Porque há dias menos convidativos a saídas, ou, por vezes, simplesmente apetece usufruir do conforto do lar, este mês damos-lhe ideias criativas para conseguir excelentes resultados fotográficos sem sair de casa. Explicamos-lhe ainda como captar fantásticas imagens em jardins interiores, como construir o seu estúdio doméstico para registar retratos com um toque profissional e, para que também as suas imagens em exteriores saiam melhoradas, damos resposta a todas as suas dúvidas sobre a fotografia com filtros.
Para a fase da edição, conte com as melhores técnicas para obter tons e detalhes perfeitos, aprenda a criar panorâmicas e assim captar toda a extensão de uma paisagem, e saiba como revitalizar as suas capturas ao nascer do sol.
Já para se inspirar, fazemos-lhe uma visita guiada pelo trabalho de Fernando Guerra, um fotógrafo que tem na mira da sua objectiva o que de melhor se faz em arquitectura contemporânea. Depois deixe-se encantar com as mais belas paisagens islandesas captadas por Bragi J. Ingibergsson e conheça ainda a visão pouco convencional e artística de Barry Cawston.
Na secção de testes, damos-lhe a conhecer a reflex profissional Canon EOS 1D Mark IV, assim como a primeira câmara APS-C não reflex com objectivas intermutáveis, a Samsung NX10, e o sistema de transporte de equipamento Manfrotto My World Bag, que lhe permite levar tudo, incluindo o tripé, com total conforto.
Sumário:
DOS LEITORES
12 Olhares
As melhores fotografias enviadas pelos nossos leitores.
90 Missão
Quando os contrastes e a criatividade se aliam, os resultados surpreendem.
ZOOM IN
20 Fotografar em casa
Não dê descanso à sua câmara nem à sua criatividade, só porque não lhe apetece sair. Dentro de quatro paredes há muitos motivos bons para fotografar. Explicamos-lhe tudo!
ZOOM OUT
32 Fernando Guerra
Viva o melhor da arquitectura contemporânea, pela objectiva deste fotógrafo nacional.
42 Bragi J. Ingibergsson
As paisagens islandesas são o seu principal alvo, e os resultados são de tirar o fôlego. Inspire-se!
82 Barry Cawston
Damos-lhe a conhecer a visão invulgar deste fotógrafo e as suas imagens com sentido metafórico.
PASSO A PASSO
50 Natureza em interiores
58 Retratos domésticos
64 Fotografar com filtros
70 Melhorar tons e detalhes
72 Criar imagens panorâmicas
75 Recuperar fotos subexpostas
78 Nascer do sol perfeito
80 Roteiro
Uma viagem pela Ilha das Flores.
EM ANÁLISE
100 Canon EOS 1D Mark IV
104 Samsung NX10
108 Manfrotto My World Bag
CD-ROM
114 Conteúdos
Software, lições em vídeo, passo a passo, imagens dos leitores e guia de compras.
Espero pela vossa opinião sobre esta nova edição da revista O Mundo da Fotografia Digital nos comentários. Para mais informações consulte www.omundodafotografiadigital.pt.