Novo sistema de AF em atualização de firmware para Fuji X-T1 5/5 (5)

Via Fujilove

Uma grande atualização de firmware estará disponível para download no próximo mês de junho e, entre outras novidades, trará um novo sistema de autofoco com 77 pontos melhorando o já rápido e eficiente sistema de 49 pontos da Fuji X-T1 e que praticamente a transforma em uma nova câmera

Imagem retirada do site Fujilove
Imagem retirada do site Fujilove

Que a Fuji X-T1 é uma das mais bem-sucedidas câmeras de todos os sistemas mirrorless atualmente ninguém duvida, mas após tanto tempo desde seu lançamento e outras atualizações de firmware não se imaginava que ainda seria possível melhorá-la tanto, mas o firmware 4.00 anunciado hoje e que terá seu download disponível no próximo mês de junho promove grandes alterações elevando ainda mais o nível desta excelente câmera. As maiores modificações serão em relação ao seu já bastante elogiado sistema de autofoco, vamos a elas:

  • Novo sistema de autofoco com modos de Zona e Wide/Rastreio para melhor captura de motivos em movimento – Agora com 77 pontos de autofoco (em vez dos 49 pontos originalmente) e ocupando uma área maior, foram criados dois novos modos:
    Zona – Permite ao usuário escolher uma área de 3×3, 5×5 ou 5×3 pontos que em conjunto com o modo AF-C (focagem contínua) permite acompanhar o motivo no centro da zona selecionada. Os pontos centrais das zonas 3×3 e 5×3, em particular, proporcionam focagem extra-rápida com o uso dos pixels de detecção de fase embutidos.
    Wide/Rastreio – Identifica quando algum motivo em movimento surge fora da área de autofoco (Wide no modo AF-S) e assim que ele entra na área de AF começa a ser rastreado por todos os 77 pontos mantendo-o sempre em foco (Rastreio no modo AF-C). Isso serve para motivos em movimento horizontais, verticais, ou para trás e para a frente.
  • Melhoria da precisão de AF – Um ponto AF se divide em áreas menores oferecendo maior precisão de foco, e ainda melhora notadamente a sensibilidade na detecção de fase para 0.5 EV (antes era de 2.5 EV) principalmente em situações pouca luz ou pouco contraste.
  • Detecção de olhos – Auxilia principalmente em retratos para que o foco seja feitos exatamente nos olhos
  • Auto Macro – Simplesmente elimina a função do botão de Macro, pois a câmera irá mudar o sistema de foco automaticamente para macro.
  • Melhorias no autofoco em vídeos – Novo algoritmo otimizado para AF em vídeos de formar mais suave.

Abaixo um breve vídeo que pode mostrar um pouco do que este novo sistema de autofoco promete fazer. Na teoria acho que nunca vi nada tão eficiente quanto o que temos neste vídeo:

Outras quatro pequenas modificações foram incluídas no firmware 4.00:

  • Melhoria no uso do dial de tempo de exposição – Antes, ao deixar o dial na posição T e selecionar o modo de obturador mecânico + eletrônico, só era possível selecionar o tempo de exposição entre 30 e 2 segundos. Agora é possível, nesta configuração, selecionar todas as opções possíveis desde 30 segundos até 1/32000 sem tirar o dial da posição T.
  • Controle de compensação de exposição no modo manual – Agora, ao usar o modo manual e deixar o ISO no automático, é possível utilizar o dial de compensação de exposição.
  • Linhas mais finas na tela – As linhas das grelhas de assistente de enquadramento, quando solicitadas pelo usuário, agora são mais finas.
  • Mudança do nome do modo Silencioso – Para evitar confusões, o nome do modo Silencioso mudou para “SOUND & FLASH OFF”.

A Fuji deve ser parabenizada pela atitude de concentrar tantas mudanças no sistema de autofoco neste firmware pois elas transformar a Fuji X-T1 praticamente em uma outra câmera, e também a diferencia ainda mais da X-T10 que será lançada daqui a alguns dias mas vocês já puderam conferir o que ela traz, aqui no DG. Seria muito mais fácil a Fuji lançar uma nova câmera com este sistema de autofoco inovador, mas ela preferiu prestigiar os usuários que já pagaram pela Fuji X-T1. Outras fabricantes poderiam seguir o exemplo, mas sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam…

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar