Home » Atualidade » Câmeras » Panasonic FZ1000, uma superzoom premium

Panasonic FZ1000, uma superzoom premium 3.33/5 (3)

Dando sequência ao momento de revolução na fotografia digital, temos uma superzoom com sensor de 1 polegada e a fabricante que ousou fazer isso foi a Panasonic, que já havia ousado anteriormente com a Panasonic FZ200 e sua lente com abertura constante por todo o zoom. Agora é a vez da Panasonic FZ1000 e esta nomenclatura com 4 dígitos indica que ela não é uma sucessora da FZ200, e sim uma nova categoria acima dela, e o preço não está tão absurdo!

Panasonic FZ1000

A Panasonic FZ1000 é equipada com sensor CMOS de 20.1MP (1 polegada com 20.9MP de resolução total); sua objetiva Leica com 16x de zoom cobre distância focal entre 25-400mm com abertura f/2.8-4.0 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-25600; o tempo de exposição varia entre 1/16000 e 60 segundos, incluindo modo bulb de até 120 segundos; modo contínuo de até 12fps; produz arquivos RAW e possui wi-fi integrado; o alcance do flash é de até 13.5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 50fps em formato AVCHD e em resolução 4k em formato MP4, ambos com som estéreo (possui entrada para microfone externo); possui monitor LCD móvel de 3 polegadas e visor eletrônico; é alimentada por bateria com capacidade para 360 fotos por carga; e sua lente possui rosca para filtros de 62mm.

A Panasonic FZ1000 é, sem dúvida, um marco na história das câmeras superzoom e é a câmera a ser batida nesta categoria. Uma informação importante é que nem todas as versões desta câmera possuem o idioma português em seu menu, a versão que possui é a FZ1000EG. Estará disponível para vendas em meados de julho ao custo de 750 libras / 900 dólares.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

31 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Olá João, são duas câmeras muito diferentes para públicos diferentes. Fica difícil fazer uma comparação entre elas e apontar uma melhor. Em qualidade de imagem a G7 é muito superior, mas é uma câmera voltada para uso profissional. A FZ1000 possui uma versatilidade muito maior pois possui bastante zoom e te permite fazer todo tipo de foto.

  • Quero fazer um upgrade. Entre esta e a Canon g3x qual a melhor? A minha preferência de fotos vai para aves, insectos… daí a necessidade de ter um bom zoom mas também gostava de evoluir na qualidade. Não considero as DSLR pois não me imagino carregada com câmara, lentes e andar sempre trocando. Obrigada :)

    • As duas teoricamente possuem a mesma qualidade de imagem pois possuem o mesmo sensor, mas a G3x possui mais zoom então você deve verificar se o valor mais alto da G3x vale pelo zoom de 8x a mais do que a FZ1000.

      Porém, se me permite dar uma outra sugestão: que tal se você pudesse utilizar uma DSLR com uma única lente que permitisse a você ter um alcance tão longo quanto estas câmeras e qualidade de imagem muito superior pagando até menos? Você pode comprar uma Canon SL1 (apenas o corpo) e uma lente Sigma 18-250mm ou Tamron 18-270mm e custará mais barato ou no máximo o mesmo valor que as duas que você citou. Terá uma qualidade de imagem muito superior e não precisará ficar trocando de lente, esta pode ser sua única lente para a vida toda. Se quiser tenho fotos com minha Sigma 18-250mm para você olhar.

  • Olá, chegou uma para mim do japão, e o modelo dela é japa, sabe se alguem conseguiu mudar via software o menu para ingles ou pt-br?
    O firmware já veio o ultimo 2.2. Tentei por aí mais não deu certo, por ser igual. Se souber de algo me avise. obrigado!

  • Aqui no Brasil sabe onde consigo comprar? Se possível no rJ ou de alguém de confiança? Daí venderia minha recém comprada P900.

    • A Panasonic desativou sua divisão de câmeras no Brasil, não é possível encontrar mais nenhuma Lumix por aqui. Veja se consegue encomendar com algum dos vendedores autônomos espalhados pelos grupos de classificados no Facebook.

      • Estou vendendo uma Panasonic FZ 1000 nova que foi comprada para fazer as fotos de um e-commerce de semi joias da esposa. A máquina é fantástica, mas como não somos fotógrafos no dia a dia utilizamos Smartphones. Contato: [email protected] ou WhatsApp: (79) 9 9193 5585

  • Oi Rodrigo, ótimo post! Você acha que a P900 Nikon, é muito inferior a FZ1000? Putz, estou fazendo o caminho inverso, cansei das intercambiáveis, mochila, lentes…hehehe, e estou na dúvida entre as 2…

    • Sim, em qualidade de imagem é bastante inferior, não dá nem pra comparar. A diferença no tamanho do sensor é grande demais, são câmeras de níveis muito diferentes e não cabe comparação entre elas.

  • Oi Rodrigo.
    Estou trabalhando com monitoramento de animais de vida livre. Passei 14 meses na mata e tive muita oportunidade de tirar fotos legais. Quando cheguei aqui comprei uma L120 que já estava no segundo dono, paguei em torno de 200 reais. Ela me ajudou bastante, tanto no passatempo quanto na identificação individual dos animais. Acontece que muitas vezes eu precisava de algo mais, não sei se era mais zoom, mais qualidade, mais liberdade como o controle do foco ou abertura, enfim ela me proporcionou boa fotos, ajudou no meu trabalho, mas deixava aquele gostinho de que estava faltando alguma coisa (pelo que vi dps parece que essa simplicidade era o foco da serie L, ou não?).
    Mês que vem estou voltando para casa e acho que vai demorar até eu passar um tempo grande na mata outra vez. O problema é que eu gostei muito de tirar fotos e queria uma máquina melhor, mas sem a necessidade de ficar andando com lentes por ai. Vi o lançamento da P900 e se eu tivesse uma dessa aqui desde o começo teria sido uma experiencia muito melhor, mas agora que estou voltando para a cidade não sei se esse zoom todo vai ficar "ocioso", acho que agora estou mais interessado em qualidade de imagem aliada a praticidade de levar no dia-a-dia.
    Achei essa matéria sobre a FZ1000 e vc elogiou bastante a qualidade da imagem, se comparada com as outras superzoom, mas vi em outros lugares que a P7800 apesar de pequena e facil de transportar oferece muitos recursos. Gostaria de saber a sua opnião, sei que são de categorias diferentes, mas na comparação da qualidade de imagens em fotos do dia-a-dia, nada que precise do superzoom, como essas maquinas se comportam. Qual você indica nessa categoria das portáteis, avaliando pela qualidade da imagem sem o zoom?

    Obrigado pela atenção e desculpa pelo texto grande.

    • Olá Jefferson, antes de mais nada gostaria de agradecer pelo texto grande. Ao contrário do que os leitores pensam, quanto maior e mais explicado o texto é melhor para mim, assim posso entender de fato a situação e saber do que você precisa.

      A Panasonic FZ1000 sem dúvidas possui qualidade de imagem melhor do que a P7800. Se você tiver como pagar por ela pode comprar de olhos fechados, além disso possui todos os recursos necessários para que você possa aprender a fotografar e explorar todos os recursos que a FZ1000 oferece. Outras opções seriam Sony RX100 ou Canon G7x que possuem o mesmo sensor da FZ1000 (teoricamente a qualidade de imagem é a mesma), porém sendo mais práticas devido ao tamanho menor e possuem apenas 4x de zoom. Aí você decide se precisa dos 16x de zoom da FZ1000 ou dos 4x de zoom das outras duas.

      • Oi Rodrigo. Muito obrigado pelos esclarecimentos e pelas dicas. Acho que vou optar pela praticidade e escolher as menores mesmo. Se um dia for voltar para a mata ai parto logo para a P900 e me especializo em fotografar olho de macaco rsrs. Abraços

  • Rodrigo muito boas suas explicações. Eu gostaria de fazer um curso de fotografia pela web, VC me indicaria algum? Por favor

    gilcesarsilva @hotmail.com

  • Olá Rodrigo,

    Parabéns pelo texto, muito esclarecedor!

    Estive pesquisando a Canon SX60 hs e a Panasonic FZ1000 e sem sombra de dúvidas a FZ1000 é superior, porém o preço é também é muito superior, além de quase 1 ano de lançamento e ainda aqui no Brasil é difícil encontrá-la diferente da SX60.

    Enquanto encontro uma SX60 no magazineluiza.com.br por R$1740,00 a FZ1000 encontro em sites duvidosos por no minimo R$3400,00. Para quem não tem muita grana fica difícil. =(

    • É que a Panasonic encontra-se em outra categoria de câmera, não é uma simples superzoom. O sensor dela é grande, muito maior que o das superzoom e compactas comuns, daí vem a enorme diferença de preço. A FZ1000 é tão melhor que todas as outras superzoom que nem cabe uma comparação entre elas justamente por causa dessa diferença de sensor, o preço (apesar de muito alto) é totalmente justificável.

      E se pensa na SX60, o modelo anterior (Canon SX50) é melhor. Certamente está mais barata, dê uma procurada nela.

    • Não pode nenhuma superzoom ser comparada a uma DSLR, são mundos completamente diferentes. Mesmo a FZ1000 que é certamente a melhor superzoom de todos os tempos, ainda há uma enorme diferença entre esse tipo de câmera e uma DSLR.

  • MEU NOME É JÁDER. EU TENHO UMA SONY HX300. TENHO AMIGOS FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS QUE FALAM QUE A CANON T3I É BASTANTE SUPERIOR A SONY HX300, PORÉM A SONY FILMA EM FULL HD A 60 FPS. A CANON T3I HD A 30 FPS. POR QUE ENTÃO, A QUALIDADE É TÃO SUPERIOR?

    • Olá Jader, por se tratar de câmeras de categorias completamente diferentes, não cabe nenhum tipo de comparação entre elas. A começar pelo tamanho do sensor que é muitas vezes maior na T3i, o sensor da HX300 fica parecendo uma miniatura ao lado dele e a qualidade de imagem de uma câmera está diretamente ligada ao tamanho do sensor.

      Câmeras fotográficas não foram concebidas para filmar, a intenção principal é fotografar e elas, em sua grande maioria, quebram um galho na hora de filmar então não se deve levar em consideração os vídeos de uma câmera como critério de escolha de uma câmera. Então, o fato de a HX300 filmar em 60fps em Full HD não quer dizer nada quanto à qualidade da câmera, quer dizer apenas que ela faz vídeos com maior volume de quadros por segundo. O que também não quer dizer que os vídeos são melhores, basta perceber que em cinema são usados “apenas” 24fps.

  • Para quem tem uma sony hx300 e está só no começo (Não sabendo muita coisa de fotografia),seria uma boa opção?

  • Para quem tem uma sony hx300 e está só no começo (Não sabendo muita coisa de fotografia),seria uma boa opção?

    • Não, acho que a FZ1000 é uma câmera para usuários mais avançados e não considero uma boa opção trocar uma superzoom por outra. Acho que a HX300 ainda tem muito a lhe oferecer.

    • Como o Rodrigo disse, se já possui uma Superzoom ela não vai lhe acrescentar experiências muito além do que já possui, até por que, se procura apenas melhorar a qualidade das fotos, é melhor e, porque não, mais barato, uma DSLR de entrada ou uma Mirrorless. No mais, se procura zoom, a própria HX300 já lhe proporciona isso. Uma troca 'natural' de sua HX300 seria para a categoria que citei, mas ainda assim, para chegar nessa 'necessidade' de troca, penso EU que deve explorar ao máximo o que já possui em mãos, que já não é pouca coisa.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar