Home » Atualidade » Acessórios » Está chegando a poderosa Tokina 14-20mm f/2

Está chegando a poderosa Tokina 14-20mm f/2

- Última Atualização a: 25/12/2015

Para quem gosta de grande angular, a marca especialista nesta área está para lançar muito em breve a Tokina 14-20mm f/2 para câmeras com sensor APS-C

A Tokina, fabricante de lentes que sempre se destacou em grande angular e super-grande angular, está para anunciar seu principal lançamento para o início de 2016 que atende pelo pomposo nome de Tokina AT-X SD 14-20mm f/2 PRO IF PRO DX, ou apenas Tokina 14-20mm f/2 para os íntimos. O anúncio oficial deve acontecer apenas em janeiro mas o Fotografia-DG já pode adiantar as especificações técnicas a vocês.

Tokina-AT-X-SD-14-20mm-f2-PRO-IF-PRO-DX-lens-for-DSLR-cameras

 Especificações da Tokina AT-X SD 14-20mm f/2 PRO IF PRO DX:

  • Equivalente a 22.5-32mm (Canon)/21-30mm (Nikon)
  • Não possui estabilizador
  • Abertura mínima f/22
  • Diafragma circular de 9 lâminas
  • Construção óptica de 13 elementos (sendo 5 especiais de correção e revestimento multicamadas) em 11 grupos
  • Distância mínima de foco de 28 cm
  • Diâmetro para filtro de 82 mm
  • Pesa aproximadamente 735 gramas e mede cerca de 8.9 x 10.6 cm

A Tokina 14-20mm f/2 possui focagem interna, o que signifca que o elemento frontal não rotaciona ao fazer o autofoco; e por falar em foco, as lentes Tokina possuem o que eu considero ser o mecanismo mais simples e prático de alternar entre foco manual e automático movendo o anel de foco para baixo (foco manual) ou para cima (autofoco). A lente segue o design tradicional da Tokina e parece ser bem resistente, um tanque.

O preço sugerido da Tokina 14-20mm f/2 no Japão é de 129.600 ienes (é o único preço oficial até então), pouco mais de 1000 dólares mas acredita-se que o preço desta lente no mercado americano seja um pouco menor do que isso. Para efeito de comparação a única objetiva zoom com abertura f/2 ou maior para câmeras DSLR com sensor APS-C que encontrei no mercado atualmente é a Sigma 18-35mm f/1.8 que custa 800 dólares. Se a Tokina ficar nesta faixa de preço já será um ótimo custo-benefício pois grande angulares costumam ser um pouco mais caras. Assim que sair um anúncio oficial com o preço sugerido esta matéria será editada e relançada nas redes sociais.

Fontes: Photo Rumors
Digicame-Info

Ajude-nos, avalie este artigo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

4 Comentários

Clique aqui para comentar

    • A 14-20mm promete ser melhor, não é à toa que custa quase o dobro do preço, mas como é uma lente recém-lançada fica impossível afirmar com certeza que ela é realmente melhor. A principal diferença é que o elemento frontal da 14-20mm não gira, a focagem é interna permitindo utilizar um fitro polarizador circular sem maiores prejuízos à imagem.

Carrinho