Home » Atualidade » Câmeras » Novo sistema mirrorless Sigma SD Quattro

Novo sistema mirrorless Sigma SD Quattro

A Sigma, dona de algumas das melhores lentes nos últimos anos, entra para o mundo mirrorless com um sistema próprio chamado SD Quattro e revive o sensor APS-H

1678035678

Pouca gente sabe mas a Sigma não apenas fornece lentes para sistemas de terceiros como também possui um sistema de câmeras DSLR (muito bom, por sinal). Pouco difundido, um pouco por culpa da própria fabricante que parece dar preferência total às suas lentes ára os principais sistemas, é o responsável por uma das tecnologias mais inovadoras que já se viu em questão de sensores de imagem: o sensor Foveon X3 capaz de registrar as cores RGB em camadas diferentes. Agora a Sigma investe em um sistema mirrorless com esta mesma tecnologia de sensor para esquentar mais ainda o mercado, o SD Quattro, e algo de bom é que não foi criada uma nova baioneta, é a mesma Sigma SA de suas DSLR e isso não é inédito pois a Pentax fez o mesmo com seu sistema mirrorless. Você não sabia que existe mirrorless Pentax e que ainda pode usar as mesmas lentes das DSLR??? Foi descontinuada um ano depois, mas existiu…

1190292583

Voltando à Sigma, ela traz de volta um tamanho de sensor que fica entre o APS-C e o full frame, o APS-H com fator de corte de 1.3x. Um sensor APS-H não era usado desde a Canon 1D Mark IV (toda a antiga série 1D da Canon utilizava sensores APS-H) lançada em 2009. Por isso foram anunciadas duas câmeras para estrear o novo sistema: Sigma SD Quattro com sensor APS-C e Sigma SD Quattro H com sensor APS-H e esta fica sendo a única diferença entre elas (e consequentemente tudo relacionado a resolução). E a palavra Quattro refere-se à versão do sensor Foveon que utiliza uma área maior do sensor para registrar a cor azul e apenas 1/4 para as cores verde e vermelha. O resultado é um complexo cálculo que, no final das contas, deixa as duas câmeras com resolução efetiva de 39 e 51 megapixels, respectivamente.

0480747608

Especificações das Sigma SD Quattro e Sigma SD Quattro H:

  • Sensor CMOS de 39 megapixels APS-C (51 megapixels APS-H na Quattro H)
  • Processador True III
  • Possui 9 pontos de foco
  • Fotografa em RAW de 14 bits, várias resoluções diferentes
  • Fotografa nas proporções 3:2, 4:3, 16:9, 1:1, 21:9 e 7:6
  • Sensibilidade ISO 100-6400
  • Tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos, incluindo modo bulb de até 2 minutos e sincronia de flash a 1/180
  • Modo contínuo de até 10 fps
  • Não possui flash embutido, apenas sapata para flash externo
  • Não faz vídeos
  • Possui monitor LCD de 3 polegadas, além de viewfinder com 100% de cobertura
  • Possui entradas para controle remoto, Mini HDMI tipo C e Micro USB 3.0 tipo B
  • Alimentada por bateria BP-61

4764957091

Reparem nas imagens que a Sigma tenta sempre inventar algo no design de suas câmeras: um duplo monitor LCD traseiro com um deles fazendo a função do que normalmente fica no topo da câmera mostrando os dados de exposição; empunhadura com altura mais baixa que o restante do corpo da câmera; e posições nada convencionais para o botão de ligar a câmera e o controle de dioptria do viewfinder. Ainda não há preço e nem data de início das vendas oficialmente divulgados, mas este artigo será atualizado com estas informações assim que estiverem disponíveis.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Mais um fracasso a vista.
    Quem migra para mirrorles em grande maioria já consou do tamanho e peso das dslrs, coisa que a Sigma não entendeu.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar