Home » Atualidade » Novos sensores Toshiba para dispositivos móveis

Novos sensores Toshiba para dispositivos móveis

A Toshiba, que já produziu sensores para várias câmeras, inclusive Nikon, está desenvolvendo um novo sensor chamado T4KB3 medindo 1/3.07 de polegada (padrão nas câmeras traseiras de smartphones) com resolução de 13 polegadas. A nova metodologia implementada no processo de desenvolvimento deste sensor promete uma redução de até 53% no consumo de bateria dos dispositivos móveis e é chamado pela fabricante de “o sensor de 13 megapixels mais fino e de menor volume do mundo”. Este sensor terá a capacidade de fazer vídeos com taxa de até 120fps (permitindo visualização em câmera lenta) em resolução HD e traz uma nova tecnologia chamada “Modo brilhante” (ou “Bright Mode” como deverá vir descrito nas especificações dos aparelhos que usarem este sensor” qu aumenta em até 4 vezes o brilho da imagem a ser capturada.

T4KB3-456x399

Um segundo sensor também foi anunciado recentemente, o T4KA3 que será um pouco menor do que o modelo acima, medindo 1/4 de polegada. Este sensor será de 8 megapixels e também é aclamado como o menor em volume contendo esta resolução, além de prometer uma redução no consumo de bateria de até 43%. Apesar de ser um sensor menor, ele também contará com a tecnologia Bright Mode e permite fazer vídeos com taxa de até 240fps em resolução HD. Sensores deste tamanho também são utilizados em câmeras traseiras de smartphones e tablets, e também em câmeras frontais.

Mas o carro-chefe da Toshiba deve ser o T4KA7 (este já em produção), um sensor com resolução de 20 megapixels e com tamanho aproximado dos sensores utilizados em câmeras digitais propriamente ditas, 1/2.4 de polegada (maior que o padrão utilizado em dispositivos móveis). Com resolução de 20 megapixels, há indícios de que este pode ser o sensor utilizado no novo HTC M9. A empresa taiwanesa parece estar abandonando a ótima ideia UltraPixel que pregava qualidade de imagem acima de tudo, mesmo com resoluções maias baixas. O problema foi a falta de informação para o grande público entender que alta qualidade não depende de muitos megapixels. A Toshiba teve o cuidado de manter a mesma densidade de megapixels em todos os novos sensores: cada pixel mede 1.12 μm em cada um deles. Isso deve, teoricamente, manter uma qualidade de imagem muito parecida em todos os 3 sensores, só nos resta aguardar para ver isso na prática.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar