Home » Atualidade

500px renova seu aplicativo, agora mais social

O 500px lançou uma nova versão para seu aplicativo em iOS. E está digno de ser um app para dispositivo móvel

 

Quem possui celular ou tablet da Apple e é usuário do 500px provavelmente já viu: tem um aplicativo renovado do site fotográfico, que aporta primeiramente nos iDevices. Poderia ser mais uma pequena atualização básica de bugs, mas os 49,5MB do download logo indicam que o que mudou não foi pouco — ao menos no visual.

De cara nos deparamos com o novo ícone, agora azul, e branco, semelhante ao do Twitter. E assim como essa famosa rede social, o aplicativo do 500px agora é assumidamente para ser utilizado em tablets e, especialmente, celulares, seja flanando e clicando por aí, seja tratando suas fotos pelo próprio app.

Ou seja, a versão 4.0 do novo aplicativo 500px não é mais uma miniatura do site, uma forma mais profissional de expor  e administrar suas fotos, e sim um meio de socializar — e, até, antes disso, clicar e tratar (a versão anterior do aplicativo, se bem me lembre já possuía tais recursos, mas não focava nisso). Em outras palavras, o novo 500px móvel virou um belo agente no campo da mobgrafia, dando enfoque para os comentários, as curtidas e os favoritos, além, claro, das indicações/recomendações de amigos ou dos editores do 500px.

Isso é o que fica bem perceptível logo, somado ao layout nitidamente voltado a celulares (numa das imagens a seguir podem ver que num tablet ficam “sobras” laterais, ao utilizar o aplicativo na horizontal). Haverão críticas, evidentemente, mas pessoalmente penso que o aplicativo apenas adaptou-se ao meio (celular/tablet), mas não mudando sua filosofia de uma forma geral, e sim tornando-se mais flexível, adaptável aos variados públicos que podem fazer uso de uma plataforma de publicação fotográfica, como é o 500px (e, afinal, elitismo não faz sentido — siga quem quiser, veja as recomendações dos editores, enfim, se não quer ver qualquer coisa, vá atrás do que quer ver). Além do mais, os celulares hoje já atingem níveis de qualidade bem notáveis, e o pessoal do mObgraphia está aí pra provar (link mais adiante), além da própria Adobe, por exemplo, que já lançou aplicativos voltados para edição em dispositivo móvel, e que fornece para o 500px recursos para edição (ou pré-edição, se for o caso) e backup, através da nuvem dedicada ao Lightroom, como podem ver em duas das imagens na galeria abaixo:

 

via Petapixel / fotos das capturas: Daniel Ilinca, Martin Pfister, Sherry Akrami, Kurt Arrigo e Lauren Naylor

[divider style=”dotted” top=”20″ bottom=”20″]

Links recomendados:

Papo de Fotógrafo #98, com Cadu Lemos, da mObgraphia
Artigo: A fotografia do ponto de vista dos amadores
Artigo: Por ser amador, fotografo muito bem!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no blog da D&M Photo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Páginas Úteis

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar