Home » Atualidade » Eventos » Photo Nature Brasil – Concurso Nacional de Fotografia de Natureza

Photo Nature Brasil – Concurso Nacional de Fotografia de Natureza

A proposta de estabelecer um concurso de fotografia de âmbito nacional enfatizando a fotografia de natureza surgiu da constatação que a temática foi pouca explorada e necessita de ações contínuas no Brasil.

Na esfera dos concursos, salões e bienais patrocinados pela Confederação Brasileira de Fotografia tivemos duas edições em 2009 e 2011 de Bienais de Natureza. Algumas outras tentativas esparsas como várias edições do prêmio Avistar com foco na fotografia de aves ou a única edição da AFNATURA( Associação de Fotógrafos de Natureza) em 2015. Outras iniciativas esparsas como Foto Cerrado, Iphotochannel, dentre outras.

O ponto central é suscitar a fotografia de natureza como forma autônoma de registro e arte fotográfica. Muitos concursos internacionais de expressão e tantos outros no circuito da Federation Internationale de L’Art Photografique (FIAP) e Photography Society of America (PSA) apostam nesta categoria e angariam participações de fotógrafos profissionais e amadores ao redor do mundo.

Mais que uma participação massiva, a inclusão de um concurso com esta motivação auxiliará na divulgação da atividade da fotografia de natureza, não somente para profissionais da área, mas para amadores de diversos matizes e inserções. Haja vista que a atividade cresce em todo país devido à circulação de informações via rede mundial de computadores, principalmente na observação de aves com o site WikiAves.

1º Photo Nature Brasil 2017

A primeira edição do Photo Nature Brasil terá inscrições abertas a partir do dia 12/02 seguindo até o dia 30/04. Sendo um concurso que contemplará uma categoria geral de fotografia de natureza. Houve essa opção, devido ao entendimento que uma segmentação em subtemas não ajudaria na organização e compreensão do concurso.

O Photo Nature Brasil ganhou essa denominação, pois poderá se internacionalizar em uma edição posterior e paralela ao certame nacional. Pois, decorre que a produção nacional merece um parâmetro ampliado. Com todos os ganhos provenientes do recebimento de fotos de diversas partes do mundo.

O concurso funcionará com o recebimento de arquivos eletrônicos, tendo um site específico para este fim. As fotos serão julgadas por uma equipe indicada em regulamento. As fotos premiadas serão impressas e expostas em diversos pontos da cidade de Jaú. A ideia que se confeccione um catálogo.

Para maiores informações, acessar:

Ajude-nos, avalie este artigo:

1 Comentário

Clique aqui para comentar