Home » Atualidade » Câmeras » Nikon prepara câmaras com Android e paga royalties à Microsoft

Nikon prepara câmaras com Android e paga royalties à Microsoft 0/5 (1)

A Nikon chegou a acordo com a Microsoft para licenciar patentes pagando royalties por câmaras que utilizam o sistema Android.

Em 2003 a Microsoft iniciou o seu programa de licenciamento de propriedade intelectual, desde essa altura tem vindo a estabelecer acordos com vários fabricantes de equipamentos, como a Samsung, LG, HTC, Acer e Barnes & Noble. Este programa permite utilizar as tecnologias com patente registada pela Microsoft por outras companhias. Assim, a Nikon junta-se a uma longa lista de marcas que já pagam pela utilização de tecnologias ao gigante de Software. A Microsoft defende como suas um grande número de patentes, tendo ultimamente processado e chegado a acordo com várias empresas. Até 2011 a Microsoft diz ter estabelecido cerca de 600 acordos, tendo esse numero chegado aos 1100 presentemente.

Tem sido cada vez mais comum a Microsoft fazer acordos com fabricantes de equipamentos que utilizam Android, defendendo patentes infringidas. Apesar de o sistema Android pertencer à Google, ser Open Source e grátis, a Microsoft detém várias patentes importantes utilizadas nos equipamentos, como por exemplo protocolos de comunicação e sincronização entre aparelhos.

Nikon prepara câmaras com Android e paga royalties à Microsoft

Segundo David Kaefer da Microsoft: “A Microsoft e a Nikon têm uma longa história de colaboração, e este acordo revela a importância que ambas as empresas atribuem a um licenciamento responsável de propriedade intelectual.

Ambas as empresas mantêm secretos os pormenores do contrato mas, a Microsoft refere vários produtos da Nikon e suspeita-se que a câmara em questão possa ser a nova Coolpix S800c podendo seguir-se outras câmaras também com o mesmo sistema operativo. Assim, esta poderá ser uma aposta da Nikon, construindo uma gama de câmaras com Android e evitando desde já problemas futuros com a Microsoft.

A Nikon Coolpix S800c, lançada no fim do ano passado, utiliza o sistema operativo Android Gingerbread e inclui GPS, que permite a geo-localização das fotografias,  e ligação WiFi para descarregar aplicações pelo Google Play como por exemplo o MyPictureTown app da Nikon.

Começam a surgir vários tipos de aparelhos e camaras fotográficas a funcionar com o sistema operativo da Google, como por exemplo a Samsung Galaxy camera, pelo qual a Samsung já estará a pagar royalties à Microsoft.

Apesar de poucos acordos como este serem notícia, a verdade é que o sistema Android, como outros Open Source, foram desenvolvidos utilizando alguns elementos já patenteados por outras empresas, assim os fabricantes que utilizam estes sistemas, mesmo sendo livres, vêm-se na obrigação de pagar os direitos intelectuais de quem desenvolveu esses elementos. A Microsoft tem sido um exemplo por criar “guerras” levando aos tribunais vários casos para defender os direitos que considera seus.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

António Rodrigues

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar