A pequenina Panasonic GM5 e seu visor

Foi anunciada na Photokina 2014 a Panasonic GM5, a menor câmera de lentes intercambiáveis com visor eletrônico do mundo. Muitos fotógrafos gostariam de ter uma câmera pequena e de boa qualidade em mãos, mas a maioria das mirrorless não possui um visor (apenas o LCD) e foi pensando neste público que a Panasonic lançou esta câmera de dimensões reduzidas, medindo apenas 5.9cm x 3.6cm x 9.8cm, mas que oferece a possibilidade de se fotografar como se estivesse usando uma pesada DSLR.

panasonic-photokina-2014-lumix-gm5-05-450x269

A Panasonic GM5 é equipada com sensor CMOS de 16 megapixels (4/3 com resolução total de 16.84MP); possui 23 pontos de autofoco; fotografa nas proporções 3:2, 4:3, 16:9 e 1:1, e nos formatos JPEG, RAW e MPO (fotos em 3D usando a objetiva destinada a este fim); o tempo de exposição varia entre 1/16000 e 60 segundos; sensibilidade ISO 100-25600; o modo contínuo alcança até 5fps; acompanha flash externo compacto com número-guia  7 em ISO 100; possui wi-fi integrado; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD ou MP4 e som estéreo; seu monitor LCD com tecnologia touchscreen  mede 3 polegadas e também há um viewfinder eletrônico com 100% de cobertura da visão; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 220 fotos por carga.

Um fato curioso é que a Panasonic GM5 nasce menos de um ano após o lançamento de sua antecessora e primeira câmera nesta subcategoria que foi concebida para abrigar a menor mirrorless desta fabricante. Normalmente espera-se um pouco mais, a não ser que o modelo anterior tenha sido um fracasso, o que não foi o caso. Ela conta com a mesma objetiva do kit da câmera anterior (a LUMIX G VARIO 12-32mm / F3.5-5.6 ASPH. / MEGA O.I.S. equivalente a 24-64mm) e devido à presença de um providencial viewfinder, o flash pop-up foi retirado e agora é incluso no kit um flash externo do tipo clip-on, bastante compacto.

A presença do viewfinder termina encarecendo o produto que será cerca de 20% mais caro do que o modelo anterior. A Panasonic GM5 estará disponível nas cores preta, verde e vermelha (dependendo da região onde for adquirida) ao custo de 900 dólares com a objetiva 12-32mm. Já está em pré-venda na loja virtual da Panasonic e a previsão é de que as câmeras comecem a ser enviadas a partir de novembro.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar