Home » Atualidade » Rumores » Rumor sobre novo sensor Sony APCS

Rumor sobre novo sensor Sony APCS 4.5/5 (2)

A Sony está trabalhando duro em um novo tipo de sensor chamado inicialmente de APCS (Active Pixel Color Sampling) com a pretensão de captar a luminosidade local de uma forma diferente dos sensores convencionais com matriz Bayer. Já temos algo parecido como os sensores Foveon da Sigma e os EXR da Fuji e vale lembrar que nesta matéria que escrevi há duas semanas, um dos rumores falava exatamente de um sensor assim. O site chinês Cnbeta foi quem jogou a bomba e parece que vem realmente coisa muito boa aí, pois este sensor pode e deve mudar a indústria fotográfica daqui para a frente. É mais uma vez a Sony atuando à frente do seu tempo.

 Sony-IMX189AEG_s_zpsb6dcd606

A imagem acima, que já contém inclusive um logotipo com a sigla APCS (não confundir com APS-C), fala em um sensor com apenas 4.81 megapixels de resolução total e 4.44 megapixels de resolução efetiva medindo 1,5 polegada. As câmeras compactas Canon G1x e G1x Mark II utilizam um sensor deste tamanho e possuem resultados extremamente satisfatórios. Os mais desavisados poderão achar que voltamos dez anos no tempo mas a forma como este sensor trabalha para capturar a luz não necessita de grandes resoluções como a matriz (ou padrão) Bayer, pois o sensor APCS da Sony é capaz de registrar as três cores do sistema RGB (vermelho, verde e azul) em um único pixel diferente do Bayer que forma uma espécie de mosaico com as 3 cores em que cada pixel registra apenas uma destas cores. Com isso também torna-se possível pixels maiores que captam a luz com muito mais facilidade possibilitando fotos noturnas muito melhores, a HTC utiliza um sistema de pixels grandes (UltraPixel) nos sensores das câmeras de seus smartphones.

Para finalizar, algumas apostas de sites especializados em rumores como o 4/3 Rumors e o Sony Alpha Rumors:

  • Uma possível parceria entre Sony e Olympus para o lançamento de uma nova OM-D com este sensor
  • Vídeos em resolução 2K com absurda taxa de 16000 fps já que o sensor não precisa usar interpolação
  • O uso deste sensor em câmeras de smartphone elevaria ainda mais o patamar de um possível Xperia Z4

Este rumor é considerado um SR4 pelo Sony Alpha Rumors. Em uma escala de 1 a 5, é o segundo nível mais alto de confiabilidade de um rumor. Só nos resta agora aguardar pelas maravilhas e mudanças no mercado que o sensor APCS pode trazer.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Como toda tecnologia nova, no começo deverá sofrer uma certa resistência. Mas se entregar o que promete, mesmo que tenha que esperar uma possível segunda geração destes novos sensores, será a maior revolução da fotografia digital depois da própria fotografia digital!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar