Home » Atualidade » Acessórios

Olympus 9mm f/8.0 Fisheye 5/5 (3)

Uma grande sacada da Olympus (e até agora parece que ela foi a única a apostar nesse tipo de acessório) são as lentes do tipo body cap e seu último lançamento foi a Olympus 9mm f/8.0 Fisheye. Particularmente acho bem interessante este tipo de lente, principalmente para uma câmera mirrorless de corpo pequeno, por se tratar de uma lente super discreta e que quase não acrescenta nenhum volume ou peso para o corpo. Os menos observadores poderão achar até que não há nenhuma lente acoplada ao corpo e que a câmera está desligada pois, como o próprio nome “body cap” diz, esta verdadeira lente pancake também funciona como uma tampa já que o elemento óptico frontal é bastante diminuto.

ACCESSORIES_BCL-0980_white__Product_002__x290

 A Body Cap Lens Olympus 9mm f/8.0 Fisheye (equivalente a 18mm) possui diafragma fixo, ou seja, só é possível usar a abertura f/8; sua construção interna possui apenas 5 elementos (sendo dois asféricos) em 4 grupos; distância mínima de foco de 20cm; sua espessura é de apenas 12.8mm com diâmetro total de 56mm e pesa somente 30 gramas. E por ser uma objetiva olho de peixe oferece um ângulo de visão bastante amplo de 140 graus.

Além da abertura fixa em f/8, esta objetiva possui outras particularidades como a ausência de rosca para filtros e o ajuste de foco manual é feito por uma pequenina alavanca. Aliás, esta objetiva não possui autofoco, é preciso sempre fazer o controle de foco por esta alavanca. São as mesmas características de uma outra objetiva lançada em 2012 pela Olympus com a mesma intenção de funcionar tanto como lente quanto tampa, é a Body Cap Lens 15mm f/8.0. Certamente, se eu fosse usuário do sistema Micro 4/3, eu seria o dono de uma destas duas objetivas. Ou, quem sabe, até mesmo das duas, já que o preço é ridiculamente baixo.

Por falar em preço, a Body Cap Lens Olympus 9mm f/8.0 Fisheye está disponível nas cores branca e preta por apenas 100 dólares enquanto a Body Cap Lens 15mm f/8.0 custa míseros 50 dólares. Lógico que não dá para esperar uma qualidade de imagem semelhante a de objetivas mais caras, mas diante da simplicidade e descrição destas duas, configura-se um ótimo custo-benefício.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Sandra

    Desculpe minha ignorância, mas essa lente só pode ser utilizada com câmeras Olympus?
    Existe alguma similar para utilizar na Canon T5i?

    • Só pode ser usada nas câmeras do sistema Micro 4/3, não há uma similar para Canon.

      • Sandra

        Valeu.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar