Home » Atualidade » Eventos » Photoshop Conference 2010 foi palco de várias novidades

Photoshop Conference 2010 foi palco de várias novidades

O Photoshop Conference, maior evento de usuários de Photoshop da América Latina, terminou sua 7ª edição (12 a 14 de abril) com recorde de público e com apresentação de várias novidades, entre elas, o anúncio em primeira mão do Photoshop CS5, realizado durante o keynote de abertura do evento no dia 12.

Para o anúncio, Zorana Gee, executiva da Adobe USA e parte do grupo de desenvolvedores do Photoshop CS5, apresentou as novidades do aplicativo a um auditório lotado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, palco do congresso.

“Posso afirmar que, neste ano, entramos para a história. Ter a abertura do Photoshop Conference na mesma data em que a Adobe programou o lançamento mundial de sua suíte CS5 é sensacional. Realmente, um privilégio para todos os usuários de Photoshop do Brasil e para os congressistas aqui presentes”, disse Alexandre Keese, organizador do Photoshop Conference e aclamado com um dos maiores especialistas da América Latina no aplicativo.

Mais novidades

Além do Photoshop CS5, o Photoshop Conference ainda contou com uma série de outras novidades, entre elas, a realização do primeiro Lightroom Day, um dia totalmente dedicado ao Photoshop Lightroom 3, um aplicativo de edição e gerenciamento de imagens que complementa o trabalho no Photoshop.

Outra novidade foram os novos Estúdios ao Vivo realizados nos três dias de evento e nos quais verdadeiros estúdios fotográficos foram montados nos auditórios para captura em tempo real e posterior edição no Photoshop.

Uma terceira novidade que arrancou elogios do público participante foi a primeira edição do Business Meeting, uma hora para se discutir formas de valorizar o trabalho do profissional de imagem no mercado durante o qual experiências foram trocadas. O encontro teve como moderador Alexandre Keese.

“O Business Meeting do Alexandre Keese foi muito importante. Há quatro anos, no Sergipe, o dono de uma agência fazia tudo. Agora viram que tem que ter a presença de um designer, que é preciso um escritório só para edição de imagens. E continuamos conscientizando o empresário disso. E também é a hora do micreiro, do apertador de botão, se profissionalizar pois ao fazer trabalhos por preços risíveis ele quebra o bom profissional. Conscientizando o empresário e os micreiros você irá valorizar os profissionais de Photoshop e operar com transparência, abrir o jogo”, salientou Glauber Jatobá, de Aracaju (SE).

E, se falando em Aracaju, vale destacar que os congressistas no Photoshop Conference vieram de todos os cantos do Brasil para prestigiar o evento.

Do Rio Grande do Sul ao Amapá, fotógrafos, designers e editores de imagem se reuniram no congresso para trocar experiências e se atualizarem. É o caso de Joubert Ribeiro, designer de São Luís (MA). “Fiz questão de vir de longe e estar aqui. É como foi dito em alguns anúncios do Photoshop Conference; eu faço do conhecimento meu diferencial no mercado. É a primeira vez que venho e, certamente, será a primeira de muitas”, disse.

“Trata-se de um evento fundamental para a atualização”, afirmou Marcela de Oliveira, designer de Belo Horizonte (MG).

“A importância do Photoshop Conference é enorme. É o momento em que profissionais do Brasil se encontram, trocam experiências. Para mim, como profissional, estar aqui e aprender novos recursos, ter informações de qualidade que normalmente não se tem de onde eu venho, é fundamental. Show de bola”, disse Waldiney Braga que trabalha Ministério Público do Estado de Rondônia.

“O Photoshop Conference traz os profissionais mais renomados. É um evento de nível altíssimo que agrega muito valor ao mercado”, falou Robinson Ferreira de Fortaleza (CE).

A qualidade dos instrutores e do evento também foi destacada por Isaac da Costa, fotógrafo de Brasília. “O Photoshop Conference agrega muito valor ao trabalho do fotógrafo. Muitos pensam que mexer com o Photoshop é fácil. O aplicativo ajuda, mas isso não tira o mérito do fotógrafo e do editor de imagem. É isso que vemos aqui. É um evento que realmente surpreende todo mundo. Quem vem com a ideia de aprender alguma coisa apenas, acaba aprendendo muito; e quem vem para aprender muito, aprende muito mais.”

Exposição

O Photoshop Conference 2010 também contou, mais uma vez, com uma área dedicada à exposição de soluções e produtos para imagem.

Segundo Wilson Barbosa, gerente de vendas da Wacom Brasil, que estreou como expositora no evento, “a Wacom acredita que todos os usuários de Photoshop deveriam usar uma tablet e, por isso, estar ao lado de um público altamente qualificado que participa do congresso é fundamental.”

Já Rogério Privitela, da Ariane, destacou o fato de, pelo terceiro ano, estar expondo no Photoshop Conference. “É o terceiro ano que expomos produtos para imagem, pré-impressão, software e vídeo e áudio. É importantíssimo estar aqui pelos contatos que fazemos. A divulgação aqui é enorme. O Photoshop Conference tem o grande mérito de trazer profissionais do Brasil inteiro, desde o mais simples designer, até produtores e diretores de grandes agências. É um leque muito grande de pessoas que vem aqui para uma única coisa: conhecimento.”

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra