pra falar pois não é fácil comparar uma câmera com 50x de zoom com outra de 83x. É preciso ter em mente que quanto mais zoom menos nitidez terá (a atmosfera começa a esbranquiçar demais imagens em distâncias focais muito grandes), então parece óbvio que não dá para esperar uma grande qualidade em 83x de zoom, mas você terá uma versatilidade que não encontrará em nenhuma outra câmera. O problema é que alertar para essa óbvia perda de nitidez pode causar comentários absurdos pois trata-se de uma câmera Nikon e os fãs são muito, digamos, ardorosos ao defendê-la mesmo que eu não esteja falando mal dela.

      Enfim, você só precisa entender que ao optar por 83x de zoom não dá pra esperar uma grande qualidade dela nas distâncias focais mais altas, mas ela te dará uma imagem que você não terá em nenhuma outra câmera, ninguém enxerga mais longe que a P900, só que isso tem um preço. A SX50 é muito boa no que ela pretende e a P900 também é muito boa no que pretende, então, se você só precisa de 50x de zoom vá na SX50 que é mais barata e se você acha que precisa dos 83x de zoom pegue a P900.

      Desculpe a resposta longa e cheia de voltas para explicar o óbvio várias vezes, mas se eu simplesmente falar que a SX50 é melhor ou mais nítida vai chover comentário querendo dizer o contrário simplesmente por ser Nikon.

      • Tenho uma Panasonic DMC-FZ70 com zoom óptico de 60, e a estabilidade dela é fantástica ! Se a Nikon vier com a mesma eficiência de estabilização com relação a Panasonic FZ70, vai ser maravilhoso, pois ela terá vários recursos interessantes que não tem na minha Panasonic como por exmplo Localização por GPS, Wi-fi/NFC, tela com visor articulado, recurso de Time Lapse, além da qualidade da fotografia que sempre foi superior a Panasonic com zoom de longa distância. E uma dúvida; Ela tem a tela de toque (touch) ? … Alguém me responde ?

  • Nos EUA custa U$600 ou pouco menos logo após o lançamento; Aqui no ML já desceu de R$2800 pra 2400 em menos de 2 semanas. Tem que aguardar até sair as concorrentes da Canon principalmente ou acabar a euforia dos "early adopters", que pagam todo preço pedido no lançamento. Se chegar na faixa de 1800 por aqui, eu fecho. Pedi pra minha irmã trazer da Austrália, saindo ao equivalente a R$1600,00 por lá.

    • Acho que o preço se estabiliza aqui no Brasil em torno de 1800 reais mesmo. Engraçado lembrar que esse foi exatamente o preço que paguei há alguns anos atrás por minha superzoom com 20x de zoom que era o máximo na época.

  • Olá Rodrigo, bom dia.Gostaria que me informasse se a nova P900 disponibiliza o zoom manual, isto é , pelo barril da lente ou é somente elétrico?

      • Olá Rodrigo.Obrigado pela pronta resposta. O anel ao redor do botão de disparo acredito que seja igual a da maioria das SZ. Sobrou uma dúvida: este controle deslizante ao lado da lente também é elétrico? O controle aciona um motor? Se for assim com zoom só elétrico é uma pena – Canon e Nikon – perdem feio para as Fuji (desprezadas pelos blogueiros que só enxergam Canon e Nikon. As Fuji possuem esta característica, que no meu ver, são mais rápidas e com foco mais preciso que os elétricos, além de economizarem bateria. Gostaria muito de adquirir a nova P900, mas com zoom elétrico, prefiro a HS50EXR.
        Abraços

        • Tenho uma Fuji S8200 – zoom 40x. É boa mas granula demais e apesar da possibilidade de controle manual de velocidade e abertura, não tem ajuste do zoom manual, não grava raw, a tela lcd é fixa, à noite granula demais.

  • Para todas as faixas de preço e necessidade existem clientes, veja a indústria automobilística; Eu vou para minha #3 câmera Superzoom em 11 anos; Comecei com uma de 24x, depois uma de 42X, agora, depois de pesquisar as concorrentes e até DSLRs, novamente me vejo comprando outra SZ, simplesmente porque se fosse utilizar uma DSL-R de entrada com uma lente mais próxima deste resultado, seria como equipar um fusca com motor de Corvette. Gastaria os tubos e a distância focal – que perfazem 90% das minhas fotos – não seria nem a metade. Ou seja, em detrimento da qualidade, continuo capturando fotos de ângulos cada vez mais inusitados, sem precisar carregar trambolhos de lentes, e ainda sou chamado para participar de exposições fotográficas com minhas fotos.

  • Tenho uma Nikon Coolpix L100 com 15 x de zoom óptico, já é bem bacana, imagina esse zoom aí eu ia fazer fotos do DNA da lua!

  • Adorei esta camera, em vez de ficar criticando,pq nao achar bom ter mais opçoes?pra quem gosta de fotos lunares ou vida selvagem,esta camera veio ser uma ferramenta excelente.

  • Quero ser o primeiro a comprar, TRABALHO COM FOTOS AÉREAS, mas gosto muito de curtir um zoom, ainda mais um poderoso assim..!!! Essa caiu nas minhas mãos..!

  • É muito bacana ter esses opções mesmo claro não sendo uma câmera profissional mas nas telefotos será imprescindível – só pra citar, hoje as TVs já exibem imagens de celulares tão ridículas em termos de resolução mas com grande importância jornalística que já nem falam que é imagens de amadores, tudo depende da importância que tem! É claro que nenhum profissional vai sair por aí levando consigo apenas uma câmera dessa, mas ela pode fazer a diferença em muitas situações!

    • Pois é moçada. Fico satisfeito de ver alguns comentários simplistas e honestos. Com certeza, 90% dos amadores gostarão desta câmera. A qualidade das DSLR é indiscutível (alguns a possuem por excesso de reais ou por esnobismo, não sabem usar o potencial do equipo e nem querem, basta ostentar o preço). Hoje, estas superzoom progrediram muito, tem todos os controles manuais de uma DSLR (evidentemente com alguma perda de resolução e nitidez – nada que um fotógrafo amador de natureza deve reclamar). Num futuro próximo estas câmeras vão desbancar as caríssimas DSLR (ficando somente para profissionais em estúdio). Estou aguardando o lançamento no Brasil para adquiri-la sem sombra de dúvida.
      Um grande abraço aos amadores.

  • Para aqueles que gostam da fotografia (retratos de rosto, edificações e fotos de crianças) certamente que esta câmera é uma aberração. No entanto, para os fotógrafos de natureza (pássaros e bichos) a grandes distâncias, seria uma mão na roda. Vão argumentar que não terá a nitidez e outras vantagens de uma DLSR. É verdade, todos sabemos. Mas, pelo preço sugerido não se compra nem uma 300mm. quanto mais uma 2.000. Vamos aguardar o lançamento e ver os resultados.

    • Pois é. As pessoas ficam criticando sem pensar que para tudo tem um gosto.
      É feio ficar ridicularizando as pessoas só porque tem preferências ou necessidades diferentes das suas.

    • Meu caro… Hoje em dia, o que mais cresce nesse mundo é o número de birdwatchers… Eu sou um deles! E pode ter certeza, no dia que chegarmos a um zoom óptico de 100x, a nossa comunidade agradece! Espero que chegue logo. Não é exagero, é necessidade!
      É a característica mais relevante que consideramos numa câmera (não que desconsideremos as outras, mas essa é a mais importante).

Carrinho

Receba 15 livros de fotografia

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia com os nossos livros digitais.
Insira aqui o seu melhor email

Aprenda DE GRAÇA os principais segredos dos experts em fotografia

Insira aqui o seu melhor email