Home » Cursos » JPG vs RAW

JPG vs RAW – Parte 2/8 – O que são os formatos JPEG e RAW 5/5 (1)

Na primeira parte da série de artigos JPG vs RAW tivemos apenas uma breve entrada (com direito a historinha e tudo) para que vocês possam saber o que vem pela frente. Mas é agora que a brincadeira começa, vamos abordar o que são os formatos JPEG e RAW.

DEFINIÇÃO:

JPEG/JPG – Joint Photographic Experts Group 

O QUE É: O formato JPG ou JPEG recebeu esse nome pelo Joint Photographic Experts Group, o nome original do comitê que desenvolveu o padrão. A rigor, JPEG não é um formato e sim uma família de algoritmos de compactação. O formato é o JFIF, para JPEG File Interchange Format e isso é o que significa popularmente ‘um arquivo JPEG’.  

JPEG é um método de compressão com perda de dados. Os algoritmos são baseados na matemática “Discrete Cosine Transformation”, para descartar as partes menos significativas da imagem em termos de como ela é percebida pelo olho humano. Como o JPEG é uma compactação com perdas, haverá perda de dados a cada vez que o mesmo arquivo for editado e salvo. Os efeitos mais notáveis serão pequenos artefatos que devem aparecer na imagem.

RAW – Significa Cru

O QUE É: RAW, palavra em inglês que significa “cru” (Pronuncia-se “Ró” ), é o nome dado a imagem “bruta” sem qualquer tipo de compactação, processamento ou perda de qualidade, que fornece uma possibilidade maior de edição final. Hoje já temos algumas câmeras que tem o RAW com um certo tipo de compressão “sem perdas”, a maneira simples de saber se a sua câmera utiliza esse formato com compressão, é verificar se as imagens ficam com tamanhos (mega bytes) diferentes, quando o RAW não tem compactação alguma, todas as fotos ficam com o mesmo número de bytes, ao contrario das câmeras com compactação que geram fotos com tamanhos diferenciados.  

Ele também é conhecido como o negativo digital. Cada fabricante tem um tipo de RAW, como pudemos ver na listagem mostrada no inicio deste artigo, com isso podemos dizer que na verdade ele não é um formato e sim um termo usado pelas empresas para dizer que é um arquivo fiel a imagem capturada.  Este tipo de arquivo costuma ser aproximadamente de duas a cinco vezes maiores que uma imagem em JPEG.

Na terceira parte da série, vamos saber como são criadas as imagens no momento do click.

Obrigado a todos e caso queiram ver um pouco mais do meu trabalho podem acessar o meu site www.guilhonfotografia.com.br e me seguir no Twitter juntamente com o @fotografiadg. Pode ainda assinar a newsletter do Fotografia DG e receber os artigos no seu email, basta para isso introduzir os seus dados (nome e email) no formulário em baixo.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Eduardo Guilhon

Eduardo Guilhon é brasileiro, nascido no ano de 1981 e residente na cidade de Florianópolis/SC, atua no mercado através Books/Retratos, ele também foi o primeiro Catarinense se especializar em Crianças com Necessidades Especiais através SpecialKids Brasil. Sua marca é a utilização de técnicas de iluminação criativa (Strobist) em conjunto com a luz ambiente. Tem como missão congelar a imagem de forma inovadora, refletindo e registrando com alto desempenho o momento único existente durante todo o trabalho, entregando ao cliente, um pedaço especial de sua vida em forma de fotografias.

13 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Prezado Eduardo, estou utilizando o Lightroom para edição de arquivos RAW. Se um dia eu vier a utilizar um outro programa que não o Lightroom, terei que necessariamente exportar minhas fotos editadas nesse programa, ou o metarquivo criado pelo Lightroom com as informações da edição pode ser portado para outros programas/plataformas?
    É meio temeroso utilizar um programa proprietário para as edições, não? Exite algum formato open source para isso?

  • Olá Monique, tudo bom?
    Referente ao Tif ele não danifica suas fotos, ele não chega a ser um Raw, mas normalmente trabalha sem compactação, por isso seus arquivos ficam extremamente grandes. Uma dica, utilize .psd (que é do próprio Photoshop) para suas fotos, você não vai perder qualidade e também vai ter um arquivo de tamanho menor.

  • Olá, gostaria de fazer uma pergunta:
    sempre bato as fotos em raw, mas as vezes converto elas em tif para mecher melhor no photoshop. O tif prejudica a qualidade da foto?
    Adorei o post.. é bem legal esclarecer essa diferença pois muitas pessoas não sabem o quanto melhor é fotografar em Raw.
    obrigado.

  • Pessoal, peço desculpas, estou com problemas para postar as respostas dos comentários.

    Daniel: Isso depende de cada concurso, tem que ler com atenção todo o regulamento para saber.

    Maia: Acho que podes ter razão

    Marcos: Fico feliz em poder ajudar :)

  • Eu sou iniciante e tentei trabalhar com o RAW, mas como voce mesmo disse, todo iniciante opta pelo modo mais fácil (que é o JPEG). Mas depois do que estou lendo, vou passar a fotografar utilizando o modo RAW+JPEG para ir me familiarizando com essa idéia.

    Valeu, voce está desenvolvendo de maneira clara o assunto.

    Aguardo as próximas postagens!

  • Muito bom o post, e no primeiro tópico aquela história aconteceu realmente comigo, hahah que venha o 3/8

  • Amei, ficou claro, já tinha lido sobre o assunto, mas vc veio esclarecer as diferença dos formatos de forma bem didática.

  • MUITO BOM ?
    ESTOU TENDO A OPORTUNIDADE DE SANAR ESTA DUVIDA QUE TENHO EM
    RELAÇAO AOS DOIS FORMATOS.
    VALEU, VOU CONTINUAR LENDO SEUS ARTIGOS !

  • Só fiquei um pouquinho confuso na última frase do primeiro parágrafo do tópico sobre RAWs… mas depois reli e entendi.
    O que faltou então, foi um ponto após “ficam com tamanhos diferentes”. O período seguinte seria a explanação da parte anterior, entende?
    E creio que “megabyte” é pegado! ;)

    Agora vem cá: quando não tem compactação o tamanho é _exatamente_ o mesmo, até nos bytes?

    Estou gostando de ver a série!
    E, claro, da divulgação da pronúncia correta de “raw”, que tanta gente chama de “rau” (e já vi até piadinha com isso, muito justa!).

  • Eduardo, está muito bom, somente um comentário a mais.

    Se vc. colocar para tirar fotos monocromáticas (pt-bc) o JPG sai pt-bc já o RAW sai colorido, então obrigatoriamente eu tenho que converter o RAW para PT-BC, para efeito de concurso esta manipulação é permitida transformar Raw cor para pt-bc?

    Abs.,

    Daniel

Páginas Úteis

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar