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O Mercado dos Sensores Full-Frame e APS-C

Olá, tudo bem com você?

Hoje estamos aqui para compartilhar mais um pouco do nosso conhecimento que não é tão grande mas que pode lhe ajudar e tirar algumas duvidas que ainda existem sobre Sensores Full-Frame e Sensores APS-C (Cropados ou com Fator de Corte).

Em nosso artigo anterior abordamos o tema “Qual Câmera Comprar“, falamos sobre cada segmento de câmeras e para que tipo de uso se encaixa cada categoria, caso ainda não tenha lido, você pode acessar o mesmo clicando no titulo aqui em cima.

Ainda hoje vemos pessoas com muitas duvidas sobre qual modelo de câmera comprar e qual a diferença entre os formatos de sensores. Na web encontramos muitas informações e nem sempre as informações são de toda corretas, então buscamos realizar um resumo, mas trazendo as informações mais corretas para que, a partir de agora suas duvidas sejam as menores possíveis.

Ouvimos dizer que o Sensor Full-Frame é aquele que tem medida de 35mm, media esta igual aos filmes da época do analógico quando se usavam equipamentos SLRs.

Na verdade existem vários formatos de sensores Full-Frame e o sensor de 35mm que tem a medida de 36x24mm CMOS (complementary metal-oxide semiconductor – semicondutor de óxido metálico complementar) como aconteceu na época do analógico foi o padrão adotado para serem utilizados nas DRLRs, fora este padrão existem sensores que acompanham equipamentos de Médio Formato que no analógico podiam chegar aos 120mm e nesta era do Digital encontramos modelo como a Hasselblad que possui um sensor CCD (charge coupled device – dispositivo de carga acoplada) de 54x40mm e com mais de 50 megapixel.

Em resumo sensor full-frame  são todos aqueles que apresentam o maior número de informações capitadas pela objetiva.

Com a chegada do Digital a produção de sensores Full-Frames passaram a ser um problema para as fabricantes porque a construção dos mesmos eram muito mais complicados devido a sua medida maior, desta forma encarecendo o produto final. Foi então que as fabricantes passaram a produzir os sensores  APS-C (Advanced Photo System type -C – Sensor com Fator de corte).

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  • mdmfotografia

    Olá Paulo

    Primeiramente parabéns pelo artigo!
    Possuo uma APS-C Nikon 5200 e estou querendo investir em lentes. E gostaria que me corrigisse se eu entendi mal, mas a princípio eu poderia investir em lentes modelos AF, que teria uma melhor qualidade e as mesmas poderiam ser utilizadas em uma Full-Frame futuramente.

    • bendet29

      Olá Querido MDMFOTOGRAFIA, bom a questão de você optar por uma Objetiva AF no caso de objetivas de kit você não terá uma melhora tão perceptiva, agora se você opta por uma AF de categoria profissional ai sim você ira perceber uma nitidez e mais qualidade em cores, ainda mais se tratando de Nikon que trás tons mais saturados nas cores do que a Canon.
      A questão de você optar pela AF é a seguinte, todo profissional vislumbra um dia ter um equipamento profissional Full Frame, e dependendo do tipo de trabalho que o mesmo venha a realizar ainda mais em ambientes de menos luz a full frame ira lhe entregar uma capacidade de uso de ISO mais elevados em trazer muito ruido. Desta forma você optando por objetivas AF, no momento que você trocar o corpo de sua câmera por uma Full Frame, você não será obrigado a pegar todos seu kit de objetivas e ter que troca-las também, as AF vão lhe atender tanto nas APS-C como nas Full-Frame, diferente das AF-S que só irão lhe atender em equipamentos APS-C.
      Eu como uso Canon, todas as minhas objetivas são EF, hoje trablaho com uma 60D que estou migrando para um T6S por ter um processador atualizado e também conto com uma 6D que já é full frame.
      Você poderá até ler ou ver vídeos dizendo que o uso da AF em APS-C pode gerar imperfeições nas bordas de sua imagem, mas na prática isso só é percebido com zoom 100%, e para quem costuma fotografar mantendo um espaço maior nas bordas pensando em recortes posteriores, este "defeito" deixa de existir.
      Espero ter lhe ajudado, Grande Abraço

      • Na verdade, na Nikon AF significa que ela não possui motor de foco, enquanto as AF-S possuem motor de foco integrado. O que determina se uma lente Nikon é otimizada para full frame é a sigla FX, enquanto as DX são destinadas às câmeras APS-C.

  • Paulo Sales

    Sinto, mas vou continuar discordando, porém, passo trabalhar com a ideia da formulação expressiva do texto, poder gerar duvidas como foi formulada. Quadro completo é a traducao de full frame em português. Abaixo disso é chamado de apsc, 4/3 super 35 etc, acima temos o medio formato. Baseado nisso quando se fala em full frame nos referimos a 35mm, para designarmos outros tamanhos, menores ou maiores usamos outras referencias moneclaturais. Portanto full frame só tem 1.
    Obrigado pela atenção

    • bendet29

      Bom Dia querido Xará, você tem doto do direito de discordar, pois foi desta forma que se baseou em toda sua carreira. Por minha vez tenho por obrigação passar informações corretas, tanto que este é um material exclusivo.
      Não vou passar uma informação errada, somente por existir um padrão para DSLR.
      Você esta se baseando somente na questão de DSLR e mais uma Vez deixo claro aqui, se referindo a DSLR e somente a DSLR o Sensor Full Frame PADRÃO é 35mm media real 36×24, dentro deste segmento DSLR os outros sensores são baseados através de um fator de corte que ai depende de cada Modelo e Marca.
      Agora o profissional pode ter uma Mirrorles Full Frame que não é 35mm, pode ter uma Médio Formato Full Frame que não é 35mm e para os amantes do analógico, colecionadores a afins podem ter um câmera com sensor Full Frame de pode chegar a 120mm.
      Me desculpe, mas dou aulas a alguns anos e não entrei neste ramo para passar informações erradas e bem diferente de muito que hoje se colocam como professores, sem entender metade do que falam, escrevem ou gravam, eu estudei muito e estudo diariamente para não falhar como eles. A Fotografia poderia estar em um patamar muito além e com fotos de qualidade, se o uso do compartilhamento de informação fosse realizado com mais embasamento e menos achismo, ou por seguir o que alguns acham ser correto.
      Grande Abraço um ótimo final se semana.

  • Paulo Sales

    Gente, tem um erro neste texto heim, ou então não está bem explicado. Sensor full frame se refere ao 35mm, como o próprio texto diz, é o padrão e todo o restante, seja menor ou maior, partem desse padrão. Não entro na questão do analógico (filme) uma vez que seu desenvolvimento irá requerer outras analises que não são as tratadas aqui.
    As afirmativas, "Na verdade existem vários formatos de sensores Full-Frame" – e – "Em resumo sensor full-frame são todos aqueles que apresentam o maior número de informações capitadas pela objetiva" – . na minha opinião é incorreta ou está exposta de maneira não clara. Qualquer lente tem referencia focal baseado no padrão 35mm (full frame) e qualquer conversão, seja para menos ou para mais é calculada a partir dessa referencia.

    • bendet29

      Olá Paulo Sales tudo bem com você? Você esta com toda razão quando diz que os 35mm foram um padrão encontrado pelas fabricantes em Cameras DSLRs
      Mas uma falha que uma infinidade de profissionais levam adiante é a questão de que somente os 35mm são Full Frame, ser padrão é uma coisa completamente diferente de ser UNICO.
      Como eu mesmo citei no artigo um dos modelos que é a HaselBlade, hoje possui um sensor Full-Frame de 54x40mm, hoje até modelos Mirrorless trabalham com sensores full-frames mas nem de perto chegam a 35mm como nas DSLR.
      Eu deixei bem claro, os sensores Full-Frames são aqueles que entregam a distancia focal real marcada na sua objetiva, o que o sensor capta é o que a objetiva esta entregando, enquanto qualquer outro tipo de sensor menor estará recebendo um fator de corte, desta forma captando um conteúdo menor do que a objetiva entrega.
      Agora me desculpe, um erro seria eu cometer a mesma falha que uma grande maioria informando que Full-Frame é um sensor de 35mm que foi padronizado, onde no contexto real a unica verdade é a PADRONIZAÇÂO, e não a unificação dos sensores.
      Deixo aqui uma das fontes, de um dos principais professores de Fotografia do Brasil Tales Trigo, um grande profissional e mestre que tive o prazer de conhecer e estudar. Caso não seja o suficiente posso passar, alguns livros que tratam a fundo a questão de sensores. https://www.youtube.com/watch?v=5QYSrMZ6MJ8
      Espero poder ter esclarecido o "Erro neste Texto".
      Grande Abraço meu amigo.

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