Home » Cursos » Fotografia de Esportes

Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 5/9

Se não tem acompanhado a série de artigos sobre Fotografia de Esportes para Iniciantes considere ler os artigos anteriores:

A objetiva certa para cada distância

Conhecer previamente o esporte e a área disponível para fotografar o evento é de extrema importância para conseguir bons registros.

De posse da informação sobre a distância aproximada entre o fotógrafo e o tema, é possível calcular a distância focal e ver se a objetiva é a ideal para o registro.

Para realizar o cálculo, basta seguir a tabela abaixo, montada no Excel.

Fator de corte do sensor: sensores FX ou full size não possuem fator de corte, então, preencha com 1.

Nas DSLR da Nikon, o fator de corte é 1,5, na Canon, 1,6. Compactas tendem a ter fatores maiores. Confira o manual.

Tamanho do objeto em cm: medida aproximada do objeto, atleta, veículo, etc., a ser fotografado.

Distância focal: distância focal da objetiva. Em objetivas zoom, utilizar a metade do range como referência. Ex.: para 100-300, utilizar 200mm, para ter margem de folga tanto para angular como para zoom.

O resultado apresentado no cálculo é a distância ideal para o fotógrafo estar do objeto e conseguir um enquadramento preciso, sem margens superiores, tendo como base a câmera na posição horizontal.

Com a objetiva correta, o fotógrafo pode, inclusive, manter uma distância segura em provas com risco de acidentes.

No próximo artigo desta sérei vamos falar sobre “O momento que antecede a ação”. Siga-me no twitter e o @fotografiadg para não perder pitada do que vamos explicar no próximo artigo desta série sobre fotografia de esportes. Pode ainda assinar em baixo a newsletter do Fotografia DG para receber as mátérias diretamente no seu email.

  • Dei uma olhada na fórmula e simplifiquei (mantendo as mesmas unidades)… Fica assim: =0,0006*B3*B4. A princípio o fator de corte do sensor não está sendo levado em conta.

Abrir Chat
1