Home » Atualidade » Câmeras » Panasonic GF2 Anunciada

Panasonic GF2 Anunciada

- Última Atualização a: 04/11/2010

Nova Lumix DMC-GF2 da Panasonic, a mais pequena e ligeira câmara com objectivas intercambiáveis do mundo, compatível com a lente 3D

A Panasonic GF2 com visor táctil oferece a máxima facilidade de funcionamento e uma alta qualidade de imagem, tanto na captura de fotografias como na gravação de vídeos em Full HD.

Panasonic Lumix DMC-GF2, mais compacta e compatível com a lente 3D

A Panasonic apresenta a sua nova câmara Lumix G de objectivas intercambiáveis, a mais pequena e ligeira do mundo, com ecrã táctil: a DMC-GF2. Este novo modelo reduziu o seu tamanho em aproximadamente 19% e o seu peso em 7%, se a compararmos com a sua antecessora, a DMC-GF1. Tal foi possível graças a várias inovações, como por exemplo a reducção do tamanho da unidade de montagem e também a redução de componentes internos, graças à optimização de circuitos electrónicos (pelo que realiza mais funções em menos circuitos).

Dispõe de uma sapata standard e de um flash integrado, com um novo mecanismo emergente que evita o efeito de vintage, graças à curta distância entre a unidade de flash e as objectivas intercambiáveis.

Com um sensor Live MOS de alta velocidade de 12,1 megapíxeis e o Venus Engine Full HD de alto rendimento, a Panasonic DMC-GF2 proporciona imagens de alta qualidade, tanto estáticas como em movimento. Estas últimas têm uma resolução Full HD de 1920×1080 a 50i em formato AVCHD.

Além disso, a GF2 é compatível com um visor electrónico Live View opcional (DMW-LVF1), que proporciona uma visão Life-View (a mesma do LCD) permanentemente, com 100% de campo de visão, independentemente da objectiva utilizada.

O corpo da Panasonic GF2, disponível em preto, branco e vermelho, é fabricado em alumínio e oferece uma sólida imagem de qualidade. Apesar de ser fina e compacta, o seu design foi pensado para assegurar um ajuste perfeito.

A nova Panasonic GF2 será comercializada com as diferentes objectivas Lumix G, como o pancake de 20 mm / F1.7ASPH (H-H020) ou o zoom standard de 14-45mm / F3.5-5.6 ASPH (H-FS014045). Além disso, a GF2 tem total compatibilidade com a pioneira óptica intercambiável 3D da Panasonic (opcional), a Lumix G 12,5 mm / F12 (H-FT012) de modo a capturar imagens realistas e impressionantes.

O funcionamento deste novo modelo é extremamente simples, independentemente do nível do utilizador, graças ao controlo táctil e ao novo GUI (Graphical User Interface), desenhado para a DMC-GF2. O ecrã táctil permite focar o assunto simplesmente tocando no LCD de grande tamanho e 460.000 pontos. Pode inclusivamente tirar-se a foto tocando apenas no visor.

O sistema AF de contraste utilizado pela Lumix DMC-GF2 não é apenas preciso e fácil de utilizar, mas também muito rápido. Os utilizadores podem elegir entre uma grande variedade de modos AF, incluindo AF Multiárea, com até 23 áreas de focagem, AF de 1 área, com uma área de focaquem seleccionável, detecção de rostos e AF Tracking.

Desta forma, a Panasonic GF2 dispõe de um menu Touch Q que o utilizador poderá personalizar com as opções de utilização mais frequentes. Para além dos botões destinados à gravação de vídeos e ao modo iA (Intelligent Auto), de fácil  utilização e que se iluminam ao serem activados, o utilizador pode disfrutar da máquina de uma forma intuitiva, fácil e cómoda.

O zoom manual da Panasonic GF2 permite ampliar parte de uma fotografia com apenas um toque, seleccionando as opções 1x, 5x ou 10x e movendo suavemente a zona desejada, arrastando-a pelo ecrã. A utilização do ecrã táctil é óptima, não apenas para o disparo mas também para a reprodução de imagens com uma excelente visibilidade. É possível reproduzir a imagem seleccionada entre diversas outras que se encontrem armazenadas tocando apenas na sua miniatura. A imagem poderá ser ampliada até 16 vezes. Para reproduzir as imagens uma a uma, por ordem, é possível arrastar-se a imagem pelo ecrã com um dedo, de modo a navegar pela colecção de fotografias como se se estivesse a folhear as páginas de um livro.

Para além das notáveis inovações no que toca ao design compacto e à excepcional facilidade em termos de utilização, a DMC-GF2 garante uma elevada qualidade de imagens, tanto em fotografias como em vídeos. Isto é possível graças ao rendimento perfeitamente equilibrado do motor de imagens e do sensor.

Foi incorporado o processador de imagens Venus Engine FHD, que apresenta possibilidades de processamento de sinal excepcionalmente avançadas, tanto na captura de fotografias como na gravação de vídeos. Graças ao avançado sistema de gravação de vídeo, que advém dos canceladores de ruído 3D NR e C NR, capturam-se imagens nítidas e de aspecto natural, sobretudo se foram utilizados os altos níveis de sensibilidade ISO, evitando misturas de cor causadas por aberração cromática e ao deterioramento da resolução.

A tecnologia de Resolução Inteligente é outra característica do processador Venus Engine FHD. Graças a esta tecnologia, são detectados automaticamente os seguintes aspectos: os contornos, as áreas de textura detalhadas e as áreas de gradação suave.

Os limites são eficazmente melhorados de modo a terem mais claridade. Simultaneamente, acentuam-se de forma moderada as áreas de maior textura, para que surjam mais pormenorizadas.

Para além da melhoria na nitidez, agora uniforme, a inovadora tecnologia de Resolução Inteligente realiza o processamento de sinais de forma mais eficaz, píxel a píxel. Desta forma, as imagens resultam claras e nítidas, tanto em fotografia como na gravação de vídeos.

O sensor Live MOS de 12,1 megapixéis tipo 4/3, que incorpora a DMC-GF2, oferece o melhor de dois mundos: a qualidade de imagem superior de um sensor CCD e o baixo consumo de um sensor CMOS. A tecnologia avançada que permite a leitura simultânea de 4 canais de dados também ajuda a DMC-GF2 a obter 60 fotogramas por segundo em visão contínua, enquanto reproduz, com fidelidade total, imagens em alta resolução com detalhes precisos e excelentes gradações.

Todas as câmaras do sistema Micro Quatro Terços Lumix G estão equipadas com um sistema eficiente de redução do pó. Se o pó e outras matérias estranhas se introduzirem dentro da câmara quando se está a mudar a lente, podem fixar-se no sensor de imagem e aparecer nas fotografias. O sistema de limpeza de pó da DMC-GF2 ajuda a eliminar este cenário, através da colocação de um filtro de ondas supersónicas à frente do sensor Live MOS: com uma vibração vertical em cerca de 50.000 vezes por segundo, o filtro repele o pó e outras partículas de forma eficaz.

A nova Lumix permite gravar vídeos em alta resolução Full HD 1920 x 1080p com um surpreendente 50i, ou em alta definição a 1280 x 720 a 60p em formato AVCHD (MPEG-4/ H.264). Graças a um botão direito, colocado na parte superior da câmara, o utilizador pode iniciar de imediato a gravação de vídeos sem realizar nenhum ajuste. Além disso, para facilitar ainda mais a captura de vídeos, as funções do modo iA também estão disponíveis, como o Estabilizador Óptico de Imagem O.I.S ou a Detecção de Rostos.

A Panasonic GF2 captura também sons de alta qualidade com o Dolby® Digital Stereo Creator, e também está disponível na função de redução de ruído de vento, que bloqueia a maior parte do ruído do vento de fundo.

O controlo Intelligent D-range (controlo automático da Margem Dinâmico) permite obter um aspecto mais natural, optimizando a exposição para cada uma das partes da imagem, evitando tanto as sombras negras como as zonas muito iluminadas e ajudando a garantir uma perfeita reprodução da gradação de cor e dos detalhes, incluindo a cor azul do céu.

Com o Selector Inteligente de Cena disponível no modo iA, a câmara muda automaticamente de modo apropriado, de acordo com o objecto seleccionado. Por exemplo, um toque num rosto, altera para o modo de retrato, e um toque no fundo ou paisagem para modo cenário, enquanto que um toque na pessoa, perto da câmara, altera para o modo macro.

A Panasonic GF2 proporciona uma série de características que permitem aos utilizadores capturar imagens precisas e reais, e criar as suas próprias imagens expressivas. A DMC-GF2 e o seu modo My Color, com um total de oito efeitos predefinidos – Expressivo, Retro, Puro, Elegante, Cinematográfico, Monocromo, Arte Dinâmico, Silhueta – e um Modo personalizado que permite aos utilizadores ajustarem manualmente os níveis de cor, brilho e saturação. Com o Live View a tempo inteiro, os utilizadores podem ver como estes ajustes afectarão as imagens antes de disparar, o que torna mais fácil a captura da atmosfera desejada.

A Panasonic GF2 também oferece um total de 17 modos de cena, e a maioria destes modos podem utilizar-se também ao gravar imagens em movimento, permitindo aos utilizadores criar filmes com impressionantes efeitos cinematográficos, sem ter que editar os vídeos depois da gravação.

O exposímetro pode ser visualizado nos modos de disparo P / A / S / M para que os utilizadores principiantes possam verificar a correlação entre a velocidade de obturação e a abertura, melhorando assim as suas habilidades fotográficas.

A Panasonic GF2 permite a visualização das imagens e vídeos capturadas num cartão SD directamente no ecrã de um televisor, DIGA ou Blu-ray Panasonic, através da função Viera Link, ou também a partir de um cabo HDMI. Por outro lado, também é possível obter imagens em 3D, através da lente intercambiável Lumix G 12,5 / F12 (H-FT012) e reproduzi-las em 3D num televisor VIERA 3D. Com a DMC-GF2, é oferecido o programa PHOTOfunSTUDIO 6.0, que permite organizar e editar facilmente as fotografias e os filmes, assim como o seu carregamento no YouTube ou a gravação em DVD.

* Este modelo e os seus PVPRs estarão disponíveis a partir do final de Janeiro de 2011 em dois kits diferentes:

  • DMC-GF2C: corpo + objectiva pancake 20mm (preto, vermelho e branco)
  • DMC-GF2K: corpo + objectiva 14-42mm (preto, vermelho e branco)

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • tenho uma FZ35, gostei muito, agora quero uma câmera com mais qualidade, de uma dslr, será que a GF2 pode suprir o meu desejo? e onde posso encontrar para comprar. obrigado

  • E já tem quem esteja reclamando que essa GF2 chegou ao limite da miniaturização utilizável para câmeras com lentes intercambiáveis. Era questão de tempo isso acontecer…