Home » Atualidade » Concursos

Nikon Photo Contest 2014-2015: imagens premiadas 0/5 (1)

Já conhecemos os ganhadores da última edição do Nikon Photo Contest. O fotógrafo japonês Katsuhiro Noguchi conseguiu impor-se com suas “Flores de Fukushima” a outras 89 mil obras, procedentes de 164 países diferentes. Suas fotografias descrevem de uma forma abstrata o ocorrido no Japão em 2011 como consequência do monumental tsunami que custou tantas vidas. A abstração e a complexidade de sua proposta parecem ter convencido ao júri deste prêmio, e a verdade é que suas fotografias são belas e perturbadoras ao mesmo tempo. Verão ao fim deste texto.

As outras fotos premiadas possuem um estilo mais convencional, mas nem por isso menos interessantes. Entre elas destaca-se a de um fotógrafo chinês de nome impronunciável para um ocidente que ignore o mandarim — a foto chama-se “Lianshan Child”, e o certo é que o nível dos participantes é bastante alto, mesmo tendo em conta que algumas instantâneas são, numa perspectiva eminentemente técnica, bastante simples.

Na categoria de vídeo, a obra premiada foi “One”,a  proposta de Chris Rudz, dotada de um estilo não-linear e um impacto visual e narrativo inegável que, assim como no caso das fotografias de Katsuhiro Noguchi, parece haver convencido o júri por sua originalidade e atrevimento — podem vê-lo aqui. De qualquer forma, aqui está uma seleção de algumas das melhores fotografias premiadas no Nikon Photo Contest 2014-2015:

 

© Katsuhiro Noguchi
Da série “Flowers of Fukushima”, de Katsuhiro Noguchi

 

© 陈瑞元
Lianghsan Child, por 陈瑞元

 

© pawliczka
Tradition, por pawliczka

As outras imagens, junto com suas fichas técnicas e comentários dos jurados podem ser vistas no site oficial do Photo Contest.

via Xataka Foto (traduzido)

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar