Home » Atualidade » Câmeras » Novas Olympus PEN E-P5 e E-PL6

Novas Olympus PEN E-P5 e E-PL6

A Olympus, assim como a Panasonic, também chega à sua quinta geração de câmeras mirrorless com o lançamento mundial da PEN E-P5 e no mercado japonês também a PEN E-PL6.

Mas por que quinta geração se já está na PL6? A Olympus , a exemplo de tantas outras empresas japonesas, não deve ter adotado o número 4 por superstição já que é um número considerado amaldiçoado por aquelas bandas. Enfim, o que importa é que sistema de câmeras sem espelhos faz o maior sucesso na Ásia, continua crescendo na Europa e América do Norte, mas na América Latina, sobretudo no Brasil, continua engatinhando. E a Olympus, que desenvolve o sistema Quatro Terços em conjunto com Panasonic e Leica, talvez seja a maior responsável por este sucesso asiático e é preciso saber que o sistema 4/3 é bem completo, tem muitas objetivas para todas as ocasiões, não fica a dever para os sistemas DSLR.

Olympus E-PL6

Olympus E-PL6

A Olympus E-PL6, por enquanto lançada apenas no Japão, possui o tradicional e eficiente sensor CMOS de 4/3 de polegada (fator de corte de 2x)  com resolução efetiva de 16 megapixels e total de 17.2 megapixels, um sensor sem exageros que lhe permitirá fazer suas fotos sem se preocupar com alto ruído e ainda possui estabilização de imagem. Vale o destaque para o elogiado sistema de foco que esta câmera traz, o mesmo encontrado na Olympus OM-D. Seu monitor LCD de 3 polegadas é inclinável e sensível a toque, vantagens que podem ser melhor aproveitadas nesta câmera devido ao modo Live View que funciona muito bem em câmeras de sistema sem espelho.

Olympus E-PL6 Back

Olympus E-PL6

O seu obturador trabalha com velocidades de exposição entre 1/4000 e 60 segundos, incluindo modo bulb de até 30 minutos; a sensibilidade ISO varia entre 100 e 25600; o modo contínuo pode chegar até a 8 frames por segundo limitado a 15 arquivos RAW mas os arquivos JPEG são ilimitados neste modo; esta câmera também é capaz de produzir arquivos MPO (fotos em 3D); o flash compacto  (FL-LM1) que acompanha o kit desta câmera possui número-guia 7 em ISO 100 e número-guia 10 em ISO 200; faz vídeos Full HD em formato MOV e HD em formato AVI com taxa de 30fps e som estéreo. Sua bateria é capaz de fazer cerca de 360 fotos por carga.

Olympus PEN E-P5

Olympus E-P5

Mas a estrela da companhia parece ser a Olympus E-P5 com seu belíssimo design retrô, lembrando muito suas antigas câmeras de filme.  Contando com o mesmo sensor estabilizado da E-PL6 supracitado e ainda possui recepção wi-fi nativa permitindo a conexão com dispositivos móveis como smartphones e tablets, e GPS incorporado para georreferência de suas fotos. Seu sistema de foco permite que a focagem seja feita pelo toque no monitor LCD, (que possui as mesmas especificações do monitor da E-PL6) quando usado em modo Live View.

O obturador desta câmera se equipara ao das câmeras DSLR mais poderosas com a velocidade de 1/8000 até 60 segundos, incluindo modo bulb de 30 minutos; a sensibilidade ISO também possui uma gama variada de 100 a 25600; o modo contínuo chega até 9 frames por segundo limitado a 15 arquivos RAW ou 19 JPEG; a Olympus PEN E-P5 também é capaz de gerar arquivos MPO;  seus vídeos seguem as mesmas especificações da Olympus E-PL6. A duração da bateria é um pouco menor, provavelmente devido às presenças de wi-fi e GPS e é capaz de fazer cerca de 330 fotos por carga.

Lentes 17mm, 45mm e 75mm F1.8
Lentes 17mm, 45mm e 75mm F1.8

Estará disponível no mês de junho nas cores preta, prata e branca e a Olympus também anunciou o lançamento das objetivas 17mm f/1.8, 45mm f/1.8 e 75mm f/1.8 na cor preta já que, até então, só existiam na cor prata e a objetiva 17mm f/1.8 equipará os kits da Olympus E-P5 que também incluirão um visor eletrônico VF4 acoplável à sapata do flash.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar