Home » Atualidade » Eventos

O que rolou no Estúdio Brasil 2014 5/5 (1)

Olá pessoal do Fotografia-DG! Como vão?

Hoje estou aqui para contar um pouquinho do que rolou no 6º Congresso Brasileiro de Fotografia de Estúdio, o Estúdio Brasil 2014, que ocorreu nos últimos dias 26, 27 e 28 de Setembro em São Paulo.

Antes de mais nada quero agradecer ao Diogo Guerreiro e ao Fotografia-DG pela oportunidade de estar presente neste grande evento de fotografia e agora poder partilhar com você, leitor do Fotografia-DG, um pouquinho do que aconteceu por lá.

Tivemos dois grandes eventos ocorrendo de forma simultânea do Estúdio Brasil 2014: o Congresso que reuniu fotógrafos renomados com destaque em diversas áreas da fotografia e a PhotoImage Brasil, a maior feira de imagem da América Latina.

O Congresso reuniu fotógrafos nacionais e internacionais que partilharam de conhecimentos técnicos, visão de negócios e atualização no mercado fotográfico. Tivemos palestras nas áreas: Fotografia de Família, Newborn, Moda, Book, Gastronomia, Arquitetura, Vídeo DSLR, Boudoir, Iluminação, Tratamento de Imagem e Business.

A feira, que já chega na sua 23ª edição, envolve tecnologia, inovação, e negócios, trazendo os principais lançamentos e tendências do mercado. Reuniu as principais marcas nos diversos segmentos e promoveu palestras simultâneas ao Congresso. No stand da Editora Photos tivemos nomes como: Daniel Magalhães, Laura Alzueta, Eduardo Perazzoli, Fernanda Sá e outros.

O Stand da Digipix também ofereceu diversas palestras durante o evento.

Diversas palestras foram promovidas por variados expositores sobre os mais diversos assuntos relacionados a imagem.

Outros stands visivelmente fizeram sucesso: Canon, Editora Photos, Mako, Incoflash, Bebê Naná Acessórios, Digipix, Indimagem, IIF e outos. Estes foram os que presenciei com mais movimento durante o evento.

Dia 26

No primeiro dia de Congresso tivemos Tyto Neves, Daniel Magalhães, Michel Téo Sin e Clicio Barroso.

Tyto Neves – Direção na Fotografia de Família

Sou grande fã do Tyto e posso ser um pouco pessoal nos meus comentários. Absorvam apenas o que acharem importante.

O Tyto abriu abriu sua palestra com um vídeo de retratos de família absolutamente emocionante.

Comentou os erros mais comuns cometidos por fotógrafos: não estar preparado (falta de estudo e planejamento), não conhecer o próprio equipamento, não conhecer lentes e suas especificidades, não conhecer a luz, não conhecer as pessoas, não conhecer a si próprio, não praticar.

Fez demonstração prática com duas famílias convidadas no palco e pudemos ter uma ideia de como o fotógrafo dirige seus ensaios.

Acho que o ponto principal da palestra do Tyto é justamente o relacionamento com o cliente. Como criar uma conexão com o fotografado para uma direção bem fluída e por consequência obter um bom resultado, autêntico.

Seguem imagens da palestra:

_DSC9966

_DSC9971

_DSC9977

Daniel Magalhães – Book Externo – Descubra sua fotografia a partir da iluminação.

Fizemos uma viagem junto com o Daniel por todo seu percurso dentro da Fotografia. Através de imagens suas, ele mostrou a evolução do seu trabalho, e todo conhecimento que adquiriu ao longo de sua carreira. Mostrou absoluto domínio da luz e de técnicas de iluminação. Ficou claro que Daniel Magalhães é um fotógrafo que busca sempre o novo e através de muito estudo adquiriu mais e mais conhecimento sobre novas técnicas de iluminação, o que vem refletindo sempre de forma inovadora em sua obra.

Falou sobre luz ambiente e como tirar melhor proveito da iluminação com uso de rebatedores, difusores e posicionamento em relação a luz.

Ensinou dicas e truques para o uso de flash dedicado. Esquemas com dois pontos de iluminação foram apresentados: luz principal e luz de recorte. Mostrou na prática o funcionamento destes esquemas.

Mostrou o resultado na imagem com acessórios como os filtros coloridos. Deixou bem clara a importância destes dois elementos em sua fotografia: luz + cor.

Deu dicas importantes de como tirar o melhor proveito de locações externas e da iluminação artificial.

Realizou prática ao vivo com duas modelos no palco.

Fiquem com algumas imagens da prática ao vivo:

_DSC0002

_DSC9998

Michel Téo Sin – Fotografia de Gastronomia

Não consegui assistir a esta palestra, pois dediquei este tempo a feira, já que os eventos ocorriam simultaneamente e terminavam no mesmo horário. Não farei comentários do que não pude ver. Vai ficar para a próxima.

Clicio Barroso – Photoshop Ligthroom 5 e seus segredos

O Clício demonstrou na prática um melhor aproveitamento do software, criado especialmente para fotógrafos, no fluxo digital.

Demonstrou técnicas nos seguintes tópicos:

  • Captura vinculada, ingestão, personalização, edição primária e processamento;
  • Gerenciamento de arquivos RAW, integração com o Photoshop CC e plug-ins;
  • Melhor forma de explorar o recurso destes softwares;

Apesar do tempo limitado, o Clicio passou muitas dicas e truques destes programas de tratamento de imagem, deu uma pincelada nos recursos do Lightroom 5, tratou imagens ao vivo mostrando o seu passo a passo ideal.

Muitíssimo proveitosa esta palestra no meu ponto de vista.

_DSC0005

DIA 27

No segundo dia de Congresso tivemos Diogo Pedro, Sharon Eve Smith, Cristiano Borges, Guilherme Meneghelli.

Diogo Pedro – Conquiste o Mercado da Moda

A palestra do Diogo abriu meus olhos para um novo mundo. Para quem me conhece sabe que sou fotógrafa infantil e de gestantes e nunca havia pensado no mercado da moda como uma possibilidade.

Iniciou sua palestra com algumas dicas importantes que o levaram ao patamar em que está:

  • ser positivo
  • fugir da zona de conforto

A importância de experimentar o novo. Usar novas lentes, mudar o esquema de iluminação, se manter inquieto, desconfiar de suas fotos.

  • dinheiro

Falou um pouco sobre a valorização do trabalho de moda e sobre as aparências e glamour que giram em torno desta área da fotografia.

Falou sobre o cenário do mercado de moda no Brasil, ressaltando que há muito espaço para o crescimento desta área. Muitas novas empresas, pequenas empresas em crescimento. Falou da importância de ensinar ao cliente a ver que a fotografia é um investimento e não um custo.

A importância de conquistar a confiança do cliente: começar pequeno; fazer o que o cliente pede, mas sempre mostrar uma alternativa criativa; oferecer sempre mais do que foi pedido; mostrar que você é mais.

Falou também sobre a importância de quebrar regras, de experimentar o novo, buscar um trabalho autoral, fotografar com paixão, não ficar experando as oportunidades caírem em seu colo, correr atrás delas.

Durante toda a palestra nos contemplou com imagens bastante autorais e por que não dizer mágicas.

Virei fã.

Quem quiser conhecer o trabalho do Diogo, pode visitar seu site www.thisisdiogo.com

_DSC0010

_DSC0012

_DSC0025

_DSC0026

Sharon Eve – Entre um sorriso e outro, o clique!

A Eve contou um pouco de sua trajetória desde que era uma menininha até os dias atuais. Mostrou como a fotografia entrou na sua vida e se transformou.

Trabalhou por muito tempo com fotografia de casamento e mudou seu foco para a fotografia de família.

Seu estilo de fotografia é um lifestyle absolutamente delicioso, descontraído, divertido, verdadeiro.

Sua personalidade comunicativa é um fator que a destaca na direção de seus modelos. Sempre muito divertida e engraçada consegue com facilidade se conectar com seus clientes e extrair a essência de cada um em sua fotografia.

Suas palavras chaves:

  • simplicidade
  • intimidade
  • liberdade
  • descontração
  • conexão

Falou da importância de identificarmos nossas próprias palavras chaves.

Trabalha com locações externas e luz natural. Procura sempre uma locação que seja significativa para a pessoa fotografada. Busca conhecer, observar e se conectar com as pessoas.

Após a parte teórica fez a demonstração prática com uma gestante e com dois casais.

Foi hilário. Literalmente colocou o casal de cabeça para baixo para fotografá-los. Arrancou muitas risadas dos congressistas e é claro, dos fotografados.

Fechando sua palestra com chave de ouro, um pedido de casamento aconteceu no palco do Estúdio Brasil. Nada mais perfeito para um casal de fotógrafos.

Saí da palestra com muita vontade de ser fotografada por ela.

Para finalizar, a Sharon vem trabalhando com o projeto “Todo dia, tanta beleza” que é muitíssimo bonito. Vale a pena dar uma pesquisada e conferir.

Seguem algumas imagens da palestra:

_DSC0036

_DSC0038

_DSC0057

_DSC0069

_DSC0074

Cristiano Borges – Desvendando os segredos do newborn

Especializado em fotografia newborn há três anos, o fotógrafo faz uso de técnicas de iluminação diferenciadas e ilusionismo para criar imagens bastante impactantes, que geram a sensação de improváveis ao espectador, mas que garantem sempre e em primeiro lugar a segurança e bem estar do bebê.

Mostrou sua técnica de iluminação que reúne luz e sombra para uma imagem bem única, que reflete bem seu gosto e seu estilo.

Mostrou alguns de seus trabalhos mais conhecidos e explicou os esquemas de iluminação utilizados.

O Cristiano tem dois pontos bastante fortes em sua fotografia:

Ele procura se destacar do comum. Sempre anda de encontro as tendências mais praticadas.

Constroe seus cenários diferenciados e busca criar uma imagem que tenha um valor especial para aquela família e para isso agrega elementos que contem uma história.

O palestrante fez demonstração prática com um recém-nascido convidado. Mostrou a importância do ambiente adequado para o newborn, com o uso de aquecedores e umidificadores, termômetros, materiais adequados, uso de ruído branco, higienização do ambiente e acessórios …

Nenhum dos bebês convidados colaborou muito, mas por alguns instantes o Cristiano conseguiu um soninho mais profundo e fez alguns cliques. Mostrou que com um único set é possível fazer fotos de ângulos variados conseguindo imagens bem diferentes.

_DSC0096

_DSC0115

_DSC0117

_DSC0119

_DSC0120

Guilherme Meneghelli – Onde Mora o Movimento – Explore os recursos de sua câmera DSLR

Mais uma palestra que tive que abdicar para poder estar simultaneamente na PhotoImage.

Na feira observei que vários stands vendiam equipamentos com descontos ou ofereciam vouchers de descontos.

Tentei dar uma visitadinha no stand da Canon, pois estava interessada em uma impressora para fotos super portátil. Apesar de os visitantes poderem mexer nos equipamentos e conhecer um pouco dos produtos, não havia venda no stand.

Também aproveitei para visitar o stand da Digipix e ganhei vouchers de descontos para fotolivros. Também tive a oportunidade de conhecer os novos produtos da empresa.

Depois visitei o stand da Editora Photos e aproveitei para adquirir alguns livros com descontos: “100% Kid” do Allison Tyler Jones e “Book- Direção de Modelos para Fotografos” do Billy Pegram.

Senti falta de uma maior variedade e alimentos mais saudáveis na praça de alimentação.

Também senti falta de um stand da NIKON.

DIA 28

Se apresentaram neste último dia os fotógrafos Claus Weihermann, Chrita Meola e Kevin Kubota.

Claus Weihermann – Uma estratégia para diversificar seu negócio.

Especialista em fotografia de Arquitetura e Interiores.

O Fotógrafo anteriormente residia em Londres e possuía uma carreira sólida . Desistiu de tudo e resolveu viver da fotografia. Imergiu nos estudos durante 6 meses e elaborou um plano estratégico para ingressar e prosperar na carreira. Viu as oportunidades nesta área da fotografia e retornou ao Brasil para se perpetuar nesta ramo.

Vislumbrando uma excelente oportunidade no mercado imobiliário no Brasil, passou a procurar clientes e demonstrar a importância da boa fotografia para a venda dos imóveis.

Tendo em vista que o mercado imobiliário gira em torno do mercado online, a boa imagem é o diferencial para destacar um imóvel dentre as inúmeras ofertas.

O mesmo acontece nos setores de hotelaria, restaurantes, etc. Quem tem uma boa imagem se destaca no mercado.

Mostrou as imagens realizadas com iluminação ambiente e em seguida a diferença do mesmo ambiente com a iluminação correta. Impressionante como a iluminação é capaz de transformar um cômodo de uma residência; de integrar o exterior (uma vista por exemplo) e demais cômodos de uma residência; o poder de destacar áreas e objetos que a iluminação adequada providencia.

Pudemos assistir um vídeo de seu trabalho no qual explicou o passo a passo de sua iluminação e mostrou os antes e depois da fotografia sem e com iluminação.

O objetivo principal de sua palestra foi mostrar que a fotografia de arquitetura e interiores pode ser uma boa alternativa para os negócios. O mercado é grande e existem poucos especialistas nesta área.

_DSC0131

Christa Meola – Boudoir: Explore este mercado

A Christa é uma fotógrafa norte-americana especializada em fotografia Boudoir.

A palestrante falou sobre a questão da psicologia para elevar a moral e auto-estima da fotografada. A importância de uma pré-entrevista a fim de conhecer a cliente e descobrir quais as partes que mais gosta em seu próprio corpo e a partir deste conhecimento privilegiar estes aspectos de forma a elogiar a modelo fotograficamente.

Falou sobre a importância de ter um negócio simples e que esta é uma boa forma de obter sucesso (exs: não oferecer milhares de opções de looks e locações; não possuir milhares de pacotes diferentes; não ter diversos sites diferentes…)

Tratou da importância de buscar o seu cliente ideal. Buscar o cliente com quem se tem conexão criativa.

Deu dicas de como aumentar suas vendas;

  • Buscar primeiramente a confiança da cliente, discutindo suas dúvidas e medos. Deixar a cliente confiante, confortável.
  • Sempre colaborar na direção criativa do ensaio. Envolver a cliente na criação das imagens. Trazer ideias da cliente para desenvolver no ensaio.
  • Discutir os produtos com a cliente. Definir previamente o que ela pretende levar deste ensaio. O que ela pretende adquirir.
  • Fotografar 3 a 5 looks diferentes para aumentar as opções de compra da cliente.

Quanto ao ensaio, mostrou a importância de contar um  história com início, meio e fim. Privilegiar os pontos preferidos da fotografada. Focar naquilo que a cliente mais gosta em si mesma.

Falou um pouco de pós-produção e disse que usa o mínimo possível de photoshop, pois ao focar nos melhores atributos da modelo, consegue extrair o que há de melhor nela.

Deu algumas dicas para aumentar ainda mais os lucros:

  • criar slideshow para mostrar o ensaio durante a venda;
  • jamais oferecer descontos, mas sim “bônus” para a cliente;
  • Investir em um website que impressione o cliente potencial. O site vende você 24/7;
  • Descobrir quem é a cliente ideal. Ao descobrir o tipo de cliente que você quer fotografar, você marca um estilo e a partir disso, estas clientes vão atrás de você.

Falou também sobre os principais erros que os fotógrafos cometem:

  • fotografar de graça;
  • perda de tempo com construção de marca, logo, etc. Orienta a entrar no mercado e depois pensar nestas questões;
  • Orientou a fazer o máximo de permutas que puder;
  • Gastar com muitos equipamentos;
  • Não focar em determinada área. As pessoas buscam especialistas em determinados assuntos. Importância de focar.

_DSC0195

Kevin Kubota – 15 Truques infalíveis de iluminação

Fechando com chave de ouro tivemos a palestra do Kevin Kubota.

Um mestre da arte da iluminação controlada. Seu trabalho e suas técnicas já lhe renderam diversos prêmios e publicações. É referência internacional por seu trabalho diferenciado.

Para mim a palestra mais proveitosa e enriquecedora.

Ensionou diversas dicas e truques com os mais diferentes tipos de iluminação.

Falou de três estilos de iluminação essenciais: luz de janela (com grande difusão), sombras suaves e modeladas (média difusão), iluminação nítida e direta (pequena a média, não difusa).

Com o uso de flash dedicado, ensinou a simular a luz de janela com um grande difusor, produzindo sombras suaves sobre sua modelo.

Acrescentou apresentando modificadores de luz que auxiliam na criação de uma iluminação com sombras suaves.

Ensinou a usar e posicionar a segunda luz e utiliza-la como luz de contorno.

Falou sobre o uso de lanternas como luz principal e mostrou um trabalho seu todo realizado com iluminação de luz de lanterna.

Falou sobre o uso de colmeia para o uso de iluminação direta.

Ensinou como criar luz de preenchimento na pós-produção.

Todos os seus ensinamento foram realizados com auxílio de uma modelo e demonstrações ao vivo no palco.

_DSC0201

_DSC0225

Posso dizer que saí do Estúdio Brasil 2014 com mais conhecimento sobre direção, iluminação, edição, marketing e business e certamente abri minha cabeça para novas possibilidades. Foi uma experiência bastante enriquecedora.

Mais uma vez agradeço ao Fotografia-DG pela oportunidade, à minha colega Ranny Michalski (Brincando de Fotografar) pelo suporte que me deu na cobertura do Congresso e a todos os palestrantes que compartilham de sua experiência com quem busca conhecimento.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima e bons cliques!!!!!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar