Home » Atualidade

Por dentro do Estúdio Brasil – parte 3

Dando continuidade a cobertura do Estúdio Brasil, vamos para o terceiro e último dia do evento que aconteceu entre os dias 8 a 10 de  novembro em São Paulo, promovido pela Editora Photos.

Dia este que já havia começado com uma notícia muito boa da prisão de um conhecido ladrão de equipamentos fotográficos que circulava pelos eventos de fotografia, como Wedding Brasil e Photo Image. O meliante tentava fazer mais algumas vítimas no Estúdio Brasil, mas foi surpreendido por pessoas que o reconheceram. O dia prometia!

O primeiro a subir no palco foi o fotógrafo Cacalo, especialista em fotografia de automóveis,  com a palestra “Por dentro do foco”. Cacalo deu uma verdadeira aula sobre câmeras de médio e grande formato e sua relação com o foco.

Na prática Cacalo fotografou uma miniatura de Fusca utilizando uma câmera de grande formato Sinar com back digital, e mostrando o resultado do trabalho ao vivo para deleite dos congressistas.

Cacalo fotografando uma miniatura de Fusca

Para fechar com chave de ouro a apresentação, Cacalo sorteou um monitor profissional da marca Lacie, sendo o ganhador o sortudo Fabio Anselmo (que no Wedding Brasil já havia ganhado a credencial para o Estúdio Brasil em um sorteio).

O sortudo Fabio Anselmo, no sorteio do monitor Lacie

Após o intervalo de almoço foi a vez do mineiro Márcio Rodrigues (vencedor do importante Prêmio Conrado Wessel de Arte em 2009) dar um show de talento e simpatia no palco do Estúdio Brasil. Com a palestra “Fusões: Efeito Grande-Angular e tudo em Foco”, o fotógrafo criou uma campanha fictícia e executou a produção no palco do Estúdio Brasil.

Durante a palestra Márcio mostrou alguns de seus principais trabalhos executados e falou sobre as dificuldades na execução, como por exemplo, imprevistos de tempo, e mostrou a maneira como sanou as dificuldades, que são recorrentes em nossa profissão.

Na minha opinião a melhor palestra de todo congresso, não somente pela humildade do palestrante, mas por ter aberto o jogo, desmistificando as grandes produções realizadas pelo seu estúdio (Lumini) e por falar sobre as soluções para pequenos e grandes problemas em sessões fotográficas.

Márcio Rodrigues realizando uma campanha fictícia ao vivo

Encerrando de forma brilhante o congresso, Kazuo Okubo falou sobre “O Nu: ética e relação comercial” e arrancou aplausos em pé dos congressistas.

Apresentando projetos de sua autoria, como o mais recente “Eu te amo”, Kazuo falou da relação entre fotógrafo e fotografado e sobre a ética no trabalho.

Kazuo Okubo e a sua modelo em ação

A prática ao vivo contou com uma modelo e a participação especial de Oleon Santos, o congressista mais “figura” do Estúdio Brasil, que aceitou a missão de ficar nu no palco para a sessão de fotos com a modelo.

Equipe da Editora Photos no encerramento do Estúdio Brasil

E assim se encerrou mais uma edição do Estúdio Brasil, o melhor congresso de fotografia que fui este ano. Com palestras muito técnicas e didáticas, o evento se mostrou muito versátil não se limitando somente à fotografia dentro do estúdio (muito embora este seja o nome do congresso, e esse era o meu maior receio).

Ano que vem estaremos lá novamente, com toda certeza!

Mais uma vez agradeço aos amigos do Studio Gaea (www.studiogaea.com.br) que fizeram a cobertura fotográfica do evento, e que nos cederam às fotografias, e toda equipe da Editora Photos pela dedicação e profissionalismo que vem se reafirmando em cada evento realizado.

E para quem perdeu o Estúdio Brasil, vem aí o Wedding Brasil 2012! Dia 1 de dezembro sai a relação de todos os palestrantes, que já tem confirmada a presença do fotógrafo australiano Yervant.

Um grande abraço e até a próxima!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar