Home » Atualidade » O que há de novo no Flickr?

O que há de novo no Flickr?

Não é de hoje que os usuários reclamam que o Flickr, um dos mais importantes e famosos sites de armazenamento de imagens do mundo, estava abandonado pelo seu proprietário, o Yahoo. Foram anos sem grandes mudanças no seu visual e nem no seu funcionamento, algumas poucas mudanças foram surgindo a conta-gotas , como o novo uploader que permitia incluir muitas fotos de uma só vez arrastando ou clicando em uma janela e a integração do seu login com Google e Facebook. Mas era muito pouco e nesta semana o Flickr aparece totalmente repaginado, muito mais dinâmico e funcional, com um visual mais arrojado e moderno ganhando ares de rede social.

Flickr

A primeira mudança que salta aos olhos é a nova tela inicial após o login: ¾ da tela são ocupados pelas atualizações mais recentes dos seus contatos, como uma verdadeira rede social. Isto permite que o usuário interaja com seus contatos antes de visualizar sua própria galeria. O outro ¼ da tela é preenchido com dois grupos que você pertence e páginas institucionais do Flickr, além de sugestões de contatos.  E o próprio Flickr chama atenção para outras três mudanças significativas:

  • O fim do parco limite de 200 fotos. Agora cada usuário tem direito a 1 terabyte de imagens e os fotógrafos amadores terão uma enorme vantagem nisso , por exemplo: neste espaço cabem cerca de 700 mil fotos em resolução de 5 megapixels e 96 dpi. Grátis. Tudo isso.
  • Agora há a possibilidade de visualização de suas imagens em altíssima resolução, na sua qualidade original.
  • Aplicativos para sistemas iOS e Android, permitindo que se aproveite toda a funcionalidade do Flickr em dispositivos móveis.

terabyte

Mas ainda há muito mais. Ao acessar a sua galeria pessoal, a forma de disponibilização das imagens está diferente, elas aparecem num formato justificado com suas fotos preenchendo a tela uniformemente na horizontal e ajustando-as verticalmente como já era possível ver nos grupos. Também há uma “foto de capa”, algo que vem sendo aderido por todas as redes sociais e você pode escolher qualquer foto de sua galeria para estampar sua capa ajustando-a como quiser para uma visualização em formato bastante estreito, estilo wide. Logo abaixo desta foto de capa, há uma barra de acesso direto  a seus álbuns e favoritos, e se você quiser voltar a ver suas fotos na disposição original é só clicar em “editar”. Além destas opções há ícones de compartilhamento com outras redes sociais, opções de busca, estatísticas, organização de sua galeria e visualização de atividades recentes, além de um espetacular modo de visualização da sua galeria em tela cheia, em alta resolução e com belos e simples efeitos de “zoom in” e “zoom out”. Nas páginas de seus contatos, Em cada foto de seu contato, ícones discretos para favoritar, comentar e compartilhar.

doublr

E, por fim, as mudanças relacionadas a contas pagas e gratuitas:

  • Nada é de graça sem que haja um ônus, as contas gratuitas agora conterão propagandas e os envios de fotos são limitados a 200 MB e os vídeos a 1 GB por sessão, mas nada disto interfere no limite de 1 TB. Para uma conta sem anúncios é preciso pagar uma assinatura anual de 49,99 dólares e isso é apenas para eliminar os anúncios, não há nenhum outro benefício extra.
  • A conta Doublr é oferecida ao custo de 499,99 dólares por ano. O único benefício extra é que o limite de armazenamento passa a ser de 2 terabytes, além da ausência de anúncios.
  • As contas sem anúncios e Doublr momentaneamente não estão disponíveis no Brasil.
  • As contas Pro não serão mais oferecidas aos usuários mas quem já é Pro ainda terá a opção de renovação ao fim de seu período. Os usuários Pro qualificados terão opção de mudar para uma conta gratuita até o dia 20 de agosto de 2013. Os atuais usuários Pro continuam com o armazenamento ilimitado.

Enfim, foram muitas e profundas mudanças em todo o funcionamento do Flickr. Provavelmente, uma resposta do Yahoo ao crescimento das redes sociais como forma de armazenamento e compartilhamento de imagens. E a resposta do mpúblico, pelo menos inicialmente, é bastante positiva. O assunto Flickr chegou a ser Trending Topic em alguns lugares do mundo no dia de ontem , 20 de maio, primeiro dia de operação do novo Flickr.

Mais dúvidas podem ser tiradas acessando este tópico de ajuda do Flickr: http://www.flickr.com/help/limits/#150470666

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O layout está completamente poluído, bagunçado, lento, com bugs, muito carregado, etc..etc… e nem um pouco prático , ou seja , funcionalidade ZERO!!!
    A maioria dos usuários pedem a volta do antigo, inclusive com petição pública.
    Nos fóruns de ajuda no flickr será possivel constatar o descontamento.

  • Anúncio por anúncio, tenho a extensão AdBlock aqui no Chrome. Não aparece nada, só um espaço branco onde era pra ter a publicidade.
    Senti falta da contagem total de visualizações na galeria e uma personalização da página inicial, já que não me interessa ver fotos de todos os meus contatos. Quanto ao design, acho que dá para acostumar com o tempo, como qualquer outra coisa.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar