Home » Atualidade » Acessórios » Novos cartões UFS da Samsung são pura velocidade

Novos cartões UFS da Samsung são pura velocidade 5/5 (1)

A Samsung anuncia um novo padrão de cartão de memória, o UFS (Universal Flash Storage) com velocidades espantosas

Os cartões MicroSD, utilizados em larga escala, podem tornar-se coisa do passado em breve. Tudo porque a Samsung anunciou o novo padrão UFS que promete velocidades de leitura e gravação muito superiores. Criados pensando em câmeras DSLR, 3D, de ação e drones, estarão disponíveis inicialmente nas capacidades de 32 a 256GB. Fisicamente são muito parecidos com os MicroSD, mas a velocidade de leitura pula dos atuais 95MB/s dos cartões com padrão UHS-1 para espantosos 530MB/s. A empresa coreana espera um aumento significativo de desempenho , principalmente para disparos sequenciais em alta resolução. Como exemplo, a Samsung cita que um cartão UFS poderia ler um filme de 5GB em apenas 10 segundos. Os atuais MicroSD UHS-1 levam mais de 50 segundos para executar a mesma operação.

UFS_main_705

Quando se fala de gravação de dados a diferença fica ainda mais colossal, cerca de 350 vezes mais rápido que o padrão mais veloz que existe atualmente. Traduzindo para a linguagem fotográfica podemos pegar o exemplo de 24 fotografias em modo sequencial e alta resolução. Em uma DSLR avançada com MicroSD essa operação levaria cerca de 32 segundos, com UFS cai para 7 segundos. Isso levando-se em consideração que seriam gravados cerca de 1.120 megabytes. Vale lembrar que esta tecnologia já vem sendo trabalhada pela Samsung há alguns anos, o smartphone S6 já a utilizava. Inclusive os novos S7 e S7 Edge já são compatíveis com os novos cartões UFS (segundo especificações da própria fabricante).

Ainda não há preço definido e tampouco data de lançamento, mas assim que essas informações forem anunciadas serão divulgadas por nós do Fotografia-DG. Não há sequer previsão ainda. Mas imaginem quanto custaria uma mídia que cabe na ponta do dedo tem velocidade semelhante a de um SSD?

 

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar